segunda-feira, 10 de agosto de 2015

COMO DIAGNOSTICAR O PARKINSON

ESTOU DOENTE?

Conheça métodos para diagnosticar o Parkinson

O Parkinon é uma doença causada pela degeneração das células que produzem uma substância chamada dopamina, que conduz as correntes nervosas ao corpo.

A falta ou a diminuição desse hormônio afeta os movimentos do paciente, provocando os sintomas da doença .

A grande maioria das pessoas tem os primeiros sinais geralmente a partis dos 50 anos de idade.

Assim, quando os sintomas começam o diagnósticos da doença é feito através de exames.

" A doença de Parkinson tem ainda diagnósticos fundamentalmente clínico, ou seja, realizado a partir de uma avaliação neurológica (anamnese e exame físico ).Exames complementares servem para diferenciar a eventual presença de outras doenças que estejam causando os sintomas Parkisnsonianos", ou seja , os médicos também recomendam diferentes exames para terem certeza de que o paciente não possui nenhuma outra doença no cérebro.

EXAMES CLÍNICOS

As vezes é preciso tempo para diagnosticar a doença de Parkinson .

Os médicos podem recomendar consultas de acompanhamento regulares com neurologista especialistas em distúrbios do movimento para avaliar a condição do paciente e os sintomas ao longo do tempo para avaliar a condição do paciente e os sintomas ao longo do tempo para só ai, poderem diagnosticar a doença. "Parkinsonismo é uma síndrome caracterizada por uma lentificação dos movimentos , uma rigidez peculiar, um tremor de repouso e instabilidade postural.

E o diagnóstico se fundamenta na presença de 2 dentre 4 destes sinais".

Nesse período de acompanhamentos , os especialistas podem pedir exames clínicos para ajudá-los no diagnósticos." Exames de imagem estrutural como a ressonância magnética e exames funcionais podem auxiliar no esclarecimento diagnósticos ,pois estão disponíveis no Brasil".


OPÇÕES ALTERNATIVAS


Com o avanço das pesquisas na área médica, os chamados exames pré-clínicos do Parkinson são cada vez mais alvos de estudos. Por enquanto, tais exames estão sendo feitos apenas em campo experimental, ou seja, ainda não podem ser considerados efetivos para diagnósticos.
Conheça alguns deles:


PELA VOZ


Uma combinação de dois exames que avaliam padrões de tremor vocal, pode ajudar a diagnosticar com maior precisão a doença de Parkinson . O novo método é feito através do estudo dos distúrbios da voz e fala e de um exame para visualizar as cordas vocais.
Após o exame, quase 80% dos pacientes com Parkinson apresentaram algum tipo de tremor na laringe ,sendo cerca de 65% nas cordas vocais.

Segundo pesquisas" por depender das ação coordenada de músculos , a voz também se altera na doença de Parkinson, com menor volume e diminuição da variação natural da entonação ".

Ou seja, assim como os sintomas mais comuns da doença, a voz também sofre alterações.


TESTE OLFATIVO


Além de permitir sentir perfumes e odores , o olfato também pode ajudar no diagnóstico precoce de algumas doenças neurodegenerativas , como o Parkinson .


Aplicando um teste simples para a identificação de cheiros, os pesquisadores constataram que 80% dos pacientes com o Parkinson, participantes do experimento , apresentaram dificuldades em reconhecer odores.
No artigo, os pesquisadores indicam o teste do olfato com uma possível estratégia,simples e de baixo custo, para o diagnóstico precoce da doença.

" Algumas manifestações ditas não motoras podem preceder a doença, dentre elas alterações olfativas, por exemplo , o que poderia permitir, a partir de uma bateria de testagem olfativa normalizada, uma seleção de pacientes em risco de desenvolver a doença".


QUAIS SÃO OS EXAMES?


Ressonância Magnética: ajuda a avaliar malformações cerebrais e outras alterações no cérebro ou nas veias. O paciente é colocado dento de um máquina e deve ficar sem se mexer para que a imagem não tenha interferências .O exame também pode ser feito com contraste e, nesse caso, o médico deve indicar qual a preparação necessária.

Tomografia Computadorizada: ela serve para diagnosticar , monitorar, detectar e identificar doenças. é a um exame de raio X que gera imagens de ossos, órgãos ou outras partes do corpo que depois são processadas elo computador.

Tomografia por Emissão de Pósitrons( PET): é parecido com a tomografia computadorizada , porém é mais detalhado e ajuda a encontra tumores minúsculos e a diagnosticar doenças do coração e neurológicas.


Cintilografia Cerebral: é um exame que permite avaliar a função cerebral através do fluxo do fluxo sanguíneo no cérebro. Ela é feita por meio de uma injeção na veia com uma substância radioativa que form imagens colorida do cérebro.

Laboratório: os exames que podem ser perdidos são hemograma, de sódio, de potássio, ureia, creatina. cálcio iônico, fósforo , magnésio, VHS,PCR e sorologia para sífilis.Em casos selecionados sorologia para HIV pode ser considerado também. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário