SUGESTÕES DE HÁBITOS QUE AJUDAM A RETARDAR A DOENÇA E PROMOVEM MELHORIA NA VIDA DO PACIENTE.
O DIAGNÓSTICO CLÍNICO É SEMPRE UM BAQUE, MAS NÃO PRECISA SER UMA SENTENÇA. Através de práticas que melhorem a reserva cognitiva, os enfermos podem amenizar a doença e ter uma vida produtiva.Mas o que seria cognitiva? " o termo refere-se à capacidade do cérebro de lidar com a perda de neurônios por degeneração". Isso pode ser conquistado através de simples hábitos do cotidiano, que vão desde uma alimentação saudável , prática de exercícios físicos até uma boa noite de sono.
1 Não fique parado: o sedentarismo pod
e afetar o seu rendimento cognitivo , ou seja, compromete processos essenciais como o de atenção , percepção , memória e imaginação .Além de práticas regulares de exercícios, atividades sociais que envolvam debates, leitura,jogos ,manutenção do bom humor e controle de emoções também são indicadas. " Todas essas práticas ajudam o cérebro a sempre formar novas sinapses, que significam ligações entre as células nervosas".
2 Alimente-se bem: " uma das armas poderosas na prevenção do Alzheimer é a nutrição .Cada vez mais estudos demonstram que existem alimentos que favorecem o desenvolvimento da doença e outros que possuem grande fator protetor "Exemplos de pratos saudáveis são aqueles que contêm boas taxas de ômega 3 e vitamina E encontrados em uma dieta rica em peixes, verduras verde-escuras, sementes e oleaginosa, frutas e etc. Lembrando que o cardápio deve ser sempre balanceado.
4 Bom sono: quando as noites são passadas em claro, de nada adianta a alimentação e a prática de exercícios , por isso, é fundamental que o sono seja reparador .Porém que sejam buscados tratamentos naturais como fitoterápicos e meditação para que o problema não se torne crônico e agrave o quadro do Alzheimer.
5 Aliados da cabeça : uma pesquisa feita divulgou que algumas substâncias encontradas no chá verde e no vinho tinto são capazes de quebrar a proteína-a beta- amilóide - que causa estragos no cérebro, desencadeando o Alzheimer .As substâncias ( galato de epigalocatequina e resveratrol, respectivamente) são uma boa notícia para a evolução do tratamento de pacientes com a doença, mas alimentos devem sem consumidos com a cautela .
CÉREBRO TREINADO
UM MÉTODO DESENVOLVIDO TEM A SEGUINTE PROPOSTA : desafiar o cérebro todos os dias para colher melhores resultados cognitivos." O treinamento cerebral é individual , com exercícios personalizados para cada necessidade e é uma forma de aumentar as habilidades de aprendizado , como memória atenção e raciocínio.Isso ocorre devido à capacidade de o cérebro modificar suas conexões neuronais, de acordo com a demanda de aprendizado , a chamada neuroplasticidade".
Ainda destaca que o treinamento cerebral ajuda a diminuir os riscos de desenvolver o Alzheimer e ainda ajuda a retardá-lo, pois mantém o cérebro mais ativo ."Como o treinamento fortalece habilidades cognitivas, quase todo o mundo pode se beneficiar do programa , pois o cérebro pode melhorar a qualquer idade.O treinamento pode ser aplicado em pessoas co dificuldades aprendizado ( TDAH, DISLEXIA,DIFICULDADE DE LEITURA,ETC) , que sofreram traumatismo craniano ou que querem melhora sua agilidade mental"
Nenhum comentário:
Postar um comentário