sexta-feira, 29 de maio de 2015

RANCOR CAUSA CÂNCER

PESQUISAS APONTAM QUE AS EMOÇÕES ESTARIAM LIGADAS AO DESENVOLVIMENTO DE TUMORES MALIGNOS, MAS A MEDICINA AINDA NÃO COMPROVA ESSA TESE.

Muitas pessoas são acometidas pelo câncer do esôfago , uma vez em uma entrevista foi falado que uma das causas dessa doença estava em " engolir muitos sapos na vida ". Falo isso em tom de rumor, ,mas de certa forma relacionando a doença com o estresse e a pressão do dia a dia.

Os médicos dificilmente admitem que os tumores malignos possam ser causados por problemas emocionais.

No entanto, existe uma corrente de estudo denominada psiconeuroimunologia que segue justamente no encalço desse paradigma.

Muitos estudos experimentais e clínicos em humanos e em animais têm mostrado que as Células NK , importantíssimas na vigilância contra as células cancerígenas e na prevenção de metástases de câncer, podem ser sensíveis à influência de fatores estressores e psicossociais.Pesquisas constatam, cada vez mais, que o estresse pode aumentar substancialmente a extensão e a probabilidade de metástases em câncer de mama em ratas devido à supressão da função das Células.

Ou seja, fatores emocionais podem estar associados às causas de câncer, mas não são a única razão para o surgimento da doença .Para que ela ocorra, seria necessária uma operação conjunta de vários fatores tais como, a predisposição genética, a exposição a fatores ambientais de risco , o contágio por determinados vírus, o uso do cigarro , a ingestão de substâncias alimentícias cancerígenas, entre outras coisas.

No entanto , pessoas com o sistema emocional abalado poderiam estar " abrindo portas " para desenvolvimento desse tipo de mal.

Tudo isso ainda tem sido discutido no ambiente acadêmico, mas a medicina ainda não possui dados concretos para determinar que as doenças emocionais estejam por trás do câncer.

E APÓS O DIAGNÓSTICO ?

Nesse caso , a psicologia tem seu papel reforçado .Já ficou claro, através de estudos e pesquisas, que o acompanhamento psicológico é um dos alicerces na luta contra a doença."Alguns pacientes iniciam o tratamento com o quadro emocional relativamente estável e, no meio do tratamento apresentam uma recaída .Estando em acompanhamento psicológico, a intenção é cuidar dos pacientes para minimizar o risco de recaídas no quadro emocional ou pelo menos ajudar o paciente a identificar um emocional fragilizado e não deixar que a situação piore.

PENSAMENTOS POSITIVOS


Carinho , amor e amparo também são fortes fatores muito relevantes no tratamento do câncer .De acordo psicólogos , os afetos podem alterar o sistema imunológico. "A pessoa que está cercada de amor e de pessoas que a esperança e as motivações frente ao tratamento se renovam.Ter uma rede de apoio presente e participativa ao longo do tratamento contribui para a manutenção de um quadro emocional estável , além de proporcionar ao paciente se dedicar melhor à sua recuperação".

Manter o foco na alegria de viver no otimismo também melhora muito a resposta do paciente ao tratamento oncológico.

" Não digo que o paciente tem que viver uma intensa alegria e felicidade, até que os afetos interferem no nosso sistema imunológico , devemos buscar a presença de bons sentimentos e pensamentos durante o tratamento".

Existe uma saída positiva, do ponto de vista emocional para o câncer: o câncer é uma doença de grande incidência hoje e que pode ser vivenciada de diversas formas. Ela pode se manifestar apenas como uma grande tragédia, como pode vir como uma grande tragédia, como pode vir como um grande oportunidade de mudanças .Positivar essa experiências é a melhor forma de se passar por ela, Não estou deixando de lado ou banalizado o sofrimento que alguns têm frente ao diagnóstico ou ao tratamento, mas na minha prática é muito claro como as pessoas se surpreendem com sua capacidade de superação e resignificação do câncer como algo que veio para dar um novo norte a suas vidas e passar a valorizar o que de fato é importante, tentar viver de forma mais saudável e leve.


O diagnóstico de câncer pode desencadear um transtorno emocional: o Transtorno de Estresse Pós-Traumático ( TEPT) é o desenvolvimento de sintomas característicos após a exposição a um extremo estressor traumático, envolvendo a experiência pessoal  direta de um evento real ou ameaçador que envolve morte, sério ferimento ou outra ameaça à própria integridade física de outra pessoa; ou o conhecimento sobre a morte violenta ou inesperada , ferimento sério ou ameaça de morte ou ferimento experimentado por um membro da família ou outra pessoa em estreita associação com o indíviduo .Levando isso em consideração podemos afirmar sim que a vivência de um câncer pode desencadear um transtorno de estresse pós traumático por colocar em risco a integridade física do paciente, mesmo sendo pois o câncer é uma doença que está muito impregnada por mitos e associada à morte no senso comum .Apesar de hoje ser uma doença tratável , ainda sim, causa um temor muito grande nos pacientes com relação ao futuro de sua saúde , provocando o TEPT.


quinta-feira, 28 de maio de 2015

CUIDADO COM O SISTEMA DIGESTIVO

VOCÊ SABIA QUE A MENTE TAMBÉM PODE CAUSAR MALES À SUA DIGESTÃO?

VOCÊ PODE ATÉ NÃO SE DAR CONTA DISSO, MAS O SEU HUMOR E O ESTRESSE ESTÃO DIRETAMENTE LIGADOS AO SISTEMA DIGESTIVO.

Se você tem intestino preguiçoso, por exemplo, pode ter certeza que não é só a sua alimentação a culpada disso- o cérebro também pode ter causado esse incômodo a você.

MAS COMO ISSO ACONTECE?


Explica que o ventre é o centro do corpo, por localizar grande parte dos órgãos vitais. Portanto, o sistema digestivo é bastante rico e ' fala ' da forma como processamos tudo aquilo que nos nutre ou intoxica. Ou seja, passada a garganta, o sistema digestivo é o primeiro grande filtro onde só aquilo que é processado pela mastigação poderá ter acesso.

" Os conteúdos são digeridos por processos físicos e químicos, até seguirem ao intestino, onde serão triadas as substâncias benéficas e maléficas, que serão distribuídas por todo o corpo. O processo se encerra na eliminação dos resíduos que já não mais servem. Se fizermos um paralelo do alimento real com tudo aquilo que nos alimenta na vida, conseguimos traçar crenças, hábitos e vícios, conseguimos traçar correlações interessantes entre os processos de adoecimento e os quadros psíquicos.
Podem falar da dificuldade de digerir experiências, de aproveitar conteúdos benéficos, ou até mesmo de expurgar aquilo que já não mais nos serve "

Além disso. o cérebro possui neurônios cujas serotonina produzida vem do intestino , assim como o hormônio do crescimento .O intestino também tem ligação direta com o hipotálamo que faz com que as emoções se reflitam no intestino .

PRISÃO DE VENTRE

O estresse, a ansiedade e a depressão estão totalmente relacionadas à prisão de ventre, que é caracterizada pela dificuldade de evacuação .

É importante salientar que a consulta com um médico especializado é fundamental para o diagnóstico correto e o tratamento adequado para cada caso.Mas, a rotina tão atribulada nos dias de hoje pode, sim , prejudicar o bom funcionamento do intestino. Ingerir alimentos com fibras e beber mais água é tão importante quanto controlar as emoções para o bom funcionamento do sistema digestivo. " Bom -humor, sorriso e hábitos otimistas são indispensáveis para todos que buscam a saúde , seja ela o corpo, da mente ou do espírito .Se nossos  pensamentos são capazes de evocar emoções, e se as emoções, e se as emoções participam diretamente da nossa fisiologia, quanto mais nos mantemos em uma frequência que evoca o bem estar, mais saudáveis estaremos .

ATENTE-SE AOS SINAIS


Explica que a doença sempre aparece de uma forma simbólica , ou seja, ela traduz algo, ensina algo, denuncia , denuncia algo, orienta para algo ou transforma algo. 
E conseguir decifrar qual é esse sinal e o sentindo de determinada patologia é um desafio e tanto. Porém , quando descoberto, a pessoa está livre da doença e volta a viver de uma forma forma mais saudável.


" Em muitos casos, uma vez que esse conflito é evidenciado, a partir da psicoterapia ou análise , e trabalhado pela mudança de crenças e hábitos , os sintomas simplesmente desaparecem .Há , inclusive, na literatura que trata do tema , diversos casos de patologias severas, como o câncer , que chegam a regredir severamente a partir disso. Obviamente , não defendo aqui a negligência aos tratamentos médicos .Mas é consenso na medicina contemporânea que a busca por amadurecimento psíquico é uma forte aliada para bons prognósticos nos tratamentos de saúde"Esquece-se destes sintomas ' ocultos' é um grande erro, mas buscar a ajuda especializada é imprescindível. 

terça-feira, 26 de maio de 2015

ALMA DOENTE

CONHEÇA QUAIS SÃO AS DOENÇAS DA ALMA E PROCURE O TRATAMENTO CORRETO.


DEPRESSÃO, FOBIAS, PÂNICO E TRANSTORNO BIPOLAR SÃO ALGUMAS DOENÇAS QUE ESTÃO SENDO MUITO COMENTADAS HOJE EM DIA.


E todas são frutos da ansiedade , que sempre existiu , mas está cada vez mais exagerada por conta da rotina cheia de compromissos ." A ansiedade é uma emoção natural
presente no ser humano e em muitos animais, que preserva a sobrevivência e representa os estados de vigilância .A ansiedade patológica aparece em pessoas ou indivíduos com uma pré- disposição orgânica que pode ser desencadeada por estresse ou mesmo aparecer espontaneamente. As disfunções desencadeiam as sensações de medo exagerado , pânico e outros transtornos ansiosos".

TRISTEZA OU DEPRESSÃO

É sabido que todo mundo durante a vida vai apresentar momentos de maior dificuldade, quando será tornado por sentimento de tristeza , melancolia e angústia .Nesses momentos, é comum pensar que não vai encontrar forças superar os obstáculos.Ma será que isso é depressão? O que explica que a depressão é uma doença, complexa e potencialmente grave. Atualmente, ela acomete até 20% da população em alguma fase da vida, sendo mais comum em mulheres ."Ela é causada por fatores, genéticos, hormonais e ambientais. Além de tristeza, a pessoa deprimida pode apresentar uma gama extensa de sintomas, tais como: emagrecimento, ganho de peso, insônia, baixa auto estima, falta de motivação alterações sexuais, restrição social, dores no corpo,apatia e fadiga.Em casos graves podem ocorrer sintomas psicóticos e desapego à vida, com risco de suicídio".


O QUE ACONTECE NO CÉREBRO?


Ao contrário do que muitos pensam , a depressão não é uma fraqueza , uma vontade de chamar atenção e nem frescura.
Ela é provocada por um desequilíbrio que ocorre nas moléculas que conectam os neurônios,chamadas de neuro transmissores. Dessa forma, os principais transmissores são alterados , ou seja, reduzidos , como serotonina, adrenalina e, em menos escala, a dopamina. Com isso, ocorre maior dificuldade em sentir prazer e aprecem vários sintomas físicos e psíquicos."O paciente fica queixoso e fragilizado. Por vezes , fica muito difícil de reconhecer o estado depressivo ( um vez que a crítica também é abalada) e é bastante complicado se livrar sozinho dos sintomas , apenas com força de vontade. Por isso é altamente recomendado buscar ajuda, com familiares, amigos e profissionais habilitados ".


" SENTIMENTO NECESSÁRIO "

" A tristeza traz uma sensação ruim, negativa, mas é um processo biológico realizado para o amadurecimento do cérebro .Ou seja, momentos tristes ensinam mais que os felizes, pois levam a pessoa à introspeção autoconhecimento estados criativos, fortalecendo a busca e a vivência da felicidade ."Sem tristeza e resignação não existe grande parte do aprendizado, todo sofrimento tem um caráter pedagógico, a tristeza transitória é uma ponte necessária para a superação .Os principais desencadeantes desse sentimento são: a perda, a frustração, o arrependimento, a expectativa não consolida , a rejeição e a decepção".

                                                            O QUE É O PÂNICO?


O pânico carateriza-se por episódios intensos de ansiedade que podem durar até 1 hora. Eles acontecem geralmente , duas vezes por semana, podendo variar de acordo com o indivíduo.Os pacientes têm ,medo extremo, sensação de morte, problemas de concentração,dificuldade para falar, além de sintomas de depressão e despersonalização - episódios persistentes ou recorrentes em que o indivíduo sente uma sensação de irrealidade e distanciamento .Diferentemente da fobia, outro mal da mente, que é um medo racional                                                   consciente de um objeto , atividade ou situação específica.

NEM TUDO É SÓ DA MENTE 


A síndrome do pânico também causa diversos sintomas físicos , como palpitações ,falta de ar, tremores , sudorese  ou transpiração excessiva, sensação de morte ou desfalecimento . Os pacientes sentem um medo totalmente incontrolável e a crise de pânico pode ocorrer isolada em risco real ou em situações limite. " No transtorno de pânico, os sintomas físicos são na realidade uma defesa natural a uma situação ameaçadora sem que ela esteja ocorrendo, um estado de fuga ou defesa diante de um risco, que no quadro patológico, não existe. Disparo de alarme sem objeto desencadeante.



TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO ( TOC)


O Transtorno Obsessivo Compulsivo ( TOC) é uma síndrome rara. Os sintomas começam na adolescência ou início da vida adulta. São causados por obsessões ou pensamentos compulsivos que causam desconforto e ansiedade.
O TOC envolve uma grande  diversidade de sintomas, entre os principais estão evitar contato com objetos que outras pessoas já tocaram, mania de limpeza excessiva e falta de concentração.
Esses transtornos podem, ainda , ser, consequências de doenças neurológicas .Por isso , o ideal é procurar um psicólogo ou neurologista para o devido acompanhamento.


ENTENDA A BIPOLARIDADE


Nesse transtorno, as pessoas alternam de personalidade com frequência .Uma hora estão muitos felizes, já na outra estão totalmente depressivos. Esses sintomas acontecem de forma muito rápida e frequentemente, o que facilita o diagnóstico .O transtorno bipolar pode acontecer por problemas neurológicos hormonais ou estresse.




DICAS PARA COMBATER A DEPRESSÃO 


Fique perto de pessoas confiáveis: Isso porque sozinho, o indivíduo vira presa fácil da depressão.Durante o tratamento, é fundamental o apoio familiar, dos amigos verdadeiros e de profissionais de confiança .Por isso, fique próximo de pessoas positivas , que compreendam seu estado emocional e respeitem seu momento tão delicado ."A tendência na depressão é o isolamento progressivo, o combate a esse contexto é uma parte muito importante para a recuperação"

Evite comparações: Comparar a sua situação com a dos outros não resolve nada . Cada indivíduo tem sua história, seus problemas e suas facilidades. A comparação tira o seu foco no organismo e pode derrubar falsamente sua auto estima , a maioria das pessoas tende a demonstrar  apenas seu lado mais positivo , uma pontinha de um iceberg por vezes repleto de problemas e sofrimento.

Trace metas adequadas: " Um cérebro envolto em metas, objetivas a atingíveis, é mais combativo contra a depressão, busque desenvolver a motivação e o entusiasmo perdido no início da doença. Toda meta é importante , trace metas pessoais de curto prazo e resolução fácil mais engajado e confiante na sua capacidade.

Exercite seu otimismo: O cérebro pode sim ser treinado para buscar o lado bom das coisas, porém enquanto para alguns isso é muito fácil e intuitivo para outros pode ser melhor desenvolvido .Para facilitar , o ideal é buscar situações do passado que foram ruins e exercitar o poder de pensar diferente, mais positivamente.Um exemplo: tente enumerar tudo o que você de bom na sua vida, nesse momento, faça isso todos os dias , pois ajudará a ficar meio às dificuldades.


sexta-feira, 22 de maio de 2015

UM MAIS UM

COMO A SOMA DE SINTOMAS PODE ACABAR COM A SUA SAÚDE!

MENTE E CORPO SÃO COISAS DISTINTAS ? ESTUDOS COMPROVAM QUE NÃO. A MENTE ESTÁ TOTALMENTE LIGADA AO CORPO, AOS SENTIMENTOS E, PRINCIPALMENTE , ÀS DOENÇAS . 

" Há muito é de conhecimento da ciência que não há uma dicotomia entre o corpo e mente, como se pensava no século XVII.
Hoje, é sabido que há uma unidade entre ambos , formando um todo indivisível que é o sujeito.Se há uma unicidade entre ambos, formando um todo indivisível que é o sujeito. Se há uma unicidade, há uma interdependência e mútua influência entre mente é fundamental para se ter um corpo saudável e ficar longe de doenças!


SEM CONFUSÃO


As doenças psicossomáticas são aquelas que recebem influência ou até um agravamento a partir de questões emocionais.A psicóloga explica que trata-se de manifestação orgânica provocada por problemas psíquicos e emocionais, como estresse , tensão, nervoso, desaparecimento de um ente querido, morte, uma situação de violência, entre outros. Portanto, todas as situações dolorosas em que vivemos e que não foi bem- resolvida emocionalmente, assim como o estresse do dia a dia , a rotina cada vez mais atribulada e as várias tarefas que temos que desempenhar ao mesmo tempo podem desencadear alguma doença psicossomática.

"Guardar um problema ou tentar resolver um fora da situação pode causar um desgaste maior para o próprio sujeito e para o outro, que não tem nada a ver com a situação.Assim agindo, adoecemos e causamos doenças nos outros. O que devemos colocar como meta é, sempre que possível , sermos bem resolvidos .Desta forma, temos mais chances de não adoecer , sermos felizes e não diminuir as chances do outro- humanos ou animais , de serem saudáveis e, assim -serem felizes também .Por que não tentar?"

GRUPO DE RISCO

Segundo essas, doenças podem acontecer em homens e mulheres , sendo mais comum o tratamento em mulheres por uma questão cultural. Ou seja , as mulheres sentem mais. se abrem e procuram mais algum tipo de ajuda que os homens, que ainda relutam em entender que aquele sentimento , como ansiedade aguçada ou agonia , trata-se de uma doença.

" Vive-se numa sociedade em que , sobretudo, algumas doenças são consideradas doenças femininas, como se pensava em séculos anteriores.
Antigamente a histeria, que era considerada uma doença eminentemente feminina hoje é sabido que a histeria é uma doença que acomete ambos o sexos.
Os idosos também desenvolvem algum tipo de doença emocional por conta da fragilidade e o desgaste dos órgãos e corpo, além da falta de não desenvolverem alguma atividade que gostem.
" Pesquisas mostram com nitidez que os idosos que se envolvem em outra atividades-lazer em trabalho-pela qual ele se interessem e participem , morrem mais rapidamente do que aqueles que se envolvem em outras atividades" Até as crianças têm apresentado algum tipo de doença emocional, , como a ansiedade ,TDAH ou terror noturno.Entre as causas , estão: jogos violentos em videogames , ambiente familiar desequilibrado e sentimentos de desproteção , dentre outros." Desta forma, independentemente de idade , sexo ou raça , as pessoas no mundo moderno estão sujeitas às doenças emocionais e psicossomáticas .Certamente que as presas mais fáceis são os adultos , pela pressão que sofrem no universo sócio- político -cultural e, sobretudo , no universo do trabalho .São pressões vindas de todas as  esferas"

VOCÊ SABIA?
As doenças psicossomáticas também estão se desenvolvendo em animais , como estudos recentes comprovam , a explicação é que os animais domesticados já foram contaminados pelo estresse de seus donos" Pets que , por natureza , eram felizes estão sendo contaminados pelo estresse dos tutores ou são onde eles, os tutores descarregam suas raivas, frustrações, dores etc. Ou ainda, alguns tutores procuram no animal a satisfação de suas carências afetivas. Todos esses fatores causam um mal tão grande ao animal que ele, que nasceu para ter uma vida feliz, acaba desenvolvendo doenças humanas e causadas por humanos."

quinta-feira, 21 de maio de 2015

MAPA DAS EMOÇÕES

AO ENFRENTAR SITUAÇÕES DE ESTRESSE, O ORGANISMO IMEDIATAMENTE REAGE EM CASCATA.


Já reparou como o organismo todo se manifesta diante de uma situação extrema- gerada por ansiedade, estresse, ,raiva ou tristeza.

Pois bem, isso não é apenas impressão sua! Existe uma descarga de energia que atinge vários órgãos do corpo nesses momentos ." Quando estamos acuados, ou com raiva, todo nosso organismo reage: nossas suprarenais disparam adrenalina, predispondo todo o corpo para reagir com confronto ou fuga; as pupilas se dilatam para que o olho capte o máximo de detalhes do ambiente , o coração bombeia o sangue com mais rapidez e vigor, aumentando a pressão arterial, para que a musculatura periférica receba mais sangue, predispondo a uma reação etc.. Ou seja, toda a fisiologia se reconfigura para ser adequar àquilo que a emoção sugere. Isso funciona com todos os afetos que nos atravessa

Veja a seguir o mapa das emoções no organismo humano:



                                                                       CÉREBRO

  Ao se deparar com a situações de emoção extrema , o hipotálamo estimula a hipófise a liberar o hormônio  adenocorticóide, que atua nas glândulas suprarrenais.


                                                                 SUPRARRENAIS



Essas glândulas, que ficam sobre rim, produzem a adrenalina , a noradrenalina e o cortisol, que são hormônios com atuação direta nas reações do organismo. Adrenalina : atua como um neurotransmissor, sendo liberada quando há estresse físico ou mental.Sua falta causa taquicardia , bradicardia, e disfunções no nível de glicose.Noradrenalina : esse hormônio acelera os batimentos cardíacos e mantém a tonicidade muscular nos vasos sanguíneos , controlando a pressão sanguínea.Cortisol: estimula a formação d carboidratos a partir de proteínas e outras substâncias , processo chamado de gliconeogênese .Esse hormônio também diminui a utilização de glicose pelas células, aumenta o armazenamento de glicogênio pelo fígado, mobiliza ácidos graxos que serão úteis na produção de glicose e impede o desenvolvimento de inflamações.

                                                       
                                                                         CORAÇÃO
                                                     

Os batimentos cardíacos ficam acelerados justamente pela liberação de mais noradrenalina na corrente sanguínea. Com, isso , a pressão arterial acaba se elevando também .Em pessoas sadias essas alterações não causam grandes problemas.Porém, em indivíduos portadores de doenças cardíacas, como angina de peito e insuficiência cardíaca, o estresse pode desregular o funcionamento do coração.



                                                                  RESPIRAÇÃO


O aumento do suprimento de ar faz as narinas se abrigarem e todas as passagens de ar dos pulmões se dilatarem, favorecendo a captação  de mais oxigênio .A respiração fica mais rápida e ofegante .Em excesso, pode causar pânico , fobias, etc.




                                                                 PÂNCREAS



O aumento de açúcar no sangue fornece energia de curta distância. A insulina reduz a glicose no sangue .A produção ineficiente de insulina pode gerar diabetes.

                                                                           FÍGADO

Quando a glicose se esgota, o colesterol passa a fornecer energia para os músculos .Principalmente o oriundo do fígado , que fornece energia de " longa distância ".Em excesso, provoca doenças cardiovasculares.


                                                                             PELE              

Ela se arrepia e o eriçamento dos pelos acentua o tato.A pessoa transpira mais e resfria os músculos superaquecidos .Pode acontecer também palidez amarelada da pele, que é o resultado do desvio do sangue para o coração , músculos e pulmão .
Esse desvio reduz a perda de sangue no caso de ferimento.  



                                                                          SENTIDOS

A pupila se dilata e proporciona uma visão noturna e periférica melhor. A audição , o paladar e o olfato se aguçam. 

Em excesso, percebem -se menos ops detalhes, gostos, cheiros, etc.




quarta-feira, 20 de maio de 2015

DOENÇAS EMOCIONAIS/QUEDA DE CABELO

A CALVÍCIE ESTÁ MUITO RELACIONADA  AO ESTRESSE E DEVE SER TRATADA NÃO SÓ COM XAMPUS ANTIQUEDA.

VOCÊ TINHA UMA CABELEIREIRA FARTA, MAS, COM O PASSAR DO TEMPO, VAI NOTANDO QUE OS FIOS SAEM DA CABEÇA E VÃO FICANDO PELO CAMINHO: NA ESCOVA, NO BOXE DO BANHEIRO , NO CHÃO...

 E a quantidade é tanta que os fios começam a deixar falhas no couro cabeludo.

Assustador , não? Mas muitas pessoas passam por essa situação .E, em alguns casos , a alopecia ( perda dos cabelos) é resultado de doenças emocionais .

" Fatores emocionais para queda de cabelo estão se tornando cada vez mais frequentes dos diagnósticos médicos. Pode acontecer por estresse e também como resultado de alguma alteração psíquica repentina , ou ainda , por um trauma que venha seguido por depressão profunda ".

 Segundo existem algumas doenças que têm como relação direta com queda de cabelo, entre elas a depressão profunda , o estresse emocional, e a depressão pós- parto.

E isso já foi comprovado cientificamente. mostrou a relação entre o estresse e queda de pelos em ratos.Os animais foram expostos a estresse gerado por ultrassom.

O resultado demonstrou um término prematuro da duração normal do crescimento dos pelo, que é o componente epitelial mais sensível a agressões do folículo piloso; reações inflamatórias no bulbo pilar, o que reflete uma ativação da imunidade contra o mesmo.Ou seja, o estresse psicoemocional tem influência efetiva sobre o ciclo de atividade do folículo piloso e realmente pode causar queda de cabelos.

Não significa que toda perda de cabelo seja resultado do estresse , mas é preciso levar esse fator em consideração na hora de investigar as causas da alopecia.

COMO DIAGNOSTICAR

O primeiro passo é procurar um dermatologista .Ele deverá levantar todas as possibilidades físicas na queda de cabelo - de hereditariedade a falta de vitaminas e minerais .No entanto , o ideal é avaliar a sua vida atual: nível de estresse , fatores que têm abalado o seu equilíbrio emocional e disposição para o enfrentamento da vida. A busca por um psicólogo também vai ser importante nesse momento, pois ele poderá detectar as alterações emocionais.

" Além dos tratamentos médicos convencionais , a psicoterapia pode também neutralizar os efeitos do estresse e da ansiedade , quando estes forem os causadores da queda de cabelo".


Estresse e desgaste mental

Hoje em dia, muita gente acha que está levando uma vida frenética e estressante, e isso também afeta o cabelo. Infelizmente, nem sempre se pode simplesmente “desligar” o estresse: no trabalho temos um exemplo. Isso torna ainda mais importante tratar das consequências e interromper a queda de cabelo


Dieta e nutrição não balanceada

A adoção de hábitos alimentares não balanceados, seja em decorrência de uma dieta ou de uma doença, debilita todo o organismo e pode até provocar a queda de cabelo.

Doenças e medicamentos

Inúmeras doenças podem afetar o crescimento de seu cabelo. Entre elas incluem-se algumas doenças de pele e doenças crônicas como diabetes, reumatismo e doença de Crohn, além de infecções associadas a febres. Esse tipo de queda de cabelo geralmente ocorre com um atraso de várias semanas, de modo que a causa – um resfriado febril, por exemplo – muitas vezes é esquecida quando as consequências “capilares” se tornam visíveis.

Os medicamentos também podem provocar queda de cabelo. Neste caso também, a queda de cabelo só se torna visível algumas semanas após o início do tratamento. 

Flutuações hormonais

Uma das principais causas da queda de cabelo são as flutuações hormonais, como as da menopausa ou as que ocorrem depois que se para de tomar a pílula anticoncepcional. Porém a amamentação também pode ser um deflagrador. O nascimento de um filho é, em si, uma ocasião feliz, mas também causa uma imensa mudança no corpo das futuras mães. O cabelo saudável pode entrar em desequilíbrio, e muitas mulheres apresentam uma forte queda de cabelo que exige tratamento.



CAUSAS PARA QUEDA DE CABELO

  • Genética ( o problema passa de pais para filhos )
  • Má alimentação ( falta de vitaminas)
  • Doenças ou cirurgias de grande porte
  • Anemia , deficiência de zinco ou de magnésio
  • Tabaco
  • Período pós-parto (2 a 4 meses , em média, após o parto )
  • Tratamento quimioterápico ( pode levar a uma perda geral e total de pelos e outros anexos da pele , em  homens ou mulheres , fazendo com que fiquem carecas.
  • Algum tempo após o final do tratamento os cabelos crescem novamente e voltam ao seu normal).


terça-feira, 19 de maio de 2015

DOENÇAS EMOCIONAIS

                                         QUANDO A MENTE  ADOECE


O CORPO PADECE ! SAIBA MAIS COMO S DOENÇAS EMOCIONAIS PODEM INTERFERIR NO ESTADO FÍSICO 




Sim, as dores e reações físicas podem vir da mente.

Não é de hoje que a ciência busca explicações psíquicas para as doenças , e já comprovou que muitos sintomas do corpo nascem de dores da alma. " O termo ' psicossomática ' foi usado pela primeira vez em 1918.Alguns anos depois foi popularmente difundido pelo movimento psicanalítico.A psicossomática busca o tratamento das doenças físicas trabalhando a resolução também no aspecto psíquico envolvido .
  De acordo com a dificuldade em se aceitar e avaliar as reações físicas a partir do prisma emocional se explica pela visão materialista da medicina atual, que foca na causa primária física das doenças , ou seja , se não tiver um agente físico para atestar os sintomas ., mas o diagnóstico acaba ficando ! vazio " e sem sentido." O paciente , dessa forma , sofre com os sintomas e com a desconfiança social que questiona a autenticidade da doença".
  A boa notícia é que atualmente existem dados suficientes para afirmar que as emoções positivas potencializam a saúde , enquanto as emoções negativas tendem a comprometê -la .Em fases e muito estresse, quando as pessoas desenvolvem reações emocionais negativas, é mais provável que surjam certas doenças relacionadas com o sistema imunológicos , como por exemplo, gripe, herpes, diarreias, ou outras infecções ocasionadas por vírus oportunistas. Por outro lado , o bom humor , o riso . a felicidade , ajudam a manter e/ ou recuperar a saúde.

            SOMATIZAÇÃO X DOENÇAS EMOCIONAIS 


  Na somatização, nem sempre se encontram alterações fisiológicas no paciente .Ele sente, mas não há a manifestação física. Já as doenças psicofisiológicas são aquelas nas quais o corpo responde ao estímulo da mente. Ou seja situações de ansiedade extrema , estresse , angustia ou demais cargas negativas podem desencadear alterações no corpo.

            ORGANISMO EM PANE 

   Quando a mente sofre, o organismo como um todo pode ficar predisposto a desenvolver doenças." Sabemos que as emoções não são apenas elementos imateriais , mas têm correspondência bioquímica.
   Dessa forma, após um período irrigado o corpo com certos elementos há o adoecimento ".
   Alguns doenças foram mais estudadas ,  é o caso da gastrite, das doenças de pele, problema de pressão , gagueira, fibromialgia. " A lista é extensa , mas o que vale entender aqui é a dinâmica 
por trás da doença .Questões mal resolvidas que abalam a estrutura emocional no indivíduo acabam por ser atualizadas em forma de sintoma, o que se constitui em uma possibilidade de a pessoa olhar para sua dificuldade e trabalha-la .

           DIAGNÓSTICO

Descobrir que um sintoma físico tem por trás uma  desordem emocional não é nada fácil. Primeiro porque a medicina, de maneira geral, trabalha com dados concretos em sua avaliações .Buscam -se vírus , bactérias, disfunções orgânicas e demais provas para averiguar o que o paciente tem.Quando nada é encontrado , normalmente a doença é descaracterizada , o que prejudica um diagnóstico preciso.

" É necessário ir em busca de profissionais que entendam o ser humano em sua integridade , e não privilegiem o corpo em detrimento da mente. Sendo assim, o trabalho multiprofissional é recomendado , ou seja, o médico , o psicólogo, o assistente social ( se for o caso ) , o acupunturista , todos trabalhando em prol da saúde do paciente .Mas , o primeiro passo é o próprio paciente deixar os preconceitos de lado e entender que a solução não está unicamente na medicina". 

         TRATAMENTO


Para o tratamento alcançar a eficácia desejada, o paciente deve ter o apoio de vários profissionais. Por exemplo, o médico , que possibilitará o alívio do sintoma físico; o psicólogo , que trabalhará a questão psíquica por trás da doença física e, se for o caso , o assistente social, o fisioterapeuta o profissional das práticas integrativas e complementares ( como o acupunturista , o fitoterapeuta, o massoterapeuta). " Dessa forma , o tratamento multidisciplinar deve ser privilegiado.Lembrando que se a divisão mente/ corpo é puramente conceitual , devemos entender o paciente em sua tonalidade como um ser social, corporal, psíquico e saúde é a promoção do bem -estar em todos esses âmbitos.


DOENÇAS PSICOFISIOLÓGICAS


Transtornos cardiovasculares: doença arterial coronariana , hipertensão arterial, arritmias.

Transtorno respiratórios: asma brônquica , síndrome de hiperventilação , rinite alérgica.

Transtornos endócrinos: hiper ou hipotiroidismo , doença de addisom, síndrome de Cushing,  alterações  das glândulas paratireoides, hipoglicemia, diabetes.

Transtornos gastrintestinais: transtornos esofágicos, dispepsia, úlcera péptica, síndrome do cólon irritável , colite ulcerosa, doença de Crohn.

Transtornos dermatológicos:Prurido, hiperidrose, urticária, dermatite atópica, alopecia areata, psoríase, herpes, vitiligo.

Dor Crônica: lombalgias, cefaleias, dor pré- menstrual, fibromialgia.

Reumatologia: artrite reumatoide

Transtornos imunológicos: lúpus, depressão imunológica inespecífica.




segunda-feira, 18 de maio de 2015

DOSSIÊ DO SAL

ELE É USADO PARA REALÇAR O SABOR DOS ALIMENTOS E, INCLUSIVE, PARA CONSERVAR PRODUTOS ALIMENTÍCIOS.


Contudo, apesar de estar presente na grande maioria dos pratos, o sal nem sempre é mocinho, podendo trazer diversos problemas de saúde.
" O principal componente do sal é o sódio que, se ingerido em excesso, aumenta a retenção de líquidos no organismo .
Além disso, também predispõe a doenças cardiovasculares , como hipertensão arterial, infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral, e doenças renais.
Conheça mais sobre esse tempero, que é queridinho para alguns e vilão para outros.



UM POUCO DE HISTÓRIA 

Ele já foi um ingrediente muito precioso ao longo de gerações , motivou guerras ao redor do mundo, ergueu impérios e estimulou o comércio entre diversos povos.Apesar de ser encontrado em grande escala pelos " quatro cantos da Terra- justamente por encher os oceanos e rechear as camadas subterrâneas  do planeta -, o sal já foi  motivo de uma verdadeira obsessão , desde o começo da civilização até cerca de 100 anos atrás. 
Sem ter consciência de que ele está presente em quase todos os países , povos e nações guerrearam por causa dele.
Em relação à culinária, esse tempero já era usado pelos antigos chineses , por exemplo , quando, ao invés de jogar o sal diretamente na comida eles inventaram vários cindimentos salgados para realçar o sabor dos alimentos à mesa.
Além disso, por ser facilmente adquirido na França, facilitou o surgimento de mais de 200 tipos de queijos.
Em resumo , o sal tornou-se importante para as pessoas no momento em que foi descoberto que era possível retirá-lo da natureza , através da evaporação da água do mar, .Isso ocorreu em várias partes do globo, há mais de 7.000 anos Ou seja , o sal pode ser  considerado um senhor de respeito.


                                                                   PERIGO À MESA

Branco , pequeno , de sabor atenuante e fácil de ser encontrado. A principio , o sal parece inofensivos, tanto que demorou anos para os especialista descobrirem seus malefícios ao organismo .
Mas agora não existem mais desculpas , pois a verdade já foi esclarecida pelos médicos: o excesso de sódio no organismo causa doenças graves .Por isso, é importante que seu consumo seja balanceado .E, para não deixar a comida sem sabor, é possível trocar o sal por outros ingredientes mais saudáveis, como manjericão , salsa ou alho.

O LADO BOM 

A chave para o sucesso é o equilíbrio , ou seja , saber dosar o sal na medida certa, pois quando consumido em grande quantidade, ele afeta negativamente a saúde das pessoas .Porém, por outro lado,também não é saudável eliminá-lo por completo da alimentação."O sódio participa de funções importantes como regulação do equilíbrio hidroeletrolítico ( quantidade de líquidos e eletrólitos dentro e fora da células), contração muscular, impulsos nervosos, ritmo cardíaco, entre outros, sendo essencial para a saúde quando consumido em pequenas quantidades".
Dessa forma, a restrição total de sódio pode trazer mais prejuízos do que vantagens para o organismo , já que o sódio é um importante nutriente para várias funções do organismo.

CURIOSIDADES

Provavelmente, você consome o sal todos os dias , seja em pequena ou grande quantidade .Contudo, existem alguns fatos sobre esse ingrediente que talvez você não conheça ! Confira abaixo uma lista de curiosidades sobre o sal.


  • O organismo de uma pessoa adulta apresenta , em média , 250 gramas de sal.
  • Se você ler o rótulo do sal,vai perceber que um de seus ingredientes é o iodo.Porém esse elemento não é encontrado originalmente no mineral, uma vez que é acrescentado no processamento do produto .E sabe o motivo? Para combater as doenças da tireoide, como bócio e cretinismo .
  • Uma das consequências da adoção de hábitos saudáveis é que o consumo de sal está diminuindo no mundo .

"É recomendado que a ingestão diária de sódio deve ser de 2 gramas, o que equivale à 5 gramas de sal de cozinha ou 5 colheres ( café) do ingrediente "
TROCAS INTELIGENTES:

DICA DE HOJE  

ALHO: ele é capaz de clarear a voz na rouquidões, além de remover mucos e pigarros.No caso de gripe ou resfriado,também ajuda a eliminar secreções respiratórias e induz a sudorese, diminuindo a a febre .Outra vantagem desse ingrediente, é que ele colabora com a prevenção da arteroesclerose e contribui com a diminuição da pressão arterial." O alho é extremamente diurético e ajuda a remover a gordura corporal , fazendo com que o organismo não a absorva completamente.Pode ser utilizado na forma de óleo, que tem recomendação de 60 a 100 mg/ dia , ou sde bulbo seco, podendo ser consumido de 2 a 4g , 3 vezes ao dia.

MANJERICÃO: essa folhinha verde é uma excelente escolha , pois, apesar de ser pequena, é antiviral , auxilia no tratamento de cataratas , diabetes, e câncer, possui ação antibiótica , acelera a cicatrização da pele e protege contra desconfortos .

sexta-feira, 15 de maio de 2015

COLESTEROL ALTO

                                       DE  BEM COM O CORAÇÃO


COM PEQUENAS MUDANÇAS NOS HÁBITOS DE VIDA, COMO PREFERIR ALIMENTOS COM BAIXO TEOR DE GORDURA E PRATICAR ATIVIDADES FÍSICAS DIARIAMENTE, É POSSÍVEL CONTROLAR OS NÍVEIS DE COLESTEROL NO SANGUE.

Segundo pesquisas , as doenças cardiovasculares são as principais responsáveis pelas mortes registradas todos os anos no Brasil.E a causa dessas doenças está associada a diversos fatores de risco, como obesidade, pressão alta, tabagismo,diabetes e colesterol alto.

 O colesterol é um tipo de lipídeo ( também chamado de gordura ) encontrado em todas as células do nosso corpo. Ele é essencial para o funcionamento normal do organismo e importante para a síntese de hormônios , como a testosterona, os estrógeneos, o cortisol e outros.

   Também é ele quem auxilia na produção dos ácidos biliares, na formação da membrana que recobre os nervos e na metabolização de algumas vitaminas , como A, D,E e K.

   Como se trata de uma substância gordurosa, o colesterol não se dissolve no sangue- sua ação é semelhante a algumas gotas de óleo em um recipiente com água .Por isso, para " viajar" através da corrente sanguínea e alcançar os tecidos periféricos , ele precisa de um transportador : as lipoproteínas , que são produzidas pelo figado.

AS TRÊS MAIORES CLASSES DE LIPOPROTEÍNAS SÃO ENCONTRADAS NOS SOROS DAS PESSOAS EM JEJUM.

VLDL( Very Low Lipoprotein ou Lipoproteína de Muito Baixa Densidade )
 São as lipoproteínas ricas em triglicérides , que contêm de 10 a 15% do colesterol total.
As lipoproteínas do VLDL  são produzidas no fígado e são precursoras do LDL.

LDL ( Low -density lippoprotein ou Lipoproteína de Baixa Densidade )

Corresponde de a 70% do colesterol total  e é a lipoproteína que contribui para a formação e placas de gordura nas artérias ,sendo o primeiro alvo das terapias que diminuem o colesterol.Ela transporta colesterol e tecidos periféricos e, em alta concentração , pode sofrer oxidação e se acumular nas artérias , entupido-as e trazendo riscos graves para a saúde.

HDL ( High- density lipoprotein ou Lipoproteína de Alta Densidade)

Compreende normalmente de 20 a 30% do colesterol total. Considera- se que os níveis sanguíneos de HDL são inversamente correlacionados ao risco de doença cardiovascular, já que existem evidências de que ele protege contra o risco do desenvolvimento de aterosclerose .
Ele remove o colesterol da periferia do corpo e o devolve para o fígado , que vai excretá -lo no intestino.

Segundo pesquisas , enquanto o LDL e o  VLDL levam colesterol para as células e facilitam o depósito de gordura nos vasos , o HDL faz o inverso, promovendo a retirada do excesso de colesterol até mesmo das placas arteriais.
" Por isso, denominamos o HDL como colesterol bom e o VLDL e o LDL como colesterol ruim ".
Devido à dieta rica em fast food e produtos industrializados , pessoas de todas as idades
têm sido atingidos pelo colesterol alto,inclusive crianças.Por isso, fique sempre atento ás taxas do sangue dos pequenos ( o colesterol total de 170 já  está elevado para eles ) e controle seus maus hábitos alimentares o mais cedo possível para evitar que cheguem à idade adulta com problemas de saúde.

TAXAS IDEAIS 

Para evitar doenças cardíacas e Acidente Vascular Cerebral ( AVC ), os valores considerados adequados variam de acordo com os fatores de risco de cada pessoa.

Adultos saudáveis 

Colesterol total
200 ou menos - desejável 
200 a 239 - limítrofe
240 ou mais -alto

Colesterol HDL
45- considerado normal
35 a 44 - pouco baixo
35 ou menos - muito baixo

Colesterol LDL
130 ou menos -desejável 
130 a 159 - limítrofe
160 ou mais - alto

Adultos hipertensos, fumantes , obesos e com histórico familiar de colesterol alto.

LDL- abaixo d 130
HDL- acima de 45 ( homens ) e acima de 50 ( mulheres )

Adultos que já infartaram ou diabéticos devem ter cuidado redobrados  em relação às taxas .

LDL- abaixo de 100
HDL- acima de 45 ( homens ) e acima de 50 ( mulheres )

" Não deixe de consultar um médico regularmente e fazer exames para verificar as taxas de colesterol"

CAUSAS

A hiperlipemia ( aumento da quantidade de lipídeos no sangue) pode ser primária, ou seja, de origem genética e hereditária , e pode apresentar hipercolesterolemia ( aumento do colesterol total circulante no sangue ) ou hipertrigliceridemia ( aumento do triglicérides no sangue ) familiar.
Já a hiperlipemia secundária pode ser causada por certas doenças , como hipotireoidismo , diabetes mellitus , insuficiência renal crônica , obesidade , entre outras.
Mas ela também pode surgir em consequência do uso de alguns medicamentos , como os betabloqueadores , diuréticos , isotretinoína , corticosteroides, ou ainda pode ser  resultados de hábitos de vida inadequados. " Dieta rica em gorduras saturadas e alto teor de carboidrato e refinado elevam muito o teor  de triglicérides livres, causando hipertrigliceridemia".
De acordo com pesquisa, o colesterol faz parte da fisiologia das células , e o nosso organismo depende dele para várias funções, mas em algumas populações ele costuma ser mais elevado.
"Além das pessoas que têm hábitos alimentares errados , os sedentários e tabagistas podem ter o LDL mais alto".

CONTROLE

Para controlar a doença , o primeiro passo é reduzir o colesterol ruim e elevar o bom.
Para isso,  é essencial adotar um estilo de vida saudável e reduzir a ingestão de gorduras saturadas ( menos que 7% das calorias totais ingeridas ) e de colesterol ( menos que 200 mg por dia ) ."Dados demonstram que a redução de 1 % de ingestão de gordura saturada reduz em 2% os níveis de colestrol no sangue ".
O uso de esteróis e etanóis de plantas é um opção terapêutica para diminuir os níveis de LDL.Também chamados de fitosteróis, esses compostos estão presentes em pequenas quantidades em frutas, verduras, óleos vegetais e em produtos enriquecidos , como algumas margarinas , sucos de laranja e molhos para a salada . " O consumo de 2 a 3 g por dia de esteróis diminui os níveis de colesterol de 6 a 15% .A ingestão de fibras solúveis ( 10 a 25 g por dia ) também ameniza a a absorção de colesterol .
Outras medidas importantes são a redução e a manutenção do peso , bem como a prevenção do sobrepeso .Em alguns casos , é possível impedir o aumento do colesterol com uma dieta equilibrada- evitar o consumo de alimentos ricos em gorduras de origem animal é uma boa alternativa.

"Faça trocas inteligentes .Substitua os alimentos ricos em gordura por alimentos mais light.No lugar do presunto, consuma peito de peru; o troque a mussarela por queijo branco  e o leite integral pela versão desnatada .



Praticar atividades física regular por pelo menos 30 minutos com exercícios moderados ou suficiente para gastar ao menos 200 kcal por dia também é recomendado .
Além disso , é interessante fazer uma avaliação médica de outras doenças metabólicas que possam estar associadas às alterações dos lipídeos , como , poe exemplo , a síndrome metabólica.
A hipertensão e o fumo também contribuem para o aumento do risco de doenças relacionadas ao alto índice de LDL. " O colesterol pode ser um fator de distúrbio hormonal e genético , por isso é bom consultar um nutricionista e ter acompanhamento médico.

MEDICAMENTOS

Além das mudanças de estilo de vida , existem várias medicações que podem ser associadas ao tratamento - especialmente quando o problema é de origem familiar , já que a produção do colesterol é mais de 70% causada pelo fígado, independentemente da alimentação .

Atualmente , alguns medicamentos prescritos pelos médicos para baixar o colesterol são as estatinas ( atuam no figado em uma fase limitante no processo de síntese do colesterol) , as resinas ácidas da bile( atuam no intestino, onde se unem à bilem ( atuam no intestino , onde se unem à bilem e evitam que ela seja reabsorvida pelo sistema circulatório ) e os fibrados ( baixam o nível de triglicérides e de LDL e podem aumentar o HDL).

CONSEQUÊNCIAS 

O colesterol ruim pode acarretar a obstrução progressiva das coronárias e das artérias que levam sangue para os órgãos vitais, como o cérebro e o coração , podendo causar um AVC, infarto do miocárdio , angina , doenças coronárias e aterosclerose .Além disso , a falta de circulação em qualquer outro órgão pode causar lesões irreversíveis , como, por exemplo , trombose de pernas, braços e rins , e até mesmo levar à morte.

Outro fator agravante é que algumas doenças podem estar associadas ao colesterol elevado, o que aumenta ainda mais o risco cardiovascular." Pressão alta, alterações nos níveis de glicose e gordura visceral ( abdominal) aceleram ainda mais o envelhecimento da artérias".

MUDANÇA DE HÁBITOS

Algumas mudanças no estilo de vida podem ajudar a diminuir o colesterol ruim .Alimentação adequada e fracionada , atividade física regular e controle do peso favorecem a redução do LDL  e dos triglicérides e elevam o HDL - fundamentais para diminuir os riscos de ter doenças cardiovasculares.

ALIMENTOS : ALIADOS OU VILÕES

Os alimentos mais indicados são os com gorduras do bem , que protegem o coração e auxiliam o colesterol bom a aumentar como peixes, castanhas, azeite e nozes. As fibras solúveis também ajudam a eliminar o mau colesterol, pois funcionam como uma esponja. capturando a gordura ruim  e a eliminando do organismo .Optar por alimentos funcionais, como a margarina e o iogurte com fitoesterois que ajudam a reduzir a absorção do colesterol , também é uma boa opção.



" Alimentos ricos em fibras , como a berinjela , as frutas e os integrais têm , sim , o poder de auxiliar o controle do colesterol .Porém , o ideal é consumir esses alimentos crus, pois tanto o cozimento quanto o liquidificador diminuem as fibras. Ou seja, prefira a berinjela crua ou menos cozida possível e aposte nas frutas sólidas no lugar do suco".

O ovo é um alimento que já causou muita repercussão .Ele teve fama de vilão, mas hoje em dia é considerado riquíssimo em vitaminas, com pouca gordura e capaz de dar a sensação de saciedade." O ovo tem uma substância chamada lecitina , que diminui a absorção do colestrol no intestino, ajudando a regular o LDL.Ele apresenta também a colina, substância conhecida por preservar e ajudar a memória .Ou seja , na hora de escolher entre a carne vermelha e o ovo prefira a segunda opção.
Mas é preciso consumi-lo com cautela, não se deve exagerar.

 Já os sorvetes, biscoitos recheados, tortas , croissants, pães de queijo , biscoitos amanteigados, frituras, fast foods,bebidas alcoólicas, e bolos, principalmente os com cobertura devem ser evitados , já que apresentam gorduras que aumentam ( e muito) o colesterol total e o LDL.As carnes vermelhas também são fonte de gordura de animal e devem ser consumidas no máximo duas vezes por semana.

As medidas que realmente surtem efeitos na luta pela saúde e dão bons resultados incluem substituir os alimentos refinados pelas versões integrais, comer duas vezes por semana ( exceto os fritos) e  fim de semana. "Mas não adianta alterar a alimentação por três meses, refazer os exames e depois voltar a se alimentar mal. Essas mudanças saudáveis são para a vida toda ".

                                                          ATIVIDADES FÍSICAS 

Para o controle do colesterol , também é fundamental fazer uma atividade física .Recomenda-se praticar pelo menos 30 minutos de exercícios moderados diários que devem  representar um gasto de 200 calorias ao dia.

Além de proteger o coração, enrijecer os músculos e aumentar o condicionamento físico , os exercícios também colaboram com o controle do colesterol, já que ajudam a elevar o HDL e a diminuir o LDL." Essas alterações nos índices de colesterol ocorrem porque durante o exercício a circulação sanguínea aumenta , ativando o fluxo de sangue na as veias e artérias .Isso evita que as gorduras - os triglicérides e o colesterol ruim- se instalem e se acumulem na parede das artérias".

Ao evitar o acúmulo de gordura , o coração fica protegido de um dos fatores de risco mais perigosos para as doenças cardiovasculares: a aterosclerose .Ou seja, esse é um ótimo motivo para abandonar o sedentarismo de vez.

Algumas ótimas sugestões de exercícios são caminhada , natação, aulas de práticas aeróbicas , pedalar ou pular corda." Atividade aeróbica moderada e de longa duração , e torno de 40 a 60 minutos diários , parecer ser eficiente para os argumentos significativos do HDL com concomitante declínio do LDL e colesterol total".

            DICA DE HOJE 

Porém, antes de começar a se exercitar é fundamental fazer uma avaliação médica cardiologista completa e checar se não há algum processo de aterosclerose acelerado , pois mesmo sem sintomas já pode haver alterações coronarianas e um risco maior de enfartar durante alguma atividade física." Se
o paciente já tiver alguma obstrução de artéria , obesidade, hipertensão e diabetes, ele precisa realizar atividades físicas de forma  controlada para evitar alguma manifestação da doença cardíaca.