sexta-feira, 22 de maio de 2015

UM MAIS UM

COMO A SOMA DE SINTOMAS PODE ACABAR COM A SUA SAÚDE!

MENTE E CORPO SÃO COISAS DISTINTAS ? ESTUDOS COMPROVAM QUE NÃO. A MENTE ESTÁ TOTALMENTE LIGADA AO CORPO, AOS SENTIMENTOS E, PRINCIPALMENTE , ÀS DOENÇAS . 

" Há muito é de conhecimento da ciência que não há uma dicotomia entre o corpo e mente, como se pensava no século XVII.
Hoje, é sabido que há uma unidade entre ambos , formando um todo indivisível que é o sujeito.Se há uma unicidade entre ambos, formando um todo indivisível que é o sujeito. Se há uma unicidade, há uma interdependência e mútua influência entre mente é fundamental para se ter um corpo saudável e ficar longe de doenças!


SEM CONFUSÃO


As doenças psicossomáticas são aquelas que recebem influência ou até um agravamento a partir de questões emocionais.A psicóloga explica que trata-se de manifestação orgânica provocada por problemas psíquicos e emocionais, como estresse , tensão, nervoso, desaparecimento de um ente querido, morte, uma situação de violência, entre outros. Portanto, todas as situações dolorosas em que vivemos e que não foi bem- resolvida emocionalmente, assim como o estresse do dia a dia , a rotina cada vez mais atribulada e as várias tarefas que temos que desempenhar ao mesmo tempo podem desencadear alguma doença psicossomática.

"Guardar um problema ou tentar resolver um fora da situação pode causar um desgaste maior para o próprio sujeito e para o outro, que não tem nada a ver com a situação.Assim agindo, adoecemos e causamos doenças nos outros. O que devemos colocar como meta é, sempre que possível , sermos bem resolvidos .Desta forma, temos mais chances de não adoecer , sermos felizes e não diminuir as chances do outro- humanos ou animais , de serem saudáveis e, assim -serem felizes também .Por que não tentar?"

GRUPO DE RISCO

Segundo essas, doenças podem acontecer em homens e mulheres , sendo mais comum o tratamento em mulheres por uma questão cultural. Ou seja , as mulheres sentem mais. se abrem e procuram mais algum tipo de ajuda que os homens, que ainda relutam em entender que aquele sentimento , como ansiedade aguçada ou agonia , trata-se de uma doença.

" Vive-se numa sociedade em que , sobretudo, algumas doenças são consideradas doenças femininas, como se pensava em séculos anteriores.
Antigamente a histeria, que era considerada uma doença eminentemente feminina hoje é sabido que a histeria é uma doença que acomete ambos o sexos.
Os idosos também desenvolvem algum tipo de doença emocional por conta da fragilidade e o desgaste dos órgãos e corpo, além da falta de não desenvolverem alguma atividade que gostem.
" Pesquisas mostram com nitidez que os idosos que se envolvem em outra atividades-lazer em trabalho-pela qual ele se interessem e participem , morrem mais rapidamente do que aqueles que se envolvem em outras atividades" Até as crianças têm apresentado algum tipo de doença emocional, , como a ansiedade ,TDAH ou terror noturno.Entre as causas , estão: jogos violentos em videogames , ambiente familiar desequilibrado e sentimentos de desproteção , dentre outros." Desta forma, independentemente de idade , sexo ou raça , as pessoas no mundo moderno estão sujeitas às doenças emocionais e psicossomáticas .Certamente que as presas mais fáceis são os adultos , pela pressão que sofrem no universo sócio- político -cultural e, sobretudo , no universo do trabalho .São pressões vindas de todas as  esferas"

VOCÊ SABIA?
As doenças psicossomáticas também estão se desenvolvendo em animais , como estudos recentes comprovam , a explicação é que os animais domesticados já foram contaminados pelo estresse de seus donos" Pets que , por natureza , eram felizes estão sendo contaminados pelo estresse dos tutores ou são onde eles, os tutores descarregam suas raivas, frustrações, dores etc. Ou ainda, alguns tutores procuram no animal a satisfação de suas carências afetivas. Todos esses fatores causam um mal tão grande ao animal que ele, que nasceu para ter uma vida feliz, acaba desenvolvendo doenças humanas e causadas por humanos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário