sexta-feira, 19 de junho de 2015

CURA DO ALZHEIMER

O ALZHEIMER É UMA DOENÇA DEGENERATIVA , MAIS COMUM APÓS OS 65 ANOS DE IDADE E PROGRESSIVA DE CÉLULAS NEURAIS.

Seus sintomas podem ser amenizados com medicamentos e tratamentos, mas ainda não existe uma cura. Porém , em 2013 , um grupo de pesquisadores diz ter conseguido reverter a doença pela primeira vez.

                               E AGORA ?


Por se tratar de um estudo,essa medida não pode ser considerada definitiva.Mas, para alguns médicos ,já é um avanço grande na área de tratamento do Alzheimer.Se esse fato for confirmado por outros especialista terá um alcance maior e ajudará em diversos tratamentos para a doença , melhorando de maneira considerável os sintomas dos pacientes.

Nos portadores da doença , a região do hipocampo - onde funciona o centro da memória, convertendo as de curto prazo em memórias de longo prazo - é uma das primeiras a ser afetada.



Por isso, a degradação dessa área mostra alguns dos primeiros sintomas do Alzheimer , como o esquecimento e a desorientação.
Pensando nisso, a equipe de estudiosos  usou, uma técnica de estimulação cerebral profunda.
Isto é, quando os exames são feitos, eles revelam que o lobo temporal-onde se localizam o hipocampo e o cingulado posterior-, usa menos glicose que o normal , indicado que há um problema.Por isso, para tentar mudar esse quadro , os pesquisadores enviaram impulsos elétricos para o cérebro dos pacientes através da implantação de eletrodos.

" Este estudo foi publicado em 2013, com seis pacientes que haviam sido submetidos à estimulação de uma região do cérebro ligada à memória. A resposta das habilidades cognitivas destes pacientes foi bem diversificadas , alguns responderam bem, outros nem tanto .O que foi observado é que o metabolismo cerebral de glicose após esta estimulação constante voltou aos padrões de uma pessoa normal"

RESULTADO PROMISSORES


Nos resultados descritos pela publicação , testes realizados um ano depois do procedimentos mostraram que a redução da glicose foi revertida nas seis pessoas.Além disso, dados concluíram que em dois pacientes , a deterioração da área do cérebro associada à memória não só parou de encolher como voltou a crescer. Já nos outros quatro, o processo de deterioração parou por completo .Os cientistas admitiram , porém , que a técnica ainda não é conclusiva e que necessita de mais investigação.

Por isso, apesar do resultado positivo do estudo , pesquisadores ainda acreditam que outras pesquisas devem ser feitas para que o tratamento possa ser concretizado ." Mas estudos são necessários e com um número maior de pacientes, além de pacientes com níveis semelhantes de doença , para que se possa avaliar se houve uma resposta a esse tratamento ".
Ao se falar em reversão é preciso tomar cuidado , pois- segundo a médica - não há evidências de que a patologia cerebral tenha desaparecido do cérebro." Pode ser que os sintomas sejam controlados com este tipo de tratamento .Mas, como a doença é progressiva, a degeneração continua e talvez o benefício não se mantenha", acrescenta. Assim, a estimulação pode ser considerada , sim , um tratamento útil.Porém para ser considerado com reversão, o método ainda precisa ser estudado por outros pesquisadores.

PESQUISAS


Esse estudo também sugeriu que a perda de memória pode ser revertida e sustentada .Os estudiosos usaram um programa terapêutico complicado que envolve mudanças abrangentes na dieta, estimulação cerebral, exercício , sono, medicamentos e vitaminas específicas.
Eles ainda dizem que a doença é complexa e afeta várias áreas do corpo, por isso o uso apenas de um remédio não corrige todos os problemas .E apesar de ser rigoroso, o principal efeito desse método é a melhoria da saúde e um índice de massa corporal ideal, um forte contraste com os efeitos colaterais ruins de muitos remédios.

quinta-feira, 18 de junho de 2015

LINHA TÊNUE

A PERDA DE MEMÓRIA É UM DOS SINTOMAS MAIS CLÁSSICOS DO ALZHEIMER.MAS AFINAL, O ESQUECIMENTO É SEMPRE SINAL DESSA DOENÇA?


VOCÊ ALGUMA VEZ JÁ SE ESQUECE ONDE DEIXOU AS CHAVES DE CASA? Ou encontrou uma pessoa na rua que parecia familiar,mas não conseguia se lembrar de onde a conhecia? Ou, então, marcou um compromisso com alguém e acabou se esquecendo? Todas essas situações podem acontecer com qualquer pessoa, inclusive com quem não apresenta nenhum tipo de doença neurodegenerativa.
" A memória é um processo complexo que depende de inúmeros fatores e do grau de atenção da pessoa.Afinal, quando recebemos qualquer informação externa , conseguimos retê-la, por no máximo , um segundo .Quando o conteúdo , não é processado, ele se apaga , pois não podemos sobrecarregar o sistema neurológico". 
Dessa forma os sintomas do Alzheimer, a perda de memória também é resultante de vários outros motivos.

QUANDO SE PROCURAR 

Todas as pessoas se esquecem de acontecimentos ou fatos, uma menos e outras mais. O problema é quando a sua vida e suas atividades diárias começam a ficar comprometidas. Assim, não lembrar o nome de familiares próximos ou não conseguir fazer um de familiares próximos ou não conseguir fazer um caminho habitual são exemplos de quando a perda de memória torna-se um sinal de algo mais grave.

 No caso do paciente de Alzheimer , o esquecimento acontece em decorrência da destruição dos circuitos neuronais responsáveis pela aquisição da informação , tornando a falha de memória algo rotineiro,Tudo começa com as estruturas mesiais do lobo temporal, que são o hipocampo- porta de entrada da memória -, e as áreas cerebrais vinculadas à   olfação e à degustação .Assim , os neurônios destas áreas começam a de desintegrar e prejudicar o circuito neuronal".
Contudo, com as mudanças de hábitos é possível amenizar esse problema , garantido melhores condições de vida para os pacientes. De acordo com especialistas, é importante se exercitar fisicamente e intelectualmente, além de se alimentar muto bem, evitando os produtos ricos em gorduras saturadas, açúcar industrial e excesso de bebidas alcoólicas .

POR QUE NOS ESQUECEMOS DAS COISAS?
Os lapsos de memória são comuns e não significam. obrigatoriamente, a existência de doenças .
Ao ingerir grande quantidade de bebida alcoólica por exemplo, é possível que haja comprometimento desse sentido.Além disso, medicações , traumas cranianos e alguns alimentos também podem causar esquecimento .Outras doenças, como hipotireoidismo e diabetes também possuem relação com o ato de esquecer.

E O QUE É AMNÉSIA?

É o desaparecimento por completo da informações externas retiradas correspondentes a um determinado período da vida da pessoa." É comum o seu desenvolvimento porque existem inúmeras doenças neurológicas, clínicas e psiquiátricas que podem causá-la, como intoxicação exógena por drogas lícitas , crises convulsivas, infecção sistêmica ou neurológica e traumas psicológicos, esclarece o neurologista.

" O esquecimento é um processo natural do cérebro , pois se não utilizamos as informações adquiridas , elas desaparecem para dar lugar a outras. Este processo é muito importante para a saúde das pessoas ".

TIPOS DE MEMÓRIA  

Curto prazo: sabe quando você quer pedir uma pizza e memoriza o número do telefone para disca-lo ? É bem provável que logo depois você se esquece dessa informação, mais saiba que isso é normal e acontece com grande parte das pessoas.

Periódica: lembra aquele primeiro encontro com o amor da sua vida? Mesmo com o passar dos anos  é possível que você não tenha esquecidos alguns detalhes , como a roupa que vestia e o que sentiu nesse momento. Ou seja, guardou na memória um período importante da sua história.

Operativa: aquela velha história de que andar de bicicleta a gente nunca esquece é a mais pura verdade .Também conhecida como memória automática, é o tipo de informação que fica armazenada no cérebro e permite a realização de duas coisas ao mesmo tempo, como conversar e dirigir.

Semântica: é o tipo que faz com que você consiga associar o nome de um objeto a sua imagem.É ela que permite que você se lembre do nome do presidente do país ou o que significa laranja.

Prospectiva: quando você não anota na agenda uma informação ou compromisso, está usando essa parte da memória .Ou seja, é ela a responsável por registrar eventos futuros e é bastante frágil.

quarta-feira, 17 de junho de 2015

DIAS MELHORES

SUGESTÕES DE HÁBITOS QUE AJUDAM A RETARDAR A DOENÇA E PROMOVEM MELHORIA NA VIDA DO PACIENTE.


O DIAGNÓSTICO CLÍNICO É SEMPRE UM BAQUE, MAS NÃO PRECISA SER UMA SENTENÇA. Através de práticas que melhorem a reserva cognitiva, os enfermos podem amenizar a doença e ter uma vida produtiva.Mas o que seria cognitiva? " o termo refere-se à capacidade do cérebro de lidar com a perda de neurônios por degeneração". Isso pode ser conquistado através de simples hábitos do cotidiano, que vão desde uma alimentação saudável , prática de exercícios físicos até uma boa noite de sono.

1 Não fique parado: o sedentarismo pod
e afetar o seu rendimento cognitivo , ou seja, compromete processos essenciais como o de atenção , percepção , memória e imaginação .Além de práticas regulares de exercícios, atividades sociais que envolvam debates, leitura,jogos ,manutenção do bom humor e controle de emoções também são indicadas. " Todas essas práticas ajudam o cérebro a sempre formar novas sinapses, que significam ligações entre as células nervosas".

2 Alimente-se bem: " uma das armas poderosas na prevenção do Alzheimer é a nutrição .Cada vez mais estudos demonstram que existem alimentos que favorecem o desenvolvimento da doença e outros que possuem grande fator protetor "Exemplos de pratos saudáveis são aqueles que contêm boas taxas de ômega 3 e vitamina  E encontrados em uma dieta rica em peixes, verduras verde-escuras, sementes e oleaginosa, frutas e etc. Lembrando que o cardápio deve ser sempre balanceado.

3 Saúde de ferro: hipertensão arterial, diabetes, alterações de colesterol,obesidade e tabagismo são fatores e risco vasculares e devem ser levados em consideração .Quando a saúde geral do paciente não vai bem , fica mais difícil controlar a doença e amenizar seus sintomas.

4 Bom sono: quando as noites são passadas em claro, de nada adianta a alimentação e a prática de exercícios , por isso, é fundamental que o sono seja reparador .Porém que sejam buscados tratamentos naturais como fitoterápicos e meditação para que o problema não se torne crônico e agrave o quadro do Alzheimer.

5 Aliados da cabeça : uma pesquisa feita divulgou que algumas substâncias encontradas no chá verde e no vinho tinto são capazes de quebrar a proteína-a beta- amilóide - que causa estragos no cérebro, desencadeando o Alzheimer .As substâncias ( galato de epigalocatequina  e resveratrol, respectivamente) são uma boa notícia para a evolução do tratamento de pacientes com a doença, mas alimentos devem sem consumidos com a cautela .

CÉREBRO TREINADO


UM MÉTODO DESENVOLVIDO TEM A SEGUINTE PROPOSTA : desafiar o cérebro todos os dias para colher melhores resultados cognitivos." O treinamento cerebral é individual , com exercícios personalizados para cada necessidade e é uma forma de aumentar as habilidades de aprendizado , como memória atenção e raciocínio.Isso ocorre devido à capacidade de o cérebro modificar suas conexões neuronais, de acordo com a demanda de aprendizado , a chamada neuroplasticidade".

Ainda destaca que o treinamento cerebral ajuda a diminuir os riscos de desenvolver o Alzheimer e ainda ajuda a retardá-lo, pois mantém o cérebro mais ativo ."Como o treinamento fortalece habilidades cognitivas, quase todo o mundo pode se beneficiar do programa , pois o cérebro pode melhorar a qualquer idade.O treinamento pode ser  aplicado em pessoas co dificuldades aprendizado ( TDAH, DISLEXIA,DIFICULDADE DE LEITURA,ETC) , que sofreram traumatismo craniano ou que querem melhora sua agilidade mental"

terça-feira, 16 de junho de 2015

ALZHEIMER

O CAMINHAR DA DOENÇA

ENTENDA O PASSO A PASSO DO ALZHEIMER, DESDE O INÍCIO ATÉ O ESTÁGIO FINAL, E SAIBA COMO MELHORAR A VIDA DO PACIENTE EM CADA FASE

O Alzheimer é uma doença que surge em pequenas doses.Os sintomas vão aparecendo aos poucos , o que é um problema para um diagnóstico claro." Diferenciar depressão de um quadro inicial de demência pode ser desafiador em alguns casos. As principais diferenças são que, no caso de depressão, o início da perda de memória é bem delimitado, o paciente costuma acertar os testes quando lhe são oferecidas pistas , o próprio paciente se preocupa com o esquecimento .Já nos casos de doença de Alzheimer isso é bem mais raro".

Depois do diagnóstico clínico e nutrólogo , por um especialista , os sintomas iniciais da doença, tristeza, lapsos de memória e falta de senso de direção - tendem a evoluir com o passar dos anos e, dessa forma, nota-se uma piora no quadro do paciente.Isso acontece porque a enfermidade é progressiva e afeta, de maneira lenta, o sistema nervoso.As mudanças não ocorrem todas de uma vez, acontecem por etapas, que vão desde o mero esquecimento até a incapacidade mental e motora. Apesar de alguns pacientes apresentarem períodos de estabilidade , é comum que todos passem por três fases conhecidas como inicial, intermediária e grave.

ESTÁGIO INICIAL 

A doença costuma acometer idosos a partir dos 60 anos, por isso, caso os familiares e cuidadores, é preciso buscar auxílio profissional. " Hoje sabe-se que antes mesmo do aparecimento dos esquecimentos, alguns sintomas costumam surgir.É o caso da tristeza , do isolamento social, da irritação e da perda de peso sem explicação ".Porém, a característica clínica inicial da doença é o comprometimento da memória recente , o que explica as conversas e perguntas repetidas.

Principais sintomas: tristeza, isolamento, irritação,lapsos de memória e perda de peso repentina.


PRIMEIROS CUIDADOS 

Para retardar o andamento da doença, uma medida importante é analisar e reduzir os fatores que podem levar ao problema. Isso significa tratar os problemas comuns e que são inflamatórios como diabetes , hipertensão, colesterol alto e alterações na tireoide.Já ouviu dizer que " você é o que você come"? Essa sentença refere-se ao fato de que uma alimentação ruim só pode trazer problemas, não apenas curto, mas a longo prazo .Ou seja , quanto mais cedo você equilibrar a sua alimentação, melhor! Nessa etapa é essencial a preferência por alimentos naturais, fugindo dos processados , refinados e com altas doses de açúcar. Praticar exercícios  físicos regularmente e garantir uma boa noite de sono também auxiliam na melhoria de vida do paciente."Na fase inicial é também importante o uso de medicações que aumentam os níveis do neurotransmissor acetilcolina, como donepezila , rivastigamina ou galantamina ( anticolinesterásicos ) .Elas ajudam a diminuir o avanço da doença , preservando a funcionalidade e diminuindo as alterações de comportamento.São medicações que até mesmo o SUS fornece e o quanto antes forem iniciadas, apresentam melhores resultados ".

EXPLICANDO O ALZHEIMER 


No primeiro estágio é comum que os familiares mais próximos não entendam o porquê do aparecimento da doença, mas nem mesmo os pesquisadores conseguem explicar o motivo. Entretanto , sabe-se quais são as lesões cerebrais que ocasionam esses mal. Um exemplo é o depósito de substância no cérebro e que originam as placas beta- amilóides.

Essas proteínas são capazes dese ligar fortemente aos neurônios , causando o enfraquecimento das sinapses-conexões entre uma célula e outra - e, consequentemente o começo da demência ."A principal região do cérebro que é acometida inicialmente pela doença chama-se hipocampo. estrutura responsável pela consolidação de memórias".

Outros processos que estão ligados ao começo do Alzheimer são chamados de estresse oxidativo ( envelhecimento precoce das células) e a glicação  ( excesso de açúcar no organismo).


ESTAGIO INTERMEDIÁRIO


Sabe os problemas comuns na primeira fase? Eles continuam com o avançar da doença, porém são mais intensos, o que já prejudica potencialmente a independência e a saúde do paciente.

" Na fase moderada, há necessidade de ajuda em tarefas do dia a dia.Sair de casa sozinho, dirigir e tomar as medicações já se tornam atividades de risco"

Principais sintomas: dependência,agressividade, memória falha , estresse e estranhamento.


GARANTINDO O BEM ESTAR


Assim como no primeiro estágio da doença, os cuidados com os outros problemas de saúde boa alimentação , atividades físicas regulares e sono reparador devem continuar .Já quando o assunto é medicamento , apesar de ajudar a retardar a doença , ele possui efeito temporário .Por isso, médico clínico geral recomenda: " uma droga recentemente lançada é a memantina , que atua diferente dos anticolinesterásicos .Ela é mais usada da fase intermediária para a avançada do Alzheimer , melhorando , em alguns casos, a dependência do portador para tarefas do dia a dia" Nesses estágios da doença é comum que os mais próximos do enfermo apresentem sinais de estresse , cansaço e até mesmo entrem em depressão." O foco passa a ser educação dos familiares e cuidadores para que lidem melhor com a doença ", ainda indica auxílio psicoterápico , para amparar quem tem contato co o Alzheimer .

ESTÁGIO FINAL 


Com o avançar da doença, o paciente necessita de supervisão constante e auxílio nas atividades mais básicas , como higiene pessoal, alimentação e banho. Também é comum que não reconheçam mais o familiares , além de se tornarem apáticos e mais magros e abatidos .
" Muitos acabam ficando em cadeira de roda ou mesmo acamados.Nessa etapa, são mais suscetíveis a infecções , quedas e desidratação".


Principais sintomas: dependência total, apatia , dificuldade para andar e falar , perda intensa de memória , infecções e outros problemas de saúde.


OFERECENDO PROTEÇÃO 


"Os problemas motores e a possibilidades quedas devem estruturar domésticas que deverá sofrer adaptações com apoiadores nas paredes , no banheiro .. e a fisioterapia , que é importantíssima para retardar a perda muscular".

Escadas também são fatores de risco e devem ser evitadas." O ideal, ainda , é que os familiares estejam com pensamentos e o posicionamentos em relação ao cuidado sempre alinhados.Brigas e divergências sempre prejudicam o paciente ".


" A doença de Alzheimer é bastante complexa, por isso é difícil precisar o quanto de tempo se consegue adiar a mudança de fases".


quinta-feira, 11 de junho de 2015

O QUE COMEMOS TAMBÉM EQUILIBRA A TIREOIDE

Quem diz que os alimentos são matéria -prima do nosso corpo não está nem um pouco enganado .E , se você duvida dessa afirmação, a prova maior está na tireoide: como seus hormônios são compostos por iodo, seu consumo influencia na produção da glândula." O excesso de iodo pode causar hipotireoidismo e a falta se relaciona ao aparecimento de cânceres".

Essa ligação é uma velha conhecida, pois no começo do século XX o bócio- doença que se caracteriza pelo aumento fora do comum da tireoide -era considerado uma epidemia , em 1920 foi tida a ideia de complementar o sal de cozinha com iodo, para conter o surto da doença .O resultado deu tão certo, que já é iodado, inclusive aqui no Brasil isso é regulado pelo Ministério da Saúde, que exige entre 15 e 45 gramas do mineral a cada quilo de sal.



Diversos estudos científicos investigam e comprovam a relação entre uma dieta saudável e a saúde da glândula equilibrada , e não apenas devido a esse primeiro nutriente ," A alimentação garante um organismo metabolicamente ativo e rico e nutrientes, importante para o metabolismo tireoidiano, como no caso da ingestão adequada de selênio , vitamina A e ferro".
Além disso alguns outros nutrientes podem mesmo é atrapalhar a captação das vitaminas e minerais considerados eficientes para o funcionamento da glândula.



Mas como os males da tireoide são variados, é importante destacar que a dieta correta vária de caso a caso.Como o hipotireoidismo é o problema com maior incidência entre os listados , os alimentos que separamos a seguir são poderosos no controle dele. Para sintomas de hipertireoidismo , por exemplo, indica-se investigação das causas."Uma alimentação equilibrada e livre de toxinas, priorizando o consumo de alimentos naturais, pois não tratamos os sintomas e sim as causas , que podem cursar desde a contaminação por metais tóxicos, uso de medicamentos/drogas, consumo excessivo de sal iodado, carências nutricionais e doenças autoimunes".
Com tudo isso posto e destacado , veja os ingredientes mais cortados em uma alimentação com nutrientes de potencial para ajudar no equilíbrio da tireoide, e consequentemente de todo o organismo e seus sistemas que dependem da glândula.

TIREOIDE E EXERCÍCIO, UMA RELAÇÃO DELICADA

A atividades física atualmente tem sido relacionada a diversas questões da saúde e  indicadas para a maior parte delas. Porém, quando o assunto é tireoide, muitas ressalvas devem ser feitas, e as opiniões dos especialistas se dividem.

" Os exercícios físicos são benéficos e em nada afetam a tireoide".

" Os exercícios causam um bem -estar e uma melhora em todo o metabolismo do corpo, de fato.Mas isso demanda também um aumento das funções hormonais. Fisiologicamente , quando você faz esse esforço , existe uma alteração na glândula tireoide, porque o corpo precisa que haja uma aceleração , então há produção maior dos hormônios T3 e T4 ".
Por isso mesmo , pessoas que estão com essa glândula desregulada devem tomar cuidado com esse tipo de atividade.
Até porque alguém com os níveis de hormônios tireoidianos fora do normal nem consegue se dedicar bem essas atividades , já que os sintomas mais comuns do problemas atrapalham o rendimento .

Uma pessoa com hipotireoidismo - ou seja, uma produção hormonal aquém da necessária para o corpo -apresenta sinais que impedem uma atividade física extenuante, como depressão, cansaço excessivo, dor muscular e ganho de peso por inchaço.

A importância do acompanhamento médico 

Já um paciente com hipertireoidismo , que
produz mais T3 E T4 que o normal, ocorre riscos em acelerar ainda mais seu corpo." O metabolismo já está acelerado , e se, acrescentar uma atividade física , a pessoa não vai aguentar , o coração fica sob regime de taquicardia , por exemplo. Mesmo com o uso de medicamentos , qualquer evento pode descompensar a regulação conseguida com os remédios".

Por isso mesmo , o acompanhamento médico e a adesão ao tratamento são os primeiros passos para estabilizara o quadro ou mesmo curá-lo, nos casos do hipotireoidismo e do hipertireoidismo , respectivamente .Depois disso, dá para começar a pensar em usar a atividade como um completo para a saúde e até para terminar de colocar ordem das bagunças que o mau funcionamento da glândula causa no corpo todo, mas sempre com acompanhamento médico.
" Atividades físicas e tireoide nem sempre se misturam bem, mas quando indicado, o exercício pode ajudar a combater os sintomas dos males dessa glândula.

CAMINHADA PARA REGULAR SEU CORPO


Mesmo depois tratamento , a caminhada é uma ótima pedida para regular novamente o organismo .E a boa noticia é que um estudo comprovou que andar previne tantos males quanto correr .Aliás , os que preferem passos mais lentos têm até uma pequena vantagem. A queda dos risco se reduz respectivamente para corrida e caminhada em: 4,2% 2 7,2% para hipertensão ; 4,3% e 7% para elevação do colesterol ; e 12,1% e 12,3% para diabetes tipo 2 .Mas atividades não foram medidas pela distâncias percorrida.Ou seja , se quiser andar mais devagar , terá que gastar um pouco mais de tempo para conseguir os mesmos resultados de quem gosta mesmo é de correr.

QUANDO O QUANDO JÁ ESTÁ ESTÁVEL....


Ai, sim , quando o paciente está estável  a atividade pode até ser recomendada ." Com exercícios físico conseguimos otimizar funções vitais e, inclusive , tratar algumas doenças , como hipertensão arterial sistêmica, diabetes, dislipidemia ( problemas colesterol), obesidade ....
Muitas das quais são comumente encontradas em pacientes com diagnósticos de alterações da função cientes com diagnóstico de alterações da função da tireoide , e portanto indicados para pessoas com esses diagnósticos".

Isso por que os hormônios da tireoide regulam o corpo como um todo, como já foi explicado neste volume ;portanto , quando os hormônios estão circulando a mais ou menos no corpo, diversas consequências aparecem .No casos de hipertireoidismo , há uma redução na masa muscular e na óssea , que pode causar quadros de osteoporose nesses pacientes."A musculação pode ajudar a manter a massa muscular e óssea após estabilizado".


terça-feira, 9 de junho de 2015

CAUSA e CAUSAS E EFEITOS HORMONAIS

Já vimos quais as consequências que os transtornos da tireoide podem causar na saúde do corpo como um todo. Justamente por mexer com tantos sistemas e órgãos diferentes, é muito fácil confundir os sintomas com outra causas, o que acaba gerando confusões na hora do diagnóstico. As alterações no sistema nervoso, por exemplo, podem ser confundidas com efeitos de doenças emocionais." Um paciente com alto grau de irritabilidade e que mudou o seu comportamento psíquico pode acabar sendo levado pela família a um psiquiatra ".

Já pessoas arritmias cardíacas importantes e pacientes com períodos de obstipação intestinal (movimentos lento das fezes no intestino grosso, deixando -as duras e ressecadas ) ou de hiperdefecação podem ser encaminhados respectivamente para um cardiologista e um proctologista.

Se a pessoa já tiver alguma doença crônica,a confusão pode ser maior ainda .

"Como em idosos ou pessoas com doenças, debilitantes, nos quais os sintomas do hipotireoidismo são confundidos com o da doença de base ou como sintomas de envelhecimento ".

Há também uma relação entre a depressão e a queda na produção dos hormônios tireoidianos." Indivíduos que possuem um dos quadros têm maiores de desenvolver o outro".
Tanto que hoje faz parte do protocolo dos psiquiatras pedir exames medindo T3, T4 e TSH, entre outros índices ligados a tireoide na primeira consulta, antes de fechar o diagnóstico de depressão ou outras doenças.

O HIPOTIREOIDISMO E AS MULHERES 

A ala feminina é a maioria quando o assunto é a queda da produção da tireoide.A frequência chega a ser de 5 a 8 vezes maior entre elas.
As causas dessa relação são desconhecidas,
" Provavelmente a prevalência ocorre devido a ação ou alterações do metabolismo dos hormônios sexuais femininos".

A tireoide Hashimoto , poe exemplo, é mito mais incidente em mulheres acima de 30 anos e que já engravidaram.
Uma dissertação apresentada na avaliou cem mulheres entre 40 e 65 anos e percebeu que 5% tinham hipotireoidismo e 14%  apresentavam riscos elevados de contrair o problema , e indicava os exames específicos da tireoide como um protocolo de rotina para elas.

PROBLEMAS DIFERENTES ,ABORDAGEM DIVERSAS


Cada um dos males da tireoide tem um tratamento especifico. Comecemos então com a doença mais comum, o hipotireoidismo .Como nele há uma redução na quantidade de hormônios, a alternativa mais lógica é justamente repor o que está em falta no organismo. O T4 é escolhido para compor os medicamentos , já que ele será convertido em T3 nas células em que for necessário e é produzido em maior quantidade."Ele não traz efeitos colaterais não engorda e até ajuda na manutenção do peso normal .Mas a indicação é que seja sempre peso normal.Mas a indicação é que seja sempre tomado com água, em jejum pela manhã. É muito raro que o quadro regrida por tanto o fármaco acaba sendo tomado pela vida inteira , mas isso já consegue sanar o problema.

Já o hipertireoidismo é uma doença crônica, portanto o tratamento desse quadro também é vitalício ." Utilizamos drogas que bloqueiam a produção de hormônios e outras que barram os efeitos do excesso de hormônios , se não existirem contradições . A maioria dos casos, porém , acaba necessitando posteriormente de tratamento definitivo com cirurgia ou iodo radioativo, que induzem hipotireoidismo ".

Em algumas ocasiões a tireoide é removida completamente, então é usada a mesma reposição hormonal do tratamento de hipertireoidismo para a queda de produção de glândula .Os medicamentos focados no efeito do hormônio ajudam a reduzir principalmente os sintomas mais comuns, como a arritmia cardíaca, o suor excessivo e a ansiedade.

CÂNCER DE TIREOIDE


No caso do câncer de tireoide, o tratamento é bem diferente do usual .Não há químico ou radioterapia; ele sempre consiste na retirada parcial ou completa da glândula, a chamada tireoidectomia. Depois que ela ocorre, há também o uso de iodo radioativo usado para atacar qualquer célula anormal que tenha restado .A cirurgia é bem delicada, pois a região tem diversos vasos sanguíneos .

Como nos casos de hipertireoidismo, haverá uma queda na produção hormonal, se não houver a extinção total. E mais uma vez a reposição dos hormônios T4 é requisitada, e também por toda a vida. O que não se difere dos tratamentos de outros cânceres é o acompanhamento para verificar se não vai haver reincidência de tumores .Normalmente ela ocorre em 30% dos casos ; na maior parte, após 10 anos do primeiro caso.

segunda-feira, 8 de junho de 2015

DESREGULAR A TIREÓIDE

AFINAL O QUE PODE?

Os médicos costumam dizer que toda doença nada mais é do que alguma modificação ou desequilíbrio do funcionamento do nosso organismo : se tudo está trabalhando do jeito certo e  na hora correta, não há problema de saúde! Por isso mesmo, se a glândula tireoide não está indo bem, uma série de males pode aparecer .A desvantagem é que essa estrutura atua justamente regulando vários sistemas do corpo humano, e justamente por isso a proporção dos problemas acaba sendo ainda maior.

Para entender o tamanho do problema , é importante conhecer melhor como funciona esse tal de tireoide.A glândula produz dois hormônios principais, o T3 e o T4 .Os números representam a quantidade do elemento iodo que eles levam em sua composição : enquanto uma leva três, o outro carrega quatro. "Esse ultimo funciona como um pré- hormônio e corresponde a cerca de 80% da produção hormonal da glândula .Ao chegar aos órgãos periféricos e no figado, ele é transformado em T3, que dentro da célula produzirá os efeitos metabólicos necessários para o tecido em questão , de acordo com as necessidades dele no momento".

O PAPEL DA HIPÓFISE


Diversas células recebem esses hormônios, entre elas as que compõem os rins, o intestino, o coração, pele, cabelo, unhas,músculos, ossos e o sistema nervoso .E quem regula se está tudo acontecendo em ordem é o TSH(sigla inglesa para hormônio tireoestimulante) .Ele é produzido pela hipófise , a glândula menor ainda, que se localiza na base do cérebro w é considerada a maestra do nosso organismo .Esse hormônio é liberado quando a quantidade de T4 diminui." Principalmente o T4 inibe a liberação do TSH. A síntese e a liberação dos hormônios da tireoide estão sob a influência regulatória de um feedback negativo".
Basicamente, esses hormônios atuam como motoristas do corpo, regulando a velocidade com que os processos vitais ocorrem - como a digestão , os batimentos cardíacos e a produção de proteína -, para que tudo funcione no tempo mais adequado para a situação.E é ai que reside todo perigo; o que acontece com tudo isso se a quantidade desses hormônios aumentam ou diminui?

QUANDO A VELOCIDADE ESTÁ MUITO ALTA OU BAIXA DEMAIS


Os dois males mais comuns que acometem a tireoide estão relacionados com a quantidade de hormônios produzidos pela glândula.Quando a fábrica está funcionando a fábrica está funcionando até demais , o nome do quadro é hipertireoidismo .
Isso faz que a velocidade do metabolismo fique nas alturas, e tudo flua com muita rapidez." Neste caso, os sintomas incluem taquicardia , intolerância ao calor, sudorese, excessiva, tremores de mãos,agitação,insônia, redução de peso ,diarreia, podendo inclusive desencadear transtornos psiquiatrícos".
Esse quadro clínico pode se relacionar, ainda , à tireotoxicose , e na maioria das vezes é causada por uma disfunção autoimune denominada doença de graves .
Nela o organismo produz anticorpos contra a tireoide que , no lugar de atacá-la, fazem que ela produza mais hormônios .Em outras situações , o aparecimento de nódulos na glândulas , que aumentam seu volume , também pode elevar a produção hormonal do órgão , ou , então, o hipertireoidismo pode ser causado por consumo muito de iodo.


SINAIS DO HIPOTIREOIDISMO


Já a situação contrária pode trazer prejuízos .É muito mais comum encontrar pessoas que sofram com o hipertireoidismo , em que são sintetizados e liberados menos hormônios do que o necessário ,A maioria dos sintomas se inverte nessa hora: " Eles variam de pessoa  a pessoa e conforme o grau da disfunção, incluindo sonolência, cansaço, prisão de ventre, fadiga, intolerância, a ambientes frios, cãibras, redução da visão , ganho de peso , redução de reflexos, fala e pensamentos lentificados,inchaço.

QUANDO A TIREOIDE NÃO OBEDECE , O CORPO PADECE.
CONHEÇA MELHOR AS ALTERAÇÕES QUE O HIPO E O HIPERTIREOIDISMO FAZEM NO CORPO.

CÉREBRO E SISTEMA NERVOSO

HIPO: se relaciona com a depressão e danifica memória , raciocínio, fala e movimentos.
HIPER: deixa a pessoa irritada , agitada , ansiosa , e causa tremores e insônia.

CORAÇÃO E SISTEMA VASCULAR

HIPO: causa redução do ritmo cardíaco e da força das contrações
HIPER: sintomas como taquicardia e arritmia se manifestam

INTESTINO E SISTEMA DIGESTÓRIO

HIPO: causa prisão de ventre no intestino e redução da urina nos rins.
HIPER: pode ocasionar diarreias e aumento de diurese.

SISTEMA REPRODUTOR

HIPO: há queda de libido , infertilidade e irregularidades menstruais.
HIPER: a libido é aumentada, mas a infertilidade continua e ocorrem alterações no ciclo menstrual

MÚSCULO E OSSOS

HIPO: há redução da massa muscular e óssea, o que ocasiona fraquezas.
HIPER: os sintomas são os mesmos , pois há maior queima das proteínas.

TEMPERATURA E PESO CORPORAIS

HIPO: há retenção de líquidos e queda do metabolismo, além da redução da temperatura do corpo, o que traz intolerância ao frio.
HIPER: o metabolismo rápido aumenta o apetite, mas ajuda na redução do peso.
Sobe a temperatura do corpo, o que eleva a sudorese .