sexta-feira, 29 de maio de 2015

RANCOR CAUSA CÂNCER

PESQUISAS APONTAM QUE AS EMOÇÕES ESTARIAM LIGADAS AO DESENVOLVIMENTO DE TUMORES MALIGNOS, MAS A MEDICINA AINDA NÃO COMPROVA ESSA TESE.

Muitas pessoas são acometidas pelo câncer do esôfago , uma vez em uma entrevista foi falado que uma das causas dessa doença estava em " engolir muitos sapos na vida ". Falo isso em tom de rumor, ,mas de certa forma relacionando a doença com o estresse e a pressão do dia a dia.

Os médicos dificilmente admitem que os tumores malignos possam ser causados por problemas emocionais.

No entanto, existe uma corrente de estudo denominada psiconeuroimunologia que segue justamente no encalço desse paradigma.

Muitos estudos experimentais e clínicos em humanos e em animais têm mostrado que as Células NK , importantíssimas na vigilância contra as células cancerígenas e na prevenção de metástases de câncer, podem ser sensíveis à influência de fatores estressores e psicossociais.Pesquisas constatam, cada vez mais, que o estresse pode aumentar substancialmente a extensão e a probabilidade de metástases em câncer de mama em ratas devido à supressão da função das Células.

Ou seja, fatores emocionais podem estar associados às causas de câncer, mas não são a única razão para o surgimento da doença .Para que ela ocorra, seria necessária uma operação conjunta de vários fatores tais como, a predisposição genética, a exposição a fatores ambientais de risco , o contágio por determinados vírus, o uso do cigarro , a ingestão de substâncias alimentícias cancerígenas, entre outras coisas.

No entanto , pessoas com o sistema emocional abalado poderiam estar " abrindo portas " para desenvolvimento desse tipo de mal.

Tudo isso ainda tem sido discutido no ambiente acadêmico, mas a medicina ainda não possui dados concretos para determinar que as doenças emocionais estejam por trás do câncer.

E APÓS O DIAGNÓSTICO ?

Nesse caso , a psicologia tem seu papel reforçado .Já ficou claro, através de estudos e pesquisas, que o acompanhamento psicológico é um dos alicerces na luta contra a doença."Alguns pacientes iniciam o tratamento com o quadro emocional relativamente estável e, no meio do tratamento apresentam uma recaída .Estando em acompanhamento psicológico, a intenção é cuidar dos pacientes para minimizar o risco de recaídas no quadro emocional ou pelo menos ajudar o paciente a identificar um emocional fragilizado e não deixar que a situação piore.

PENSAMENTOS POSITIVOS


Carinho , amor e amparo também são fortes fatores muito relevantes no tratamento do câncer .De acordo psicólogos , os afetos podem alterar o sistema imunológico. "A pessoa que está cercada de amor e de pessoas que a esperança e as motivações frente ao tratamento se renovam.Ter uma rede de apoio presente e participativa ao longo do tratamento contribui para a manutenção de um quadro emocional estável , além de proporcionar ao paciente se dedicar melhor à sua recuperação".

Manter o foco na alegria de viver no otimismo também melhora muito a resposta do paciente ao tratamento oncológico.

" Não digo que o paciente tem que viver uma intensa alegria e felicidade, até que os afetos interferem no nosso sistema imunológico , devemos buscar a presença de bons sentimentos e pensamentos durante o tratamento".

Existe uma saída positiva, do ponto de vista emocional para o câncer: o câncer é uma doença de grande incidência hoje e que pode ser vivenciada de diversas formas. Ela pode se manifestar apenas como uma grande tragédia, como pode vir como uma grande tragédia, como pode vir como um grande oportunidade de mudanças .Positivar essa experiências é a melhor forma de se passar por ela, Não estou deixando de lado ou banalizado o sofrimento que alguns têm frente ao diagnóstico ou ao tratamento, mas na minha prática é muito claro como as pessoas se surpreendem com sua capacidade de superação e resignificação do câncer como algo que veio para dar um novo norte a suas vidas e passar a valorizar o que de fato é importante, tentar viver de forma mais saudável e leve.


O diagnóstico de câncer pode desencadear um transtorno emocional: o Transtorno de Estresse Pós-Traumático ( TEPT) é o desenvolvimento de sintomas característicos após a exposição a um extremo estressor traumático, envolvendo a experiência pessoal  direta de um evento real ou ameaçador que envolve morte, sério ferimento ou outra ameaça à própria integridade física de outra pessoa; ou o conhecimento sobre a morte violenta ou inesperada , ferimento sério ou ameaça de morte ou ferimento experimentado por um membro da família ou outra pessoa em estreita associação com o indíviduo .Levando isso em consideração podemos afirmar sim que a vivência de um câncer pode desencadear um transtorno de estresse pós traumático por colocar em risco a integridade física do paciente, mesmo sendo pois o câncer é uma doença que está muito impregnada por mitos e associada à morte no senso comum .Apesar de hoje ser uma doença tratável , ainda sim, causa um temor muito grande nos pacientes com relação ao futuro de sua saúde , provocando o TEPT.


2 comentários: