quarta-feira, 13 de maio de 2015

RISQUE DA LISTA

ELIMINE O QUANTO ANTES ESTES ITENS DA SUA MESA!


SEU CARRINHO DE COMPRAS TEM GRANDE INFLUÊNCIA N A SUA SAÚDE, PRINCIPALMENTE SE VOCÊ ESTÁ NO GRUPO DE RISCO DE DERRAME CEREBRAL OU SE JÁ TEVE A DOENÇA ANTERIORMENTE.

Todos os anos, cerca de 5% a 14% das vítimas de Acidente Vascular Cerebral ( AVC) sofrem com um novo ataque.Por isso, não vale descuidar, atentando -se ao controle de pressão arterial, atividades físicas regulares e uma alimentação semelhante à dieta do mediterrâneo , ou seja , com alimentos como grãos , peixes e azeite e excluindo os processados e gorduras ruins. Entenda , a seguir , porque esses ingredientes devem ser banidos do cardápio ou consumidos com moderação.

                                              A FAMOSA GORDURINHA

Ela tem fama de vilã da boa saúde e realmente é, se seu consumo ultrapassa a quantidade recomendada por dia- cerca de 20% a 25% do valor calórico diário.Mas a gordura , ao contrário do que muita gente pensa, pode ser associada a uma vida saudável, isso se a preferência for pelas insaturadas ( encontrada em vegetais , peixes, azeite). " A gordura é um nutriente necessário para o bom funcionamento do organismo , para a produção de hormônios , absorção de vitaminas e fazem parte da constituição de células e do cérebro".
Entretanto , o consumo exagerado , principalmente das saturadas -encontradas no leite integral e na carne vermelha e que concentram mais substâncias nocivas- e da gordura trans, são capazes de desencadear o acúmulo desse lípido no figado ( esteatos hepática) , que impede a atividade adequada do órgão , favorecendo a formação de placas nas artérias ( ateromatose ) , diminuindo o fluxo sanguíneo e trazendo o risco de doenças isquêmicas , como o AVC .Além disso, as gorduras podem desencadear a obesidade , alguns tipos de câncer e a síndrome metabólica -caracterizada por fatores de risco para outras doenças cardiovasculares e diabetes.

                                                                 DOSE O SAL !

,

A quantidade ideal de sódio é menos de 2.000 mg, o equivalente a 5g de sal de cozinha .Isso porque ele auxilia no transporte e absorção de vitaminas e minerais .Mas quando em excesso, ele pode desregular o equilíbrio nutricional , ocorrendo o aumento de pressão arterial e ainda elevar o risco de doenças cardíacas. O sal é o alimento que tem em sua composição a maior quantidade de sódio na natureza , por isso é necessário usá-lo com atenção.

                                                 QUANTO MAIS REFINADO , PIOR!



A gordura não está somente em alimentos fritos e oleosos as massas também representam perigo."Os carboidratos , em geral ,por provocarem um pico de insulina no corpo , fazem com que a gordura seja acumulada com maior facilidade, principalmente se forem carboidratos refinados, como arroz, pães brancos, massas, etc...
Comidas açucaradas também têm ação parecida no organismo, levando à temida gordura localizada e ações inflamatórias.

                                            
                                                       ORGANISMO INTOXICADO


O corpo , por conta própria , produz toxinas que são eliminadas pelo figado.
Porém, certos alimentos possuem propriedades que tem o poder de agravar essa intoxicação , como corantes , conservantes, acidulantes, aromatizantes, e estabilizantes, presentes nos produtos industrializados.
 Outra substância com a qual é preciso tomar cuidado é o glutamato monossódico ,que aparece em temperos prontos  salgadinhos e alimentos congelados .Esse elemento é capaz de causar danos a o figado , crise de enxaqueca , déficit de atenção , distúrbios do sono, perda de memória e problemas de aprendizado.


DICAS DE HOJE ( LISTA NEGRA )


* Refrigerantes
* Queijos amarelos
* Açúcar refinado ( se puder , substitua pelo  mascavo ou mel )
* Frituras
* Alimentos ricos em farinha branca
* Bebidas alcoólicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário