ALGUNS HÁBITOS PRECISAM SER REVISTOS, A FIM DE EVITAR OS PROBLEMAS DIGESTIVOS.
PARA MUITOS, O PRAZER DA REFEIÇÃO DURA POUCO.Isso porque, devido a correria ou até mesmo por costume, algumas pessoas comem tão rápido que nem sentem direito o sabor dos alimentos.O problema é que esse e outros maus hábitos tendem a colaborar para os distúrbios que atingem o estômago, como refluxo e azia.Para evitar que isso ocorra, algumas atitudes precisam mudar .
ESCOLHA QUE FAZ TODA A DIFERENÇA
Não é novidade que alimentos gordurosos, industrializados e embutidos em excesso fazem mal à saúde .O que muitos podem não saber é que eles também são responsáveis por diversos distúrbios que atingem o sistema digestivo.De acordo com o médico cirurgião do aparelho digestivo, o consumo desses produtos pode aumentar até mesmo as chances de desenvolvimento de câncer de estômago .
Por isso, moderar é a melhor saída.
EVITE JEJUNS PROLONGADOS
Passar muito tempo sem comer contribui - e muito - para a azia. Isso porque nessa situação o suco gástrico se acumula e pode voltar, irrigando o final do esôfago. Além disso , essa atitude prejudica também o metabolismo , que fica mais lento para economizar energia , o que favorece o ganho de peso.
MASTIGUE!
O simples ato de mastigar , quando feito da forma errada, pode acarretar muitos problemas ao estômago . Isso porque, quem come muito rápido, demora para se sentir saciado, ingerindo mais alimentos do que devia .Essa atitude contribui para que o suco gástrico atinja o esôfago, causando a incômoda azia." É com a mastigação que o mecanismo de saciedade é acionado, fazendo, portanto,com que a ingestão calórica seja mais equilibrada durante a alimentação .
Se a pessoa se alimenta com calma, é ativado o mecanismo de saciedade e ela se satisfaz com menor quantidade de alimento".
DEPOIS DE COMER
Não faça exercícios físicos! Isso porque, até duas horas após a refeição , estômago ainda possui ácidos gástricos em grande quantidade que, com movimentos bruscos, podem fazer com que esse líquido volte ao esôfago, causando desconfortos estomacais.
SAGRADO CAFEZINHO
Para muitos, é comum tomar um cafezinho após as refeições .No entanto, essa atitude pode prejudicar o estômagos , já que a cafeína ajuda a irritar a mucosa gástrica, o que colabora para o refluxo e a azia.
" O consumo excessivo de café tem relação com o aparecimento de sintomas gastrointestinais, como azia e refluxo gastroesofágico, em pessoas mais sensíveis e predispostas aos problemas e "com a absorção do ferro, se ingerindo logo após a refeição".
PARE DE FUMAR
Muitos não imaginam, mas o cigarro também contribui para os distúrbios do sistema digestivo .Isso acontece porque a nicotina ( substância encontrada no cigarro ) provoca a diminuição da contração do estômago, dificultando a digestão.
DURANTE AS REFEIÇÕES
Sucos e refrigerantes devem ser deixados de lado durante as principais refeições .O motivo é simples: eles tendem a interferir no processo de digestão, pois dificultam o trabalho dos ácidos gástricos , ocasionado a indigestão.
OUTRAS DICAS PARA PROTEGER O ESTÔMAGO
- Se tiver com azia, priorize as hortaliças ( como a couve ) e os chás ( como o de capim santo, hortelã e camomila ). Consuma vegetais e frutas cruas e beba bastante água nos intervalos das refeições.
- Aposte na ervas e temperos naturais ( como coentro,sálvia, salsa, tomilho, manjericão, cominho e hortelã) para dar mais sabor ao alimentos.
- Alimente-se com tranquilidade .Converse menos durante a refeição e evite ingerir líquido durante esse processo.
- Evite permanecer longo período de estômago vazio: procure fracionar os lanches, ingerindo algo a cada três horas.
- Beba leite de forma moderada, até mesmo o desnatado. O leite é alcalino e, o pH do estômago ácido.Quanto mais substâncias alcalinas forem ingeridas, mais ácido o estômago irá produzir, podendo ocasionar sintoma indesejados.
- Substitua a laranja-pera por laranja - lima , já que está versão é menos ácida.
- Se for tomar café, prefira descafeinado, pois a cafeína estimula a produção de ácido pelo estomago.
- Na hora de comer carne, prepare em frigideira de teflon, sem óleo pelas versões assadas ou cozidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário