DE BEM COM O CORAÇÃO
COM PEQUENAS MUDANÇAS NOS HÁBITOS DE VIDA, COMO PREFERIR ALIMENTOS COM BAIXO TEOR DE GORDURA E PRATICAR ATIVIDADES FÍSICAS DIARIAMENTE, É POSSÍVEL CONTROLAR OS NÍVEIS DE COLESTEROL NO SANGUE.
Segundo pesquisas , as doenças cardiovasculares são as principais responsáveis pelas mortes registradas todos os anos no Brasil.E a causa dessas doenças está associada a diversos fatores de risco, como obesidade, pressão alta, tabagismo,diabetes e colesterol alto.
O colesterol é um tipo de lipídeo ( também chamado de gordura ) encontrado em todas as células do nosso corpo. Ele é essencial para o funcionamento normal do organismo e importante para a síntese de hormônios , como a testosterona, os estrógeneos, o cortisol e outros.
Também é ele quem auxilia na produção dos ácidos biliares, na formação da membrana que recobre os nervos e na metabolização de algumas vitaminas , como A, D,E e K.
Como se trata de uma substância gordurosa, o colesterol não se dissolve no sangue- sua ação é semelhante a algumas gotas de óleo em um recipiente com água .Por isso, para " viajar" através da corrente sanguínea e alcançar os tecidos periféricos , ele precisa de um transportador : as lipoproteínas , que são produzidas pelo figado.
AS TRÊS MAIORES CLASSES DE LIPOPROTEÍNAS SÃO ENCONTRADAS NOS SOROS DAS PESSOAS EM JEJUM.
VLDL( Very Low Lipoprotein ou Lipoproteína de Muito Baixa Densidade )
São as lipoproteínas ricas em triglicérides , que contêm de 10 a 15% do colesterol total.
As lipoproteínas do VLDL são produzidas no fígado e são precursoras do LDL.
LDL ( Low -density lippoprotein ou Lipoproteína de Baixa Densidade )
Corresponde de a 70% do colesterol total e é a lipoproteína que contribui para a formação e placas de gordura nas artérias ,sendo o primeiro alvo das terapias que diminuem o colesterol.Ela transporta colesterol e tecidos periféricos e, em alta concentração , pode sofrer oxidação e se acumular nas artérias , entupido-as e trazendo riscos graves para a saúde.
Compreende normalmente de 20 a 30% do colesterol total. Considera- se que os níveis sanguíneos de HDL são inversamente correlacionados ao risco de doença cardiovascular, já que existem evidências de que ele protege contra o risco do desenvolvimento de aterosclerose .
Ele remove o colesterol da periferia do corpo e o devolve para o fígado , que vai excretá -lo no intestino.
Segundo pesquisas , enquanto o LDL e o VLDL levam colesterol para as células e facilitam o depósito de gordura nos vasos , o HDL faz o inverso, promovendo a retirada do excesso de colesterol até mesmo das placas arteriais.
" Por isso, denominamos o HDL como colesterol bom e o VLDL e o LDL como colesterol ruim ".
Devido à dieta rica em fast food e produtos industrializados , pessoas de todas as idades
têm sido atingidos pelo colesterol alto,inclusive crianças.Por isso, fique sempre atento ás taxas do sangue dos pequenos ( o colesterol total de 170 já está elevado para eles ) e controle seus maus hábitos alimentares o mais cedo possível para evitar que cheguem à idade adulta com problemas de saúde.
TAXAS IDEAIS
Para evitar doenças cardíacas e Acidente Vascular Cerebral ( AVC ), os valores considerados adequados variam de acordo com os fatores de risco de cada pessoa.
Adultos saudáveis
Colesterol total
200 ou menos - desejável
200 a 239 - limítrofe
240 ou mais -alto
Colesterol HDL
45- considerado normal
35 a 44 - pouco baixo
35 ou menos - muito baixo
Colesterol LDL
130 ou menos -desejável
130 a 159 - limítrofe
160 ou mais - alto
Adultos hipertensos, fumantes , obesos e com histórico familiar de colesterol alto.
LDL- abaixo d 130
HDL- acima de 45 ( homens ) e acima de 50 ( mulheres )
Adultos que já infartaram ou diabéticos devem ter cuidado redobrados em relação às taxas .
LDL- abaixo de 100
HDL- acima de 45 ( homens ) e acima de 50 ( mulheres )
" Não deixe de consultar um médico regularmente e fazer exames para verificar as taxas de colesterol"
CAUSAS
A hiperlipemia ( aumento da quantidade de lipídeos no sangue) pode ser primária, ou seja, de origem genética e hereditária , e pode apresentar hipercolesterolemia ( aumento do colesterol total circulante no sangue ) ou hipertrigliceridemia ( aumento do triglicérides no sangue ) familiar.
Já a hiperlipemia secundária pode ser causada por certas doenças , como hipotireoidismo , diabetes mellitus , insuficiência renal crônica , obesidade , entre outras.
Mas ela também pode surgir em consequência do uso de alguns medicamentos , como os betabloqueadores , diuréticos , isotretinoína , corticosteroides, ou ainda pode ser resultados de hábitos de vida inadequados. " Dieta rica em gorduras saturadas e alto teor de carboidrato e refinado elevam muito o teor de triglicérides livres, causando hipertrigliceridemia".
De acordo com pesquisa, o colesterol faz parte da fisiologia das células , e o nosso organismo depende dele para várias funções, mas em algumas populações ele costuma ser mais elevado.
"Além das pessoas que têm hábitos alimentares errados , os sedentários e tabagistas podem ter o LDL mais alto".
CONTROLE
Para controlar a doença , o primeiro passo é reduzir o colesterol ruim e elevar o bom.
Para isso, é essencial adotar um estilo de vida saudável e reduzir a ingestão de gorduras saturadas ( menos que 7% das calorias totais ingeridas ) e de colesterol ( menos que 200 mg por dia ) ."Dados demonstram que a redução de 1 % de ingestão de gordura saturada reduz em 2% os níveis de colestrol no sangue ".
O uso de esteróis e etanóis de plantas é um opção terapêutica para diminuir os níveis de LDL.Também chamados de fitosteróis, esses compostos estão presentes em pequenas quantidades em frutas, verduras, óleos vegetais e em produtos enriquecidos , como algumas margarinas , sucos de laranja e molhos para a salada . " O consumo de 2 a 3 g por dia de esteróis diminui os níveis de colesterol de 6 a 15% .A ingestão de fibras solúveis ( 10 a 25 g por dia ) também ameniza a a absorção de colesterol .
Outras medidas importantes são a redução e a manutenção do peso , bem como a prevenção do sobrepeso .Em alguns casos , é possível impedir o aumento do colesterol com uma dieta equilibrada- evitar o consumo de alimentos ricos em gorduras de origem animal é uma boa alternativa.
"Faça trocas inteligentes .Substitua os alimentos ricos em gordura por alimentos mais light.No lugar do presunto, consuma peito de peru; o troque a mussarela por queijo branco e o leite integral pela versão desnatada .
Praticar atividades física regular por pelo menos 30 minutos com exercícios moderados ou suficiente para gastar ao menos 200 kcal por dia também é recomendado .
Além disso , é interessante fazer uma avaliação médica de outras doenças metabólicas que possam estar associadas às alterações dos lipídeos , como , poe exemplo , a síndrome metabólica.
A hipertensão e o fumo também contribuem para o aumento do risco de doenças relacionadas ao alto índice de LDL. " O colesterol pode ser um fator de distúrbio hormonal e genético , por isso é bom consultar um nutricionista e ter acompanhamento médico.
MEDICAMENTOS
Além das mudanças de estilo de vida , existem várias medicações que podem ser associadas ao tratamento - especialmente quando o problema é de origem familiar , já que a produção do colesterol é mais de 70% causada pelo fígado, independentemente da alimentação .
Atualmente , alguns medicamentos prescritos pelos médicos para baixar o colesterol são as estatinas ( atuam no figado em uma fase limitante no processo de síntese do colesterol) , as resinas ácidas da bile( atuam no intestino, onde se unem à bilem ( atuam no intestino , onde se unem à bilem e evitam que ela seja reabsorvida pelo sistema circulatório ) e os fibrados ( baixam o nível de triglicérides e de LDL e podem aumentar o HDL).
CONSEQUÊNCIAS
O colesterol ruim pode acarretar a obstrução progressiva das coronárias e das artérias que levam sangue para os órgãos vitais, como o cérebro e o coração , podendo causar um AVC, infarto do miocárdio , angina , doenças coronárias e aterosclerose .Além disso , a falta de circulação em qualquer outro órgão pode causar lesões irreversíveis , como, por exemplo , trombose de pernas, braços e rins , e até mesmo levar à morte.
Outro fator agravante é que algumas doenças podem estar associadas ao colesterol elevado, o que aumenta ainda mais o risco cardiovascular." Pressão alta, alterações nos níveis de glicose e gordura visceral ( abdominal) aceleram ainda mais o envelhecimento da artérias".
MUDANÇA DE HÁBITOS
Algumas mudanças no estilo de vida podem ajudar a diminuir o colesterol ruim .Alimentação adequada e fracionada , atividade física regular e controle do peso favorecem a redução do LDL e dos triglicérides e elevam o HDL - fundamentais para diminuir os riscos de ter doenças cardiovasculares.
ALIMENTOS : ALIADOS OU VILÕES
Os alimentos mais indicados são os com gorduras do bem , que protegem o coração e auxiliam o colesterol bom a aumentar como peixes, castanhas, azeite e nozes. As fibras solúveis também ajudam a eliminar o mau colesterol, pois funcionam como uma esponja. capturando a gordura ruim e a eliminando do organismo .Optar por alimentos funcionais, como a margarina e o iogurte com fitoesterois que ajudam a reduzir a absorção do colesterol , também é uma boa opção.
" Alimentos ricos em fibras , como a berinjela , as frutas e os integrais têm , sim , o poder de auxiliar o controle do colesterol .Porém , o ideal é consumir esses alimentos crus, pois tanto o cozimento quanto o liquidificador diminuem as fibras. Ou seja, prefira a berinjela crua ou menos cozida possível e aposte nas frutas sólidas no lugar do suco".
O ovo é um alimento que já causou muita repercussão .Ele teve fama de vilão, mas hoje em dia é considerado riquíssimo em vitaminas, com pouca gordura e capaz de dar a sensação de saciedade." O ovo tem uma substância chamada lecitina , que diminui a absorção do colestrol no intestino, ajudando a regular o LDL.Ele apresenta também a colina, substância conhecida por preservar e ajudar a memória .Ou seja , na hora de escolher entre a carne vermelha e o ovo prefira a segunda opção.
Mas é preciso consumi-lo com cautela, não se deve exagerar.
Já os sorvetes, biscoitos recheados, tortas , croissants, pães de queijo , biscoitos amanteigados, frituras, fast foods,bebidas alcoólicas, e bolos, principalmente os com cobertura devem ser evitados , já que apresentam gorduras que aumentam ( e muito) o colesterol total e o LDL.As carnes vermelhas também são fonte de gordura de animal e devem ser consumidas no máximo duas vezes por semana.
As medidas que realmente surtem efeitos na luta pela saúde e dão bons resultados incluem substituir os alimentos refinados pelas versões integrais, comer duas vezes por semana ( exceto os fritos) e fim de semana. "Mas não adianta alterar a alimentação por três meses, refazer os exames e depois voltar a se alimentar mal. Essas mudanças saudáveis são para a vida toda ".
ATIVIDADES FÍSICAS
Para o controle do colesterol , também é fundamental fazer uma atividade física .Recomenda-se praticar pelo menos 30 minutos de exercícios moderados diários que devem representar um gasto de 200 calorias ao dia.
Além de proteger o coração, enrijecer os músculos e aumentar o condicionamento físico , os exercícios também colaboram com o controle do colesterol, já que ajudam a elevar o HDL e a diminuir o LDL." Essas alterações nos índices de colesterol ocorrem porque durante o exercício a circulação sanguínea aumenta , ativando o fluxo de sangue na as veias e artérias .Isso evita que as gorduras - os triglicérides e o colesterol ruim- se instalem e se acumulem na parede das artérias".
Ao evitar o acúmulo de gordura , o coração fica protegido de um dos fatores de risco mais perigosos para as doenças cardiovasculares: a aterosclerose .Ou seja, esse é um ótimo motivo para abandonar o sedentarismo de vez.
Algumas ótimas sugestões de exercícios são caminhada , natação, aulas de práticas aeróbicas , pedalar ou pular corda." Atividade aeróbica moderada e de longa duração , e torno de 40 a 60 minutos diários , parecer ser eficiente para os argumentos significativos do HDL com concomitante declínio do LDL e colesterol total".
DICA DE HOJE
Porém, antes de começar a se exercitar é fundamental fazer uma avaliação médica cardiologista completa e checar se não há algum processo de aterosclerose acelerado , pois mesmo sem sintomas já pode haver alterações coronarianas e um risco maior de enfartar durante alguma atividade física." Se
o paciente já tiver alguma obstrução de artéria , obesidade, hipertensão e diabetes, ele precisa realizar atividades físicas de forma controlada para evitar alguma manifestação da doença cardíaca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário