terça-feira, 2 de junho de 2015

TIREOIDE EM PANE

QUANDO ESTÁ DESREGULADA, ESSA GLÂNDULA CAUSA DIVERSOS PROBLEMAS DE SAÚDE.


Você sabia que a tireoide é uma das glândulas mais importantes do corpo humano?Ela é a responsável pela secreção de hormônios e executa as tarefas de supervisionar, estimular e induzir todos os órgãos e funções do organismo em uma determinada sequência .

Ela possui a forma de uma borboleta e está localizada na parte inferior do pescoço .
Suas função é produzir os hormônios que controlam a velocidade com que quase todas as células do organismo funcionam, ou seja, controlar a velocidade do metabolismo ".
Contudo, o grande problema surge quando a tireoide se desregula, passando a produzir hormônios em excesso ou em menor quantidade necessária - doenças conhecidas como hipertireoidismo ou hipotireoidismo respectivamente.Saiba mais sobre os distúrbios que podem atingir essa glândula!

HIPERTIREOIDISMO: mais comum entre as mulheres, a doença é causada pela grande produção de hormônios pela tireoide. Se não tratado, o hipertireoidismo pode levar a outros problemas de saúde.Alguns deles, mais graves envolvem, o coração- batimento cardíacos acelerados e irregulares , e insuficiência cardíaca congestiva -além de problemas nos ossos.

HIPOTIROIDISMO: a insuficiência na produção de hormônios da tireoide causa esse distúrbio, prejudicando o organismo, o qual começa esse distúrbio, prejudicando o organismo, o qual começa a funcionar de maneira mais lenta ( o coração , por exemplo ). Para tratar esse problema, geralmente é indicado o uso de medicamentos na forma de comprimido, com finalidade de repor os hormônios ausentes no corpo.

HASHIMOTO: ela é conhecida como uma inflamação da glândula tireoide, tornando-se uma doença autoimune.Ela é causada por um erro do sistema imunológico,no qual o próprio organismo produz anticorpos contra as células da tireoide." O tratamento é com a reposição do hormônios conhecido como levotiroxina, que deixou de ser produzido pelo organismo".

BÓCIO: também conhecido como papo, o bócio é caracterizado pelo aumento do volume da tireoide ou inchaço dessa parte do corpo .A principal causa de sua ocorrência é a ausência de iodo no organismo, mas também pode surgir devido a tumores na tireoide.

SINTOMAS DE PESO 

Engordar pode ter relação com o hipotireoidismo, mas esse distúrbio não é o único culpado.Entenda!

A tireoide é uma das maiores glândulas do nosso corpo.Porém, o tamanho não é o único destaque: ela é fundamental para garantir o equilíbrio do organismo.

Isso porque o hormônio que ela produz é essencial para o metabolismo e interfere no desenvolvimento humano, nos ciclos menstruais, na fertilidade, no controle emocional e no peso. Esse último costuma se tornar um problema para quem costuma se tornar um problema para quem tem hipertireoidismo, pois com a glândula desregulada, é comum subir os ponteiros da balança.Mas por que isso acontece e até que ponto a doença interfere o ganho de peso?


É DEVAGAR, DEVAGARINHO!

O ritmo do organismo depende diretamente da atuação da glândula, por isso é natural que a doença torne o metabolismo mais lento, um dos fatores do aumento de peso. Em outras palavras, a falta do hormônio influencia na velocidade com que os alimentos ingeridos são transformados em energia, - ou seja, mais devagar -assim como a própria queima calórica.Mesmo assim, apesar de tornar mais propício os quilinhos extras, a situação não deve ser encarada como problemática, isso se tratada com  cuidado. 

" Há um aumento de gordura e retenção líquida.Mas, para gerar alteração de peso, a disfunção deve ser grande e por um bom tempo, 
Ainda assim, o aumento de peso é pouco , não mais do que 2kg a 3kg '.

FATORES ASSOCIADOS

A doença torna um aumento de peso até justificável, porém, isso acontece apenas se tireoide estiver desregulada e relacionada ao consumo de alimentos gordurosos e falta de exercícios - o que pode levar a obesidade ." Atualmente, os exames de tireoide são solicitados frequentemente .Assim, a maioria dos pacientes é detectada com pouco tempo de doença, insuficiente para alterar o peso. O comum é as pessoas terem hábitos alimentares ruins e sedentarismo , aumentando o peso de forma independente da doença tireoidiana . Ou seja, a condição , uma vez em tratamento e com a medicação adequada, não leva o aumento de peso e também não impede o emagrecimento."A abordagem com ajuste do hipotireoidismo, modificação do estilo de vida, alimentação equilibrada, exercícios regulares, medicamentos mais naturais como os fitoterápicos e ortomoleculares , e também os medicamentos convencionais quando necessários frequentemente produz resultados melhores e mais sustentáveis".

PRATO MAIS QUE BONITO

Comer regularmente- para não descontar demais em apenas uma refeição -, consumir alimentos nutritivos e naturais e evitar excesso de sal e a açúcar faz toda a diferença para manter a saúde e o peso ideal.

TODO DIA É DIA 


" O exercício físico não combate a disfunção na tireoide , mas é um poderoso aliado para diminuir os sintomas e melhorar fatores associados à manutenção de um corpo saudável ".
Para quem te hipotireoidismo , as práticas indicadas são caminhada, corrida e natação, associados à musculação ." O aumento da massa muscular acelera o metabolismo e curto e longo prazo, aumentando com isso o gasto calórico". 


Recomenda-se 150 minutos semanais de atividades física , ou seja , cerca de 30 minutinhos por dia!

" Mulheres entre 40 e 60 anos são mais acometidas por essa doença. Para que os sintomas do hipotireoidismo não sejam confundidos com os da menopausa , procure acompanhamento profissional"

ESTEJA ALERTA 


O aumento de peso é sempre relacionado ao hipotireoidismo , porém, como já visto, ele não pode ser encarado como problema principal.
Outros sintomas da doença que e que podem afetar - e muito - a vida do enfermo são:
  • Indisposição
  • Dificuldade de concentração diminuição do raciocínio e déficit de memória 
  • Depressão
  • Intestino preso
  • Diminuição dos batimentos cardíacos (também chamada de bradicardia)
  • Colesterol aumentado
  • Anemia
  • Distúrbios dos ciclos menstruais (variando desde o sangramento menstrual até a ausência da menstruação)
  • Inchaço ( edema ) por causa do acúmulo de proteínas na pele e músculos
  • Infertilidade ( no homem e na mulher )
  • Em crianças, baixa estatura ( comprometimento no crescimento)
  • Sono excessivo
  • Apatia 

Um comentário:

  1. Boa tarde Dr. Ev Maciel Martins observando neste blog,vemos como o nosso corpo é fragil e precisa da nossa ajuda, tenho certeza que se cada pessoa cuidar do seu propio corpo essas pessoas tambem será ajudada pelo mesmo, obrigado Doutor pelo seu trabalho, irei ajudar a minha garganta e educar a minha voz na hora de ministrar a palavra de Deus,Deus abençõe o seu trabalho.

    ResponderExcluir