UMA BOA ALIMENTAÇÃO PODE FAZER A DIFERENÇA
QUE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E BALANCEADA É MUITO IMPORTANTE PARA A SAÚDE EM GERAL AS PESSOAS SABEM, MAS CONSUMIR OS ALIMENTOS CERTOS TAMBÉM CONTRIBUI PARA O BOM FUNCIONAMENTO CEREBRAL.
De acordo com pesquisas, alguns estudos chegaram à conclusão de que alimentar corretamente traz diversos benefícios para o bem -estar , para a disposição física e até mesmo para a cognição dos pacientes que convivem com a doença.
Ao contrário de outras doenças, os pacientes de ALZHEIMER e PARKINSON não possuem uma restrição alimentar .Porém, apesar disso, é preciso existir um cuidado com a alimentação , para que haja excesso ou carência de algum nutriente .Dessa forma, a pessoa, juntamente com os seus familiares ou cuidador, deve procurar por ajudar especializada, para que sejam feitos alguns ajustes na dieta levando em consideração as necessidades de cada doença , de forma individualizada.
QUAIS ALIMENTOS CONSUMIR
Pensando nisso, a elaboramos uma lista com alguns ingredientes que atuam de forma positiva ,quando aliados a uma dieta rica em todos nutrientes , melhorando assim o funcionamento do organismo e fazendo com que eles se tornem aliados valiosos na alimentação dos enfermos .Saiba mais sobre cada um deles !
ARROZ, MASSAS , PÃES (DE PREFERÊNCIA INTEGRAIS), BATATAS.
Esses alimentos são ricos em carboidratos e possibilitam a formação de trifosfato de adenosina (ATP), principal combustível para o cérebro .A ingestão deve ser moderada , pois pode levar ao ao sobrepeso e obesidade , além de desencadear processos inflamatórios e , consequentemente , oxidativos.Para uma pessoa adulta é recomendada a ingestão de 6 porções de 50g por dia.
CARNE VERMELHA
Principal fonte de vitamina B12, colina, ferro e zinco .Porém, é importante não consumir as carnes gordas em excesso, pois elas contêm uma gordura saturada e colesterol , o que pode ser prejudicial para a saúde cerebral.A presença de vitamina B12 é fundamental para o bom funcionamento do cérebro, pois ela é um componente de formação de bainha de mielina, parte central do neurônio .
A colina é percursora da acetilcolina, neurotransmissor fundamental para a memória e o aprendizado .E o ferro está envolvido na função e na síntese de neurotransmissores. Já o zinco atua nas funções de transmissão e recepção dos neurônios .É recomendado o consumo de 150g de carne por dia.
PEIXES
O consumo de peixe assado ou grelhado pelo menos uma vez por semana protege o cérebro contra doenças .O responsável por essa proteção é o ômega 3- um ácido graxo que faz parte de uma estrutura do cérebro - promovendo a comunicação entre as células nervosas e ajudando o cérebro a monitorar o humor , a memória e a concentração.AZEITE DE OLIVA EXTRAVIRGEM
Possui um componente chamado hidroxitirosol que é capaz de impedir a degeneração dos neurônios ,retardando o processo de envelhecimento cerebral .Além disso , o azeite de oliva é rico em vitamina E, um antioxidante que atua na reconstrução das fibras nervosas.O ideal é utilizá-lo em temperatura natural.É recomendada a ingestão de 1 colher de ( sopa ) ao dia.
LARANJA, LIMÃO E ACEROLA
São fontes de vitamina C- um excelente antioxidante bom para o funcionamento do metabolismo .Ingerir ao menos 3 porções por dia.
TOMATE
Os bem vermelhos são os melhores, porque contém mais licopeno, substância com poder antioxidante.
LEITE E DERIVADOS
São fontes de cálcio e triptofano .O cálcio é necessário para a transmissão nervosa .O triptofano, precursor da serotonina, um neurotransmissor cerebral, está intimamente relacionado aos transtornos do humor ou transtornos afetivos .
Entre centena de outros neurotransmissores a serotonina é considerada um dos mais importantes .Os seus níveis determinam se a pessoa está deprimida ,propensa à violência , irritada ou impulsiva.Recomenda-se ingerir 3 porções de 182g ( 1 xícara de chá ) ao dia.
FEIJÃO PRETO
Enquanto outros feijões também são bons para o organismo , nenhum pode aumentar a capacidade cerebral do ser humano como o feijão-preto .Isto porque ele está repleto de antocianinas , compostos antioxidantes que contribuem para melhorar a função cerebral.
ÓLEOS DE SOJA, GIRASSOL E MILHO
Fonte de vitamina E, um componente da membrana celular e importante antioxidante que combate os radicais livres.
É recomendada a ingestão de 1 colher a ingestão de 1 colher ( sopa ) ao dia.
FRUTAS , LEGUMES E VERDURAS DE COLORAÇÃO AMARELA E ALARANJADA
Rico em carotenoides - precursores da vitamina A no organismo -, possuem efeito antioxidante, importante nas funções imunológicas.Também evitam o aparecimento de substâncias oxidativas no cérebro.
BATATA DOCE
Contém glutationa, um antioxidante que pode aumentar o nível de nutrientes no metabolismo,reforçar o sistema imunológico , bem como proteger contra Alzheimer ,Parkison ,doenças hepáticas ,fibrose cística , câncer e ataque cardíaco.
OLEAGINOSAS (NOZES CASTANHAS E AMÊNDOAS)
São alimentos ricos em selênio , um mineral que, quando em falta , pode causar distúrbios na atividades dos neurotransmissores .O selênio ajuda substâncias como a serotonina e a dopamina que são fundamentais para a transmissão de mensagens entre os neurônios e bom funcionamento cerebral .Outras fontes de selênio são grãos, alho, carne, frutos do mar e abacate.
ESPINAFRE
Rico em magnésio, desempenha um papel importante na transmissão e atividade neuromuscular .Está repleto de minerais essenciais como potássio e magnésio e é uma das principais fontes de luteína , um antioxidante que pode ajudar a prevenir a obstrução das artérias.
CHÁ VERDE
Ele libera catequina, um antioxidante com propriedades anti-inflamatórias e anticancerígenas.
OVO
Sua gema é rica em colina - precursora do neurotransmissor acetilcolina, que ajuda na memória .Consumir até duas unidades por semana pois também é rico no bom colesterol (HDL)
CHOCOLATE AMARGO
Possui flavonoide , um nutriente natural do cacau, que melhora o fluxo sanguíneo no cérebro, ajudando a aumentar a função cognitiva.
IOGURTE E LEITES FERMENTADOS
São conhecidos por serem probióticos, ou seja, contêm um ou mais microrganismo vivos, como os lactobacilos-essenciais para manter o intestino saudável.O órgão principal porta pela qual os nutrientes são absorvidos, por isso, é importante cuidar para que ele esteja sempre em ordem.
FRUTAS ROXAS E VERMELHAS (MIRTILO, AMEIXA,AMORA,FRAMBOESA,MORANGO,CEREJA E UVAS)
O consumo de uma ou duas porções dessas frutas pode ajudar no combate a doença degenerativas ,devido ao polifenol ,um poderoso antioxidante que estimula e proteger a área do cérebro responsável pela memória de longo prazo. Essa substâncias é capaz de desencadear um processo que permite que as memórias sejam armazenados no cérebro com mais facilidades e que o cérebro estabeleça conexões mais fortes entre os neurônios.
O que evitar: segundo pesquisas, a única restrição importante que existe é para a doença Parkison , quando o paciente faz uso do medicamento levodopa para controlar os sintomas do distúrbios. O medicamentos não deve ser ingerido junto a alimentos ricos em proteínas ( carnes, feijão, arroz, leites e derivados, etc) pois esse mineral reduz sua eficácia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário