terça-feira, 5 de maio de 2015

INFARTO,DERRAME E ANEURISMA NÃO SÃO A MESMA COISA

QUANDO O ASSUNTO SÃO DOENÇAS VASCULARES, ALGUNS TERMOS PODEM CONFUNDIR QUEM ESTÁ PROCURANDO ENTENDER SOBRE ELAS.Infarto , aneurisma e AVC,muitos vezes são alvos dúvidas de muitos leitores.Por isso hoje vou explicar a diferença entre esses nomes.


INFARTO


O que é?

" Entende-se por infarto a falta de oxigenação, geralmente por obstrução do suprimento sanguíneo de caráter agressivo, em alguma órgão ou tecido do organismo ".Ou seja , ele acontece quando algo impede que oxigênio chegue aos órgãos .Assim , os mais afetados são o coração(infarto agudo do miocárdio ) e o cérebro ( acidente vascular cerebral isquêmico), podendo afetar também os pulmões, eventualmente.

Quais os sintomas?

No caso do infarto agudo do miocárdio, o principal sintoma, na maioria dos casos , é a dor no peito , opressiva e intensa ( sensação de enorme peso na região), que pode aparecer subitamente ou de forma progressiva." A esse sintoma podem-se juntas náuseas,vômitos, "sensação de desmaio " e sudorese fria", acrescentar o médico.


Como é o tratamento?


O infarto do miocárdio tem um tratamento parecido como o do AVC isquêmico , podendo ser feito com medicações específicas anticoagulante ou implante de stent na artéria acometida , dependendo do caso.

Qual a diferença para o AVC?

A diferença entre o infarto do miocárdio e o acidente vascular cerebral isquêmico é que , no caso do AVC, ocorre uma obstrução de alguma artéria que leva suprimento sanguíneo ao território cerebral, que ocorre , em geral , de forma súbita e leva a danos irreversíveis quando não recebe o fluxo de sangue é o coração.


Aneurisma 

O que é?


O aneurisma cerebral é o principal causador do outro tipo de AVC, o acidente vascular cerebral hemorrágico ." Entende -se por aneurisma o enfraquecimento da parede de uma artéria que leva o sangue ao cérebro .Eventualmente , essa artéria enfraquecida pode romper -se espalhando sangue pelo território cerebral , levando a graves danos, por vez irreversíveis, podendo ser necessária uma cirurgia de emergência ".Ou seja , nesse caso ocorre o contrário do AVC isquêmico.


Quais são os sintomas?

" São , na maioria das vezes , o empastamento da fala, o falar " enrolado", desvio de rima labial , conhecido como sorriso torto , confusão mental e perda de força muscular e sensibilidade em um lado do corpo".Esses sintomas geralmente ocorrem subitamente e podem estar presentes tanto no AVC isquêmico quanto no hemorrágico .Ao sinal de qualquer um deles, procure um médico o mais breve possível.


Como é o tratamento?

O tratamento para o AVC isquêmico pode ser medicamentoso com anticoagulantes ou intervencionista com implantação de stent na artéria afetada, dependendo do caso.
Já no hemorrágico , o tratamento pode consistir na drenagem cirúrgica do sangramento ou, dependendo de sua gravidade , no tratamento conservador , controlando os fatores desencadeantes , como elevação súbita e grave da pressão arterial , e aguardando a reabsorção do sangramento , mantendo o paciente em rigorosa observação clínica em ambiente de UTI.

Qual a diferença entre ele e as outras doenças? 

Algumas doenças como a paralisia facial periférica, causada por infecções virais , podem simular um AVC.
Em geral , ela não afeta a movimentação e sensibilidade de braços e pernas .Nesse caso, o motivo e o tratamento especifico são completamente diferentes ."Ele consiste em uso de antivirais, corticoides e fisioterapia, na maioria dos casos .Porém, é importante ressaltar que, sempre que qualquer anormalidade como as citadas apareça, é de extrema importância procurar atendimento médico especializado o mais breve possível para um correto e eficaz diagnóstico e tratamento".


Dica de hoje 




 "Os pacientes mais propensos a essas doenças são os hipertensos , os diabéticos os dislipidêmicos (colesterol elevado) quando não estão sendo tratados.Obesidade e sedentarismo também são outros fatores de risco." O tabagismo aumenta, de forma exponencial, a chance da ocorrência desses eventos,sendo considerado um dos principais fatores desencadeastes ao seu aparecimento."

Nenhum comentário:

Postar um comentário