AO ENFRENTAR SITUAÇÕES DE ESTRESSE, O ORGANISMO IMEDIATAMENTE REAGE EM CASCATA.
Já reparou como o organismo todo se manifesta diante de uma situação extrema- gerada por ansiedade, estresse, ,raiva ou tristeza.
Pois bem, isso não é apenas impressão sua! Existe uma descarga de energia que atinge vários órgãos do corpo nesses momentos ." Quando estamos acuados, ou com raiva, todo nosso organismo reage: nossas suprarenais disparam adrenalina, predispondo todo o corpo para reagir com confronto ou fuga; as pupilas se dilatam para que o olho capte o máximo de detalhes do ambiente , o coração bombeia o sangue com mais rapidez e vigor, aumentando a pressão arterial, para que a musculatura periférica receba mais sangue, predispondo a uma reação etc.. Ou seja, toda a fisiologia se reconfigura para ser adequar àquilo que a emoção sugere. Isso funciona com todos os afetos que nos atravessa
Veja a seguir o mapa das emoções no organismo humano:
CÉREBRO
SUPRARRENAIS
Essas glândulas, que ficam sobre rim, produzem a adrenalina , a noradrenalina e o cortisol, que são hormônios com atuação direta nas reações do organismo. Adrenalina : atua como um neurotransmissor, sendo liberada quando há estresse físico ou mental.Sua falta causa taquicardia , bradicardia, e disfunções no nível de glicose.Noradrenalina : esse hormônio acelera os batimentos cardíacos e mantém a tonicidade muscular nos vasos sanguíneos , controlando a pressão sanguínea.Cortisol: estimula a formação d carboidratos a partir de proteínas e outras substâncias , processo chamado de gliconeogênese .Esse hormônio também diminui a utilização de glicose pelas células, aumenta o armazenamento de glicogênio pelo fígado, mobiliza ácidos graxos que serão úteis na produção de glicose e impede o desenvolvimento de inflamações.
CORAÇÃO
Os batimentos cardíacos ficam acelerados justamente pela liberação de mais noradrenalina na corrente sanguínea. Com, isso , a pressão arterial acaba se elevando também .Em pessoas sadias essas alterações não causam grandes problemas.Porém, em indivíduos portadores de doenças cardíacas, como angina de peito e insuficiência cardíaca, o estresse pode desregular o funcionamento do coração.
RESPIRAÇÃO
O aumento do suprimento de ar faz as narinas se abrigarem e todas as passagens de ar dos pulmões se dilatarem, favorecendo a captação de mais oxigênio .A respiração fica mais rápida e ofegante .Em excesso, pode causar pânico , fobias, etc.
PÂNCREAS
O aumento de açúcar no sangue fornece energia de curta distância. A insulina reduz a glicose no sangue .A produção ineficiente de insulina pode gerar diabetes.
FÍGADO
PELE
Esse desvio reduz a perda de sangue no caso de ferimento.
SENTIDOS
Em excesso, percebem -se menos ops detalhes, gostos, cheiros, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário