quinta-feira, 18 de junho de 2015

LINHA TÊNUE

A PERDA DE MEMÓRIA É UM DOS SINTOMAS MAIS CLÁSSICOS DO ALZHEIMER.MAS AFINAL, O ESQUECIMENTO É SEMPRE SINAL DESSA DOENÇA?


VOCÊ ALGUMA VEZ JÁ SE ESQUECE ONDE DEIXOU AS CHAVES DE CASA? Ou encontrou uma pessoa na rua que parecia familiar,mas não conseguia se lembrar de onde a conhecia? Ou, então, marcou um compromisso com alguém e acabou se esquecendo? Todas essas situações podem acontecer com qualquer pessoa, inclusive com quem não apresenta nenhum tipo de doença neurodegenerativa.
" A memória é um processo complexo que depende de inúmeros fatores e do grau de atenção da pessoa.Afinal, quando recebemos qualquer informação externa , conseguimos retê-la, por no máximo , um segundo .Quando o conteúdo , não é processado, ele se apaga , pois não podemos sobrecarregar o sistema neurológico". 
Dessa forma os sintomas do Alzheimer, a perda de memória também é resultante de vários outros motivos.

QUANDO SE PROCURAR 

Todas as pessoas se esquecem de acontecimentos ou fatos, uma menos e outras mais. O problema é quando a sua vida e suas atividades diárias começam a ficar comprometidas. Assim, não lembrar o nome de familiares próximos ou não conseguir fazer um de familiares próximos ou não conseguir fazer um caminho habitual são exemplos de quando a perda de memória torna-se um sinal de algo mais grave.

 No caso do paciente de Alzheimer , o esquecimento acontece em decorrência da destruição dos circuitos neuronais responsáveis pela aquisição da informação , tornando a falha de memória algo rotineiro,Tudo começa com as estruturas mesiais do lobo temporal, que são o hipocampo- porta de entrada da memória -, e as áreas cerebrais vinculadas à   olfação e à degustação .Assim , os neurônios destas áreas começam a de desintegrar e prejudicar o circuito neuronal".
Contudo, com as mudanças de hábitos é possível amenizar esse problema , garantido melhores condições de vida para os pacientes. De acordo com especialistas, é importante se exercitar fisicamente e intelectualmente, além de se alimentar muto bem, evitando os produtos ricos em gorduras saturadas, açúcar industrial e excesso de bebidas alcoólicas .

POR QUE NOS ESQUECEMOS DAS COISAS?
Os lapsos de memória são comuns e não significam. obrigatoriamente, a existência de doenças .
Ao ingerir grande quantidade de bebida alcoólica por exemplo, é possível que haja comprometimento desse sentido.Além disso, medicações , traumas cranianos e alguns alimentos também podem causar esquecimento .Outras doenças, como hipotireoidismo e diabetes também possuem relação com o ato de esquecer.

E O QUE É AMNÉSIA?

É o desaparecimento por completo da informações externas retiradas correspondentes a um determinado período da vida da pessoa." É comum o seu desenvolvimento porque existem inúmeras doenças neurológicas, clínicas e psiquiátricas que podem causá-la, como intoxicação exógena por drogas lícitas , crises convulsivas, infecção sistêmica ou neurológica e traumas psicológicos, esclarece o neurologista.

" O esquecimento é um processo natural do cérebro , pois se não utilizamos as informações adquiridas , elas desaparecem para dar lugar a outras. Este processo é muito importante para a saúde das pessoas ".

TIPOS DE MEMÓRIA  

Curto prazo: sabe quando você quer pedir uma pizza e memoriza o número do telefone para disca-lo ? É bem provável que logo depois você se esquece dessa informação, mais saiba que isso é normal e acontece com grande parte das pessoas.

Periódica: lembra aquele primeiro encontro com o amor da sua vida? Mesmo com o passar dos anos  é possível que você não tenha esquecidos alguns detalhes , como a roupa que vestia e o que sentiu nesse momento. Ou seja, guardou na memória um período importante da sua história.

Operativa: aquela velha história de que andar de bicicleta a gente nunca esquece é a mais pura verdade .Também conhecida como memória automática, é o tipo de informação que fica armazenada no cérebro e permite a realização de duas coisas ao mesmo tempo, como conversar e dirigir.

Semântica: é o tipo que faz com que você consiga associar o nome de um objeto a sua imagem.É ela que permite que você se lembre do nome do presidente do país ou o que significa laranja.

Prospectiva: quando você não anota na agenda uma informação ou compromisso, está usando essa parte da memória .Ou seja, é ela a responsável por registrar eventos futuros e é bastante frágil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário