QUANDO A MENTE ADOECE
O CORPO PADECE ! SAIBA MAIS COMO S DOENÇAS EMOCIONAIS PODEM INTERFERIR NO ESTADO FÍSICO
Sim, as dores e reações físicas podem vir da mente.
Não é de hoje que a ciência busca explicações psíquicas para as doenças , e já comprovou que muitos sintomas do corpo nascem de dores da alma. " O termo ' psicossomática ' foi usado pela primeira vez em 1918.Alguns anos depois foi popularmente difundido pelo movimento psicanalítico.A psicossomática busca o tratamento das doenças físicas trabalhando a resolução também no aspecto psíquico envolvido .
De acordo com a dificuldade em se aceitar e avaliar as reações físicas a partir do prisma emocional se explica pela visão materialista da medicina atual, que foca na causa primária física das doenças , ou seja , se não tiver um agente físico para atestar os sintomas ., mas o diagnóstico acaba ficando ! vazio " e sem sentido." O paciente , dessa forma , sofre com os sintomas e com a desconfiança social que questiona a autenticidade da doença".
A boa notícia é que atualmente existem dados suficientes para afirmar que as emoções positivas potencializam a saúde , enquanto as emoções negativas tendem a comprometê -la .Em fases e muito estresse, quando as pessoas desenvolvem reações emocionais negativas, é mais provável que surjam certas doenças relacionadas com o sistema imunológicos , como por exemplo, gripe, herpes, diarreias, ou outras infecções ocasionadas por vírus oportunistas. Por outro lado , o bom humor , o riso . a felicidade , ajudam a manter e/ ou recuperar a saúde.
SOMATIZAÇÃO X DOENÇAS EMOCIONAIS
ORGANISMO EM PANE
Quando a mente sofre, o organismo como um todo pode ficar predisposto a desenvolver doenças." Sabemos que as emoções não são apenas elementos imateriais , mas têm correspondência bioquímica.
Dessa forma, após um período irrigado o corpo com certos elementos há o adoecimento ".
Alguns doenças foram mais estudadas , é o caso da gastrite, das doenças de pele, problema de pressão , gagueira, fibromialgia. " A lista é extensa , mas o que vale entender aqui é a dinâmica
por trás da doença .Questões mal resolvidas que abalam a estrutura emocional no indivíduo acabam por ser atualizadas em forma de sintoma, o que se constitui em uma possibilidade de a pessoa olhar para sua dificuldade e trabalha-la .
por trás da doença .Questões mal resolvidas que abalam a estrutura emocional no indivíduo acabam por ser atualizadas em forma de sintoma, o que se constitui em uma possibilidade de a pessoa olhar para sua dificuldade e trabalha-la .
DIAGNÓSTICO
Descobrir que um sintoma físico tem por trás uma desordem emocional não é nada fácil. Primeiro porque a medicina, de maneira geral, trabalha com dados concretos em sua avaliações .Buscam -se vírus , bactérias, disfunções orgânicas e demais provas para averiguar o que o paciente tem.Quando nada é encontrado , normalmente a doença é descaracterizada , o que prejudica um diagnóstico preciso.
" É necessário ir em busca de profissionais que entendam o ser humano em sua integridade , e não privilegiem o corpo em detrimento da mente. Sendo assim, o trabalho multiprofissional é recomendado , ou seja, o médico , o psicólogo, o assistente social ( se for o caso ) , o acupunturista , todos trabalhando em prol da saúde do paciente .Mas , o primeiro passo é o próprio paciente deixar os preconceitos de lado e entender que a solução não está unicamente na medicina".
TRATAMENTO
Para o tratamento alcançar a eficácia desejada, o paciente deve ter o apoio de vários profissionais. Por exemplo, o médico , que possibilitará o alívio do sintoma físico; o psicólogo , que trabalhará a questão psíquica por trás da doença física e, se for o caso , o assistente social, o fisioterapeuta o profissional das práticas integrativas e complementares ( como o acupunturista , o fitoterapeuta, o massoterapeuta). " Dessa forma , o tratamento multidisciplinar deve ser privilegiado.Lembrando que se a divisão mente/ corpo é puramente conceitual , devemos entender o paciente em sua tonalidade como um ser social, corporal, psíquico e saúde é a promoção do bem -estar em todos esses âmbitos.
DOENÇAS PSICOFISIOLÓGICAS
Transtornos cardiovasculares: doença arterial coronariana , hipertensão arterial, arritmias.
Transtorno respiratórios: asma brônquica , síndrome de hiperventilação , rinite alérgica.
Transtornos endócrinos: hiper ou hipotiroidismo , doença de addisom, síndrome de Cushing, alterações das glândulas paratireoides, hipoglicemia, diabetes.
Transtornos gastrintestinais: transtornos esofágicos, dispepsia, úlcera péptica, síndrome do cólon irritável , colite ulcerosa, doença de Crohn.
Transtornos dermatológicos:Prurido, hiperidrose, urticária, dermatite atópica, alopecia areata, psoríase, herpes, vitiligo.
Dor Crônica: lombalgias, cefaleias, dor pré- menstrual, fibromialgia.
Reumatologia: artrite reumatoide
Transtornos imunológicos: lúpus, depressão imunológica inespecífica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário