DISTÚRBIOS NA TIREOIDE PODEM SER PERCEBIDOS POR MEIO DE SINTOMAS COMUNS.
Ao ouvir falar em distúrbios na tireoide, é comum que a maioria das pessoas associe essa informação com um sintoma bastante clássico: a alteração no peso.Contudo, quando essa glândula fica desregulada , várias outras consequências podem ocorrer no organismo , como a queda de cabelo e a depressão ."A tireoide é uma glândula endócrina , ou seja, produz hormônios que são lançados na corrente sanguínea para atuar em todo o organismo .Quando ocorrem problemas na produção desse hormônio , o tratamento é repor ao seus níveis ideais. E, como os sintomas são muito parecidos com os de outras doenças, é fácil se confundir.Daí a necessidade de avaliação do médico especialista".
MAL DO SÉCULO
A depressão atinge cada vez mais pessoas de todas as idades: crianças, jovens, adultos e idosos.Só no Brasil , afeta mais de 36 milhões de pessoas . De acordo com pesquisas , em 2020 , a depressão setá tão comum quanto a dor nas costas. E, a essa altura , você deve estar se perguntando o que isso tem a ver com a tireoide, certo? É que a depressão pode ser um sintoma de que essa na glândula está desregulada.
Embora os mecanismos envolvidos nessa associação entre depressão e tireoide ainda não estejam claros, especialistas acreditam que uma doença tem relação direta com a outra.
" O fato é que desde que foram descritos os primeiros casos de hipotireoidismo , sempre se notou essa associação .As primeiras descrições , ainda do século passado, falavam de uma depressão profunda , e até hoje se confunde o quadro de hipotireoidismo co o quadro de depressão".
DIABETES
Algumas pesquisas e estudos afirmam que cerca de 25% dos diabéticos tipo 1 apresentam anticorpos contra a tireoide , que podem ocasionar doenças como o hipotireoidismo e o hipertireoidismo . Mas, afinal , essa relação realmente existe?
" Há uma conexão entre duas doenças , exatamente devido ao estímulo aos anticorpos .O principal motivo é o componente imunológico do diabetes tipo 1, que é uma doença heterogênea com diversas formas e graus de processo imune envolvidos e com suscetibilidade genética".
"MINHA CABEÇA VAI EXPLODIR "
Quem tem cefaleia sabe, o quanto é ruim sofrer com seus sintomas.Contudo, o que muitas pessoas podem não ter consciência é que existe uma relação entre dores de cabeça e distúrbios na tireoide ."O hipertireoidismo pode provocar dores na cabeça, mas não enxaqueca.Isto ocorre porque há uma hiperativação metabólica que pode levar à hipertensão.
E, nos casos mais graves , podem ocorrer também encefalopatia e crises convulsivas".
" Pacientes que sofrem de depressão devem fazer também exame de tireoide"
SINTOMAS GERAIS
- Cansaço e sono durante dia;
- Cabelos caindo , secos e quebradiços e com crescimento lento;
- Unhas frágeis, estriadas e quebradiças , às vezes com crescimento lento
- Dificuldades e desânimo para iniciar tarefas físicas e mentais;
- Libido mais baixa que o o habitual, e/ou dificuldade para emagrecer
- Pés e mãos frios, principalmente à noite
- Dificuldade para emagrecer principalmente por retenção de líquidos
- Dificuldade para suar, mesmo durante uma atividade física
- Desconforto em temperaturas frias
- Dificuldades de atenção , concentração e memória
- Pele ressecada , principalmente cotovelos e calcanhares
- Tendência à prisão de ventre
- Sono excessivo , mesmo que, às vezes superficial
- Mau humor ou tristeza ao acordar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário