terça-feira, 12 de maio de 2015

PREVENÇÃO E TRATAMENTO DO AVC

NOVAS FORMAS DE TRATAMENTO AUXILIAM NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DO AVC

COM O PASSAR DOS ANOS, A CIÊNCIA ESTÁ EVOLUINDO E NOVAS FORMAS DE TRATAMENTOS ,PARA DIVERSAS , TORNARAM -SE ALTERNATIVAS PARA AQUELES  QUE SOFREM ,POR EXEMPLO ,COM AS CONSEQUÊNCIAS DE UM ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL ( AVC ).

Também conhecido como derrame, o AVC é uma das doenças que mais faz vítimas ao redor do mundo , porém , ao evitarem-se os fatores de risco, a pessoa pode diminuir as chances de desenvolver a doença.Confira alguns avanços da ciência e um exemplo de trabalho realizado que está mudando a forma como a doença é abordada.

MEXA-SE 

Você sabia que ao praticar apenas dez minutos de exercícios diários é possível reduzir as chances de se ter um AVC ou um ataque cardíaco? Essa foi a conclusão de uma pesquisa realizada .
De acordo com as informações obtidas pela fundação , as faltas de motivação e de tempo estão entre as principais desculpas que as pessoas dão para não terem uma vida saudável, porém  41% dos entrevistados admitiram que se  preocupam com a influência negativa que uma dieta desregrada aliada a hábitos ruins podem ter sobre a saúde.
Outros 20% dizem que muitas vezes fixaram mestas para melhorar seu estilo de vida, mas , em geral falharam- esse número é mais que o dobro quando comparado aos que dizem ter sucesso (9%).

GAMES DO BEM 

Pesquisadores desenvolveram jogos eletrônicos que auxiliam na recuperação de pacientes de AVC. Essas pessoas são colocadas diante de computadores e têm que realizar os movimentos exigidos pelo jogo, assim, , é possível que os médicos analisem o funcionamento do cérebro e como ele está reagindo ao processo ." Os jogos eletrônicos são uma maneira de exercitar áreas cerebrais e estimular a neuroplasticidade ( reorganização cerebral ) , onde áreas vizinhas assumem, até certo ponto , funções perdidas e redes neurais são reconstituídas.
Os jogos- e também o uso de realidade virtual - possibilitam novas maneiras , mais interativas , de se realizar os tratamentos de reabilitação ".

OUTRA FUNCIONALIDADE 

Diferente de muitos acreditam , não é usado somente em cirurgias plásticas."A toxina botulínica é utilizada no tratamento da espasticidade ( distúrbio de controle muscular ), que pode ocorrer numa fase mais tardia das sequelas motoras do AVC.Ela atua sobre os músculos mais afetados provocando um estado controlado de paralisia flácida , possibilitando uma correção de eventuais posturas viciosas dos membros e um melhor trabalho  de reabilitação sobre os outros músculos."


DICAS DE HOJE 


Alimentos com fibras , nutrientes, minerais e potássio ajudam a reduzir o risco de AVC;
Uma lista com esses alimentos que são essenciais e que não podem faltar nos hábitos alimentares de quem quer prevenir o AVC

    ESPINAFRE: é rico em fibras, cálcio, vitamina K, que é fundamental para diminuir a calcificação vascular, ácido fólico e potássio.São nutrientes que garantem a saúde do sistema cardiovascular .Com ele, muitas folhas escuras têm estas propriedades e devem ser consumidas diariamente.

    SARDINHA: peixe é gordo  eico em ômega 3, que auxilia nos processos inflamatórios e circulatórios, assim como a sardinha , também se pode consumir o atum e o salmão.O consumo ideal é de 1 a 3 vezes por semana.

                                               
   OLEAGINOSAS (SEMENTES COM LINHAÇA, NOZES E CASTANHAS : rica em ômegas 3, vitamina E e fibras , diminuem o colesterol ruim  alimentam o colesterol bom, a recomendação é consumir até 30 g ao dia é importante lembrar que algumas  dessas sementes devem ficar de molho em água filtrada por algumas horas antes de serem consumidas.Esse processo é importante para diminuir a presença de fitatos que atrapalham a absorção dos nutrientes.
    
 
   PÃO INTEGRAL: o pão integral , ou até mesmo o arroz integral e a aveia , é rico em fibras , que auxiliam no controle do colesterol.Duas a três porções ao dia é o recomendado , para quem tem dificuldades em consumir arroz integral, uma saída é misturar com o arroz branco antes do cozimento.
    MELANCIA: assim como o tomate , a melancia é rica em licopeno, potente antioxidante que auxilia na saúde das artérias, além de melhorar a elasticidade dos vasos. Uma porção ao dia é necessário.




    FEIJÃO: rico em magnésio, mineral que diminui muito os riscos de AVC, deve ser consumido ao menos uma porção ( duas conchas ) por dia. Lembre se de não acrescentar carnes salgadas, ou embutidas , que aumentam o teor de gorduras e o valor calórico .Além disso , não consumir com muito sódio , que é veneno para a saúde do sistema circulatório.


MAÇA,PERA, BATATA,BANANA,COUVE FLOR ,INHAME E GRAVIOLA : vegetais de cor branca, que são ricos em vitaminas de complexo B e flavonóides, inibem a produção de coágulos na corrente sanguínea , ajudam na prevenção contra o AVC .Duas a três porções desses alimentos ao dia suprem as necessidades gerais.





IOGURTE NATURAL DESNATADO , LEITE DESNATADO OU QUEIJO BRANCO: os laticínios com baixo teor de gordura são ricos em cálcio e auxiliam no controle do colesterol e do sistema cardiovascular , uma ou duas porções por dia é o recomendado.

CHOCOLATE AMARGO: deve ser consumido com, no mínimo , 70% cacau e baixo teor de açúcar , rico em flavonóides, ele ajuda a controlar a pressão arterial e a diminuir o colesterol LDL, melhorando a função endotelial e plaquetária .Também diminui a resistência à insulina , a quantidade recomendada é de um a dois pedaços ao dia.


CANELA: rica em polifenóis , ela controla os níveis de colesterol ruim e estimula o sistema cardiovascular , a dose diária é de uma colher de sobremesa ao dia .


" E o café e o chá verde; a cafeina presente no café e no chá verde pode, e doses moderadas ajudar o organismo a trabalhar melhor e assim evitar o AVC. Eles podem evitar o AVC sim, mas os estudos ainda não são conclusivos quanto a isso , uma vez que a cafeína aumenta a pressão arterial e também altera o perfil lipídico e glicêmico dos usuários.O chá verde possui um teor menor de cafeína , assim é recomendado que aqueles que não têm risco para o AVC, ou nenhuma co-morbidade associada , façam uso moderado desses alimentos de uma a duas xícaras ao dia , longe dp momento do sono".






Nenhum comentário:

Postar um comentário