APESAR DE NÃO SER PROIBIDO, O CIGARRO MANIFESTA-SE COMO UMA DROGA NO ORGANISMO E É RECONHECIDO COMO UM DOS GRANDES VILÕES DA SAÚDE, SENDO AVALIADO PELA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE COMO A PRINCIPAL CAUSA DE MORTE EVITÁVEL NO MUNDO , JÁ QUE ESTÁ RELACIONADO AO DESENVOLVIMENTO DE DIVERSAS DOENÇAS.
O cigarro concentra uma carga de substâncias tóxicas que facilitam o espessamento do sangue e promovem o aumento do colesterol ruim (LDL).E os usuários não são os únicos afetados: os fumantes passivos, aqueles que são expostos ao cigarro, apresentam um risco de 30% maior de desenvolver doenças cardíacas e têm de 25% a 35% mais chances de sofrer de doenças coronarianas agudas.
ORGANISMO EM APUROS
O cigarro não é só inimigo do pulmão .
Fumar provoca, ainda, a contratação das artérias, reduzindo o fluxo sanguíneo local e a irrigação do corpo. Outro aspecto que vale destacar é que o oxigênio é liberado em quantidade menor no sangue e torna os tecidos corpóreos mal oxigenados, facilitando lesões vasculares." Na área vascular, o fumo interfere principalmente na circulação sanguínea, já que os glóbulos vermelhos têm mais afinidade pelo monóxido de carbono que pelo oxigênio .Atualmente, doenças relacionadas ao tabagismo são a terceira maior causa de procura por uma cirurgião vascular".Jovens ainda podem sofrer com a inflamação arterial tromboangeíte obliterante.
Essa doença leva à gangrena e membros, que, dependendo do caso, devem se amputados.E algumas doenças ainda ficam graves quando acometidas em fumantes, caso da doença arterial obstrutiva periférica. Ao fumar , o indivíduo também desencadeia uma predisposição ao AVC.
RECONHECENDO O VICIO
O tabagismo conta com dois tipos de dependências e que normalmente estão associadas: a física , responsável pelos sintomas de abstinência , e a psicossocial , ou seja, o hábito com um apoio para lidar com sentimentos negativos como solidão , ansiedade e etc. Isso gera vício porque a nicotina , substância presente nos cigarros, promove um efeito recompensador no cérebro e age nos centros de prazer cerebrais , aumentando o desempenho cognitivo, o alerta, o bem -estar, o controle sobre emoções negativas diminuindo a ansiedade e o apetite.Porém , esse conteúdo também age e outros sistemas , além do nervoso central, como no endócrino e cardiovascular e provoca efeitos nada favoráveis , ou seja , infarto , alguns tipos de câncer e envelhecimento precoce.
SAINDO DA NÉVOA
O cigarro pode estar ligado ao consumo de álcool, outro fator que , em longo prazo , também traz efeitos ruins à saúde, uma vez que pode aumentar as chances de sofrer um infarto por conta da carga de substâncias nocivas que passa a integrar a corrente sanguínea. Outro fator é o de que, ao abandonar o hábito, algumas pessoas possuem a tendência de engordar ou emagrecer, prejudicando a saúde, além da ansiedade , decorrente da dependência,Para recuperar o vigor após parar de fumar , evite alimentos que sejam associados ao cigarro , como bebidas alcoólicas , aperitivos a até mesmo o café . se for o caso. E procure saciar a vontade com os outros hábitos que não sejam nocivos, como beber água na hora da crise .Mas cuidado para não exagerar em outros aspectos ."Não troque o cigarro pela compulsão alimentar .Quando perceber que está "atacando " a geladeira ou a dispensa , procure ler, fazer um trabalho manual , dar uma volta , escutar uma música relaxante , meditar, mas não desconte nervoso, ansiedade, tristeza ou frustração nos alimentos ".Para aliviar , recomenda : " e se não conseguir se controlar , coma uma fruta ou pegue os palitinhos de legumes , tome água , chupe gelo ou coloque um cravo na boca ".
PARECE , MAS NÃO É !
O naguilé - conhecido também com o nome de cachimbo d´água e que aquece o tabaco antes de ser aspirado por meio de uma mangueira - pode até parecer inofensivo, mas não é.Apesar de utilizar mecanismo de filtragem, uma sessão de naguilé , que pode durar de 20 a 80 minutos , corresponde a uma exposição de componentes tóxicos presentes na fumaça de aproximadamente 100 cigarros.Em 45 minutos de sessão é possível perceber cardíacos acelerados.Também ocorre o maior exposição a metais pesados, altamente tóxicos e de difícil eliminação , como o cádmio- o que leva a intoxicação do organismo.
SE VOCÊ PERTENCE AO GRUPO DE PESSOAS QUE SOFREM DE PRESSÃO ALTA, DIABETES, QUE FUMAM E BEBEM DEMAIS , SÃO SEDENTÁRIAS , OBESAS E APRESENTAM ALTAS TAXAS DE COLESTEROL E TRIGLICÉRIDES , VOCÊ PODE ESTAR CORRENDO PERIGO!
Essas condições são consideradas fatores de risco para o AVC, que pode chegar de maneira inesperada , mudar radicalmente o dia a dia de uma pessoa e deixar sequelas para o resto da vida.Por isso , é preciso ficar atento aos fatores e sintomas da doença a fim de evitar que o pior aconteça pensando nisso separei algumas dicas.
DICAS DE HOJE
Adote hábitos alimentares mais saudáveis: ter uma dieta balanceada , rica em nutrientes que o organismo necessita é fundamental para a manutenção da saúde, além de auxiliar no combate a obesidade.
Evite o tabagismo e beba com moderação : de acordo co o profissional, além de ambos fazerem mal à saúde como um todo, eles ainda promovem o envelhecimento precoce das paredes vasculares , facilitando o derrame cerebral.
Invista em atividades
extracurriculares : procure ter alguma ocupação diferente do seu tipo de trabalho a fim de estimular o seu cérebro . Pintura , leitura, dança e outras atividades similares ajudam a manter a saúde do órgão .
Fuja dos industrializados: esses alimentos são ricos em sódio e gorduras que favorecem o aumento do colesterol ( LDL) no sangue , o que pode provocar o entupimento das artérias , além de causar problemas cardíacos.
Faça check-ups anuais: não eixe de ir ao médico pelo menos uma vez no ano para realizar todos os exames de rotina , pois se algo estiver errado você terá mais tempo de tratar o problema.
Mantenha a pressão arterial dentro dos limites: ela é um dos principais fatores de risco do AVC e , se você sofre desse mal, tome os seus remédios conforme a orientação médica.
De olho na glicose: se você tem diabetes é preciso prestar bastante atenção na dieta e tomar os remédios adequados para manter o nível de glicose no sangue dentro do normal.
Pratique um exercício físico de que você goste: além de combater o sedentarismo, a atividade física ajuda a manter o corpo em movimento , e o melhor você nem precisa ir para a academia, atividades simples do dia- a dia , como subir e descer escadas são capazes de melhora o condicionamento aeróbico.
Controle o peso e a gordura abdominal: pessoas que têm problemas como peso ou com o acúmulo de gordura na região do abdômen devem adotar uma dieta restritiva até que os níveis estejam normalizados.
Cuidado com alguns medicamentos: evite uso de medicamentos sedativos ou ansiolíticos sem orientação médica, pois eles podem alterar o funcionamento do organismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário