AFINAL O QUE PODE?
Os médicos costumam dizer que toda doença nada mais é do que alguma modificação ou desequilíbrio do funcionamento do nosso organismo : se tudo está trabalhando do jeito certo e na hora correta, não há problema de saúde! Por isso mesmo, se a glândula tireoide não está indo bem, uma série de males pode aparecer .A desvantagem é que essa estrutura atua justamente regulando vários sistemas do corpo humano, e justamente por isso a proporção dos problemas acaba sendo ainda maior.
Para entender o tamanho do problema , é importante conhecer melhor como funciona esse tal de tireoide.A glândula produz dois hormônios principais, o T3 e o T4 .Os números representam a quantidade do elemento iodo que eles levam em sua composição : enquanto uma leva três, o outro carrega quatro. "Esse ultimo funciona como um pré- hormônio e corresponde a cerca de 80% da produção hormonal da glândula .Ao chegar aos órgãos periféricos e no figado, ele é transformado em T3, que dentro da célula produzirá os efeitos metabólicos necessários para o tecido em questão , de acordo com as necessidades dele no momento".
O PAPEL DA HIPÓFISE
Diversas células recebem esses hormônios, entre elas as que compõem os rins, o intestino, o coração, pele, cabelo, unhas,músculos, ossos e o sistema nervoso .E quem regula se está tudo acontecendo em ordem é o TSH(sigla inglesa para hormônio tireoestimulante) .Ele é produzido pela hipófise , a glândula menor ainda, que se localiza na base do cérebro w é considerada a maestra do nosso organismo .Esse hormônio é liberado quando a quantidade de T4 diminui." Principalmente o T4 inibe a liberação do TSH. A síntese e a liberação dos hormônios da tireoide estão sob a influência regulatória de um feedback negativo".
Basicamente, esses hormônios atuam como motoristas do corpo, regulando a velocidade com que os processos vitais ocorrem - como a digestão , os batimentos cardíacos e a produção de proteína -, para que tudo funcione no tempo mais adequado para a situação.E é ai que reside todo perigo; o que acontece com tudo isso se a quantidade desses hormônios aumentam ou diminui?
QUANDO A VELOCIDADE ESTÁ MUITO ALTA OU BAIXA DEMAIS
Os dois males mais comuns que acometem a tireoide estão relacionados com a quantidade de hormônios produzidos pela glândula.Quando a fábrica está funcionando a fábrica está funcionando até demais , o nome do quadro é hipertireoidismo .
Isso faz que a velocidade do metabolismo fique nas alturas, e tudo flua com muita rapidez." Neste caso, os sintomas incluem taquicardia , intolerância ao calor, sudorese, excessiva, tremores de mãos,agitação,insônia, redução de peso ,diarreia, podendo inclusive desencadear transtornos psiquiatrícos".
Esse quadro clínico pode se relacionar, ainda , à tireotoxicose , e na maioria das vezes é causada por uma disfunção autoimune denominada doença de graves .
Nela o organismo produz anticorpos contra a tireoide que , no lugar de atacá-la, fazem que ela produza mais hormônios .Em outras situações , o aparecimento de nódulos na glândulas , que aumentam seu volume , também pode elevar a produção hormonal do órgão , ou , então, o hipertireoidismo pode ser causado por consumo muito de iodo.
SINAIS DO HIPOTIREOIDISMO
Já a situação contrária pode trazer prejuízos .É muito mais comum encontrar pessoas que sofram com o hipertireoidismo , em que são sintetizados e liberados menos hormônios do que o necessário ,A maioria dos sintomas se inverte nessa hora: " Eles variam de pessoa a pessoa e conforme o grau da disfunção, incluindo sonolência, cansaço, prisão de ventre, fadiga, intolerância, a ambientes frios, cãibras, redução da visão , ganho de peso , redução de reflexos, fala e pensamentos lentificados,inchaço.
QUANDO A TIREOIDE NÃO OBEDECE , O CORPO PADECE.
CONHEÇA MELHOR AS ALTERAÇÕES QUE O HIPO E O HIPERTIREOIDISMO FAZEM NO CORPO.
CÉREBRO E SISTEMA NERVOSO
HIPO: se relaciona com a depressão e danifica memória , raciocínio, fala e movimentos.
CORAÇÃO E SISTEMA VASCULAR
HIPO: causa redução do ritmo cardíaco e da força das contrações
HIPER: sintomas como taquicardia e arritmia se manifestam
INTESTINO E SISTEMA DIGESTÓRIO
HIPO: causa prisão de ventre no intestino e redução da urina nos rins.
HIPER: pode ocasionar diarreias e aumento de diurese.
SISTEMA REPRODUTOR
HIPO: há queda de libido , infertilidade e irregularidades menstruais.
HIPER: a libido é aumentada, mas a infertilidade continua e ocorrem alterações no ciclo menstrual
MÚSCULO E OSSOS
HIPO: há redução da massa muscular e óssea, o que ocasiona fraquezas.
HIPER: os sintomas são os mesmos , pois há maior queima das proteínas.
TEMPERATURA E PESO CORPORAIS
HIPO: há retenção de líquidos e queda do metabolismo, além da redução da temperatura do corpo, o que traz intolerância ao frio.
HIPER: o metabolismo rápido aumenta o apetite, mas ajuda na redução do peso.
Sobe a temperatura do corpo, o que eleva a sudorese .
Nenhum comentário:
Postar um comentário