quarta-feira, 6 de maio de 2015

CERTOS CUIDADOS PODEM EVITAR QUE VOCÊ FAÇA PARTE DO GRUPO DE RISCO AVC

EXISTEM CONDIÇÕES QUE PODEM AUMENTAR AS CHANCES DE UMA PESSOA DESENVOLVER ALGUMAS DOENÇAS ,DENTRE ELAS O ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL(AVC), POPULARMENTE CONHECIDO COMO DERRAME CEREBRAL.


Certos fatores de risco podem ser evitados, controlados e até tratados com pequenas mudanças na vida do paciente .Por isso, é importante conhecê-los, pois eles servem como alerta para que a pessoa que os tenha adote hábitos saudáveis e faça visitas regulares ao médico , a fim de prevenir o desenvolvimento do AVC .



HIPERTENSÃO ARTERIAL

É o principal fator de risco para o AVC, tanto isquêmico quanto hemorrágico .Segundo estatísticas, pessoas com pressão alta têm de quatro a seis vezes  mais chances de sofrerem um derrame.Ao longo do tempo, o quadro de hipertensão leva à aterosclerose , acúmulo de placas de gordura nas artérias , e ao enrijecimento das mesmas , o que pode causar o bloqueio ou obstrução de vasos sanguíneos e também ao enfraquecimento das mesmas , o que pode causar o bloqueio ou obstrução de vasos sanguíneos e também ao enfraquecimento das paredes das artérias, provocando a ruptura.



COLESTEROL E TRIGLICÉRIDES ELEVADOS

As altas taxas de colesterol podem aumentar o risco de derrame indiretamente, já que elas contribuem para o aparecimento das doenças cardíacas que são importantes fatores de risco.Além disso , a formação das placas de gordura nas artérias pode causar o bloqueio do fluxo de sangue para o cerébro e assim causar um AVC isquêmico.



DIABETES

Vários estudos comprovaram que pacientes com diabetes apresentam o dobro de chances de terem um AVC em comparação com aqueles que não convivem com a doença .



TABAGISMO



É de conhecimento das pessoas que o cigarro faz mal a à saúde devido à fumaça, capaz de produzir diversos efeitos nas artérias do cérebro causando danos.O tabagismo também é um fator de risco para doenças cardíacas , além de aumentar a pressão arterial, diminuir a capacidade de realizar exercícios físicos e favorecer a formação de coágulos sanguíneos.O risco é ainda maior para mulheres fumantes e que fazem uso de anticoncepcional.




" Sedentarismo é um fator de risco não só para o AVC, mas para muitas outras doenças , afinal de contas a prática de exercícios físicos regulares ajuda na manutenção da saúde, além de controlar o colesterol , o diabetes e as obesidade e também diminuir a pressão arterial em alguns pacientes.Por isso, é importante manter o corpo em movimento "





A IDADE COMO UM FATOR DE RISCO

O AVC é uma doença que, um sua maioria , afeta pessoas com idade mais avançada .Porém , com a correria doa dia a dia , as pessoas estão cada vez mais expostas aos fatores de risco citados acima, o que contribui para que a incidência de derrame cerebral tenha aumentado em outras faixas etárias ."Quando mais avançado a idade , maior o risco que a pessoa corre, ainda mais se há histórico familiar".Por isso é fundamental que os cuidados com a saúde comecem logo cedo.
  

DICA DE HOJE 




  •  Aos 20 anos : de acordo com o profissional os pacientes jovens devem ser estimulados a um estilo de vida saudável, com a dieta rica em frutas , verduras e legumes, prática de atividade física com frequência além de evitar a obesidade ."Esta é a faixa etária na qual geralmente começam a fumar o que deve ser evitado .
  • Aos 30 anos: fazer atividade física com frequência , ter uma alimentação de forma correta , controlar o peso , evitar o abuso de álcool e o do cigarro.
  • Aos 40,50 e 60: os mesmos cuidados apresentados acima, além de ser recomendado que a pessoa faça um acompanhamento clínico regular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário