terça-feira, 16 de junho de 2015

ALZHEIMER

O CAMINHAR DA DOENÇA

ENTENDA O PASSO A PASSO DO ALZHEIMER, DESDE O INÍCIO ATÉ O ESTÁGIO FINAL, E SAIBA COMO MELHORAR A VIDA DO PACIENTE EM CADA FASE

O Alzheimer é uma doença que surge em pequenas doses.Os sintomas vão aparecendo aos poucos , o que é um problema para um diagnóstico claro." Diferenciar depressão de um quadro inicial de demência pode ser desafiador em alguns casos. As principais diferenças são que, no caso de depressão, o início da perda de memória é bem delimitado, o paciente costuma acertar os testes quando lhe são oferecidas pistas , o próprio paciente se preocupa com o esquecimento .Já nos casos de doença de Alzheimer isso é bem mais raro".

Depois do diagnóstico clínico e nutrólogo , por um especialista , os sintomas iniciais da doença, tristeza, lapsos de memória e falta de senso de direção - tendem a evoluir com o passar dos anos e, dessa forma, nota-se uma piora no quadro do paciente.Isso acontece porque a enfermidade é progressiva e afeta, de maneira lenta, o sistema nervoso.As mudanças não ocorrem todas de uma vez, acontecem por etapas, que vão desde o mero esquecimento até a incapacidade mental e motora. Apesar de alguns pacientes apresentarem períodos de estabilidade , é comum que todos passem por três fases conhecidas como inicial, intermediária e grave.

ESTÁGIO INICIAL 

A doença costuma acometer idosos a partir dos 60 anos, por isso, caso os familiares e cuidadores, é preciso buscar auxílio profissional. " Hoje sabe-se que antes mesmo do aparecimento dos esquecimentos, alguns sintomas costumam surgir.É o caso da tristeza , do isolamento social, da irritação e da perda de peso sem explicação ".Porém, a característica clínica inicial da doença é o comprometimento da memória recente , o que explica as conversas e perguntas repetidas.

Principais sintomas: tristeza, isolamento, irritação,lapsos de memória e perda de peso repentina.


PRIMEIROS CUIDADOS 

Para retardar o andamento da doença, uma medida importante é analisar e reduzir os fatores que podem levar ao problema. Isso significa tratar os problemas comuns e que são inflamatórios como diabetes , hipertensão, colesterol alto e alterações na tireoide.Já ouviu dizer que " você é o que você come"? Essa sentença refere-se ao fato de que uma alimentação ruim só pode trazer problemas, não apenas curto, mas a longo prazo .Ou seja , quanto mais cedo você equilibrar a sua alimentação, melhor! Nessa etapa é essencial a preferência por alimentos naturais, fugindo dos processados , refinados e com altas doses de açúcar. Praticar exercícios  físicos regularmente e garantir uma boa noite de sono também auxiliam na melhoria de vida do paciente."Na fase inicial é também importante o uso de medicações que aumentam os níveis do neurotransmissor acetilcolina, como donepezila , rivastigamina ou galantamina ( anticolinesterásicos ) .Elas ajudam a diminuir o avanço da doença , preservando a funcionalidade e diminuindo as alterações de comportamento.São medicações que até mesmo o SUS fornece e o quanto antes forem iniciadas, apresentam melhores resultados ".

EXPLICANDO O ALZHEIMER 


No primeiro estágio é comum que os familiares mais próximos não entendam o porquê do aparecimento da doença, mas nem mesmo os pesquisadores conseguem explicar o motivo. Entretanto , sabe-se quais são as lesões cerebrais que ocasionam esses mal. Um exemplo é o depósito de substância no cérebro e que originam as placas beta- amilóides.

Essas proteínas são capazes dese ligar fortemente aos neurônios , causando o enfraquecimento das sinapses-conexões entre uma célula e outra - e, consequentemente o começo da demência ."A principal região do cérebro que é acometida inicialmente pela doença chama-se hipocampo. estrutura responsável pela consolidação de memórias".

Outros processos que estão ligados ao começo do Alzheimer são chamados de estresse oxidativo ( envelhecimento precoce das células) e a glicação  ( excesso de açúcar no organismo).


ESTAGIO INTERMEDIÁRIO


Sabe os problemas comuns na primeira fase? Eles continuam com o avançar da doença, porém são mais intensos, o que já prejudica potencialmente a independência e a saúde do paciente.

" Na fase moderada, há necessidade de ajuda em tarefas do dia a dia.Sair de casa sozinho, dirigir e tomar as medicações já se tornam atividades de risco"

Principais sintomas: dependência,agressividade, memória falha , estresse e estranhamento.


GARANTINDO O BEM ESTAR


Assim como no primeiro estágio da doença, os cuidados com os outros problemas de saúde boa alimentação , atividades físicas regulares e sono reparador devem continuar .Já quando o assunto é medicamento , apesar de ajudar a retardar a doença , ele possui efeito temporário .Por isso, médico clínico geral recomenda: " uma droga recentemente lançada é a memantina , que atua diferente dos anticolinesterásicos .Ela é mais usada da fase intermediária para a avançada do Alzheimer , melhorando , em alguns casos, a dependência do portador para tarefas do dia a dia" Nesses estágios da doença é comum que os mais próximos do enfermo apresentem sinais de estresse , cansaço e até mesmo entrem em depressão." O foco passa a ser educação dos familiares e cuidadores para que lidem melhor com a doença ", ainda indica auxílio psicoterápico , para amparar quem tem contato co o Alzheimer .

ESTÁGIO FINAL 


Com o avançar da doença, o paciente necessita de supervisão constante e auxílio nas atividades mais básicas , como higiene pessoal, alimentação e banho. Também é comum que não reconheçam mais o familiares , além de se tornarem apáticos e mais magros e abatidos .
" Muitos acabam ficando em cadeira de roda ou mesmo acamados.Nessa etapa, são mais suscetíveis a infecções , quedas e desidratação".


Principais sintomas: dependência total, apatia , dificuldade para andar e falar , perda intensa de memória , infecções e outros problemas de saúde.


OFERECENDO PROTEÇÃO 


"Os problemas motores e a possibilidades quedas devem estruturar domésticas que deverá sofrer adaptações com apoiadores nas paredes , no banheiro .. e a fisioterapia , que é importantíssima para retardar a perda muscular".

Escadas também são fatores de risco e devem ser evitadas." O ideal, ainda , é que os familiares estejam com pensamentos e o posicionamentos em relação ao cuidado sempre alinhados.Brigas e divergências sempre prejudicam o paciente ".


" A doença de Alzheimer é bastante complexa, por isso é difícil precisar o quanto de tempo se consegue adiar a mudança de fases".


Nenhum comentário:

Postar um comentário