quinta-feira, 20 de agosto de 2015

MUDANÇA JÁ

ALGUNS HÁBITOS PRECISAM SER REVISTOS, A FIM DE EVITAR OS PROBLEMAS DIGESTIVOS.

PARA MUITOS, O PRAZER DA REFEIÇÃO DURA POUCO.Isso porque, devido a correria ou até mesmo por costume, algumas pessoas comem tão rápido que nem sentem direito o sabor dos alimentos.O problema é que esse e outros maus hábitos tendem a colaborar para os distúrbios que atingem o estômago, como refluxo e azia.Para evitar que isso ocorra, algumas atitudes precisam mudar .


ESCOLHA QUE FAZ TODA A DIFERENÇA

Não é novidade que alimentos gordurosos, industrializados e embutidos em excesso fazem mal à saúde .O que muitos podem não saber é que eles também são responsáveis por diversos distúrbios que atingem o sistema digestivo.De acordo com o médico cirurgião do aparelho digestivo, o consumo desses produtos pode aumentar até mesmo as chances de desenvolvimento de câncer de estômago .
Por isso, moderar é a melhor saída.

EVITE JEJUNS PROLONGADOS


Passar muito tempo sem comer contribui - e muito - para a azia. Isso porque nessa situação o suco gástrico se acumula e pode voltar, irrigando o final do esôfago. Além disso , essa atitude prejudica também o metabolismo , que fica mais lento para economizar energia , o que favorece o ganho de peso.

MASTIGUE!


O simples ato de mastigar , quando feito da forma errada, pode acarretar muitos problemas ao estômago . Isso porque, quem come muito rápido, demora para se sentir saciado, ingerindo mais alimentos do que devia .Essa atitude contribui para que o suco gástrico atinja o esôfago, causando a incômoda azia." É com a mastigação que o mecanismo de saciedade é acionado, fazendo, portanto,com que a ingestão calórica seja mais equilibrada durante a alimentação .
Se a pessoa se alimenta com calma, é ativado o mecanismo de saciedade e ela se satisfaz com menor quantidade de alimento".

DEPOIS DE COMER 


Não faça exercícios físicos! Isso porque, até duas horas após a refeição ,  estômago ainda possui ácidos gástricos em grande quantidade que, com movimentos bruscos, podem fazer com que esse líquido volte ao esôfago, causando desconfortos estomacais.

SAGRADO CAFEZINHO


Para muitos, é comum tomar um cafezinho após as refeições .No entanto, essa atitude pode prejudicar o estômagos , já que a cafeína ajuda a irritar a mucosa gástrica, o que colabora para o refluxo e a azia.
" O consumo excessivo de café tem relação com o aparecimento de sintomas gastrointestinais, como azia e refluxo gastroesofágico, em pessoas mais sensíveis e predispostas aos problemas e "com a absorção do ferro, se ingerindo logo após a refeição".


PARE DE FUMAR 

Muitos não imaginam, mas o cigarro também contribui para os distúrbios do sistema digestivo .Isso acontece porque a nicotina ( substância encontrada no cigarro ) provoca a diminuição da contração do estômago, dificultando a digestão.

DURANTE AS REFEIÇÕES


Sucos e refrigerantes devem ser deixados de lado durante as principais refeições .O motivo é simples: eles tendem a interferir no processo de digestão, pois dificultam o trabalho dos ácidos gástricos , ocasionado a indigestão.

OUTRAS DICAS PARA PROTEGER O ESTÔMAGO


  • Se tiver com azia, priorize as hortaliças ( como a couve ) e os chás ( como o de capim santo, hortelã e camomila ). Consuma vegetais e frutas cruas e beba bastante água nos intervalos das refeições.
  • Aposte na ervas e temperos naturais ( como coentro,sálvia, salsa, tomilho, manjericão, cominho e hortelã) para dar mais sabor ao alimentos.
  • Alimente-se com tranquilidade .Converse menos durante a refeição e evite ingerir líquido durante esse processo.
  • Evite permanecer longo período de estômago vazio: procure fracionar os lanches, ingerindo algo a cada três horas.
  • Beba leite de forma moderada, até mesmo o desnatado. O leite é alcalino e, o pH do estômago ácido.Quanto mais substâncias alcalinas forem ingeridas, mais ácido o estômago irá produzir, podendo ocasionar sintoma indesejados.
  • Substitua a laranja-pera por laranja - lima , já que está versão é menos ácida.
  • Se for tomar café, prefira descafeinado, pois a cafeína estimula a produção de ácido pelo estomago.
  • Na hora de comer carne, prepare em frigideira de teflon, sem óleo pelas versões assadas ou cozidas.





quarta-feira, 19 de agosto de 2015

REFLUXO

A sensação, que é conhecida por quem sofre com os sintomas do refluxo, é incômoda e persistente .Entretanto é possível combatê-la!

Quando a rotina começa a ser prejudicada por conta de alguma disfunção na saúde, é preciso buscar a solução para o problema o mais rápido possível .O refluxo - nome simplificado da doença do refluxo gastroesofágico -, distúrbio geralmente atrelado a recém-nascidos e crianças, também pode atingir as pessoas na fase adulta e, em alguns casos, está relacionado à imunidade ou ao ganho excessivo de peso.

A doença é caracterizada pela regurgitação dos ácidos que estão presentes dentro do estomago ( como o suco gástrico) por meio do esôfago, causando irritações na parede do órgão proporcionando grandes incômodos ." O refluxo ocorre, principalmente , pela diminuição dos mecanismo de defesa  do próprio organismo.É possível mencionar a diminuição dos movimentos propulsivos do esôfago, fraqueza da musculatura inferior do órgão e mudança da anatomia, causada, por exemplo, pela hérnia de hiato. O excesso de peso e certos alimentos também são fundamentais para essa mecânica".

OUTRAS CAUSAS

Uma série de fatos - ou a soma deles - pode contribuir para que ao refluxo resolva atrapalhar a rotina.O tabagismo, por exemplo , é um deles, já que as substâncias tóxicas presentes no cigarro podem danificar a mucosa do esôfago, dificultando o seu trabalho no organismo e ocasionando o refluxo .Além da obesidade , distúrbios respiratórios ( como a asma ) ,diabetes a até mesmo a gravidez- assunto que será aprofundado - também podem contribuir para o aparecimento do refluxo gastroesofágico.


TRATAMENTO ADEQUADO

Uma das principais maneiras de obter sucesso no tratamento do refluxo é por meio da alimentação.O consumo de alimentos leves mostra-se fundamental para que a causa seja resolvida .A indigestão de bebidas alcoólicas e gaseificadas também pode ser deve ser deixada de lado durante o processo." Perder peso, dieta pobre em gorduras e evitar o consumo de álcool e cigarro são medidas ideais para evitar o refluxo.

Outro método é por meio de um diagnóstico correto dos distúrbios motores do esôfago , além de medicação adequada por tempo específico.


Vale ressaltar que, ao apresentar qualquer sintoma, o médico deverá ser consultado.
Principalmente quando se fala em doenças estomacais, sempre é possível contas com a indicação de medicamentos de alguma pessoa que passa pelo mesmo problema.Prática completamente incorreta!

Antes de iniciar qualquer tratamento medicamentoso, e preciso procurar um gastroenterologista e investigar as causas do problema, só depois, então, é que será possível iniciar esse tipo de processo , já que algumas pessoas são mais sensíveis a alguns remédios em relação .

PRINCIPAIS SINTOMAS
  • DORES ABDOMINAIS
  • AZIA
  • IRRITAÇÃO,ROUQUIDÃO E DORES NA GARGANTA
  • REGURGITAÇÃO DE LÍQUIDOS (SUCO GÁSTRICO)
  • ENJOOS ( PRINCIPALMENTE APÓS ÀS REFEIÇÕES 
  • DIFICULDADES PARA ENGOLIR
  • TOSSE SECA
Tanto o nutricionista quanto o nutrólogo têm  função de indicar o melhor caminho para a saúde plena a saúde plena, por meio da consciência alimentar.

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

CONHEÇA A AZIA

DEIXE SEU ESTÔMAGO CALMINHO,CALMINHO!

Você sabia que azia não é uma doença, mas sim o sintoma de uma enfermidade chamada refluxo gastroesofágico?



Na verdade, a azia caracteriza-se por uma sensação de queimação que vai do estômago até garganta  e uma de suas principais causas é o refluxo, que pode ser ocasionado pelos ácidos do aparelho digestivo, alimentação rica em gordura, obesidade e tabagismo, por exemplo.Para ajudar você a reverte esse quadro e aliviar os incômodos , confira esta edição que traz os melhores alimentos para o dia a dia, hábitos saudáveis que devem ser incorporados à sua rotina e receitas para saborear sem medo da queimação.

Problema sério

Existem outras doenças que atingem o sistema digestivo .Que tal saber um pouco mais sobre elas?

Comeu algum alimento rico em gordura e passou mal?

Exagerou na última refeição e ficou com o estômago ruim ?Esses e outros problemas podem atingir diversas pessoas, tendo as mais variadas causas .Então, confira as principais doenças que afetam o sistema digestivo e saiba como combatê-las.

Gastrite: de uma maneira mais simples, é possível explicar o gastrite com uma inflamação que ocorre a parede do estômago." Os sintomas mais comuns são azia e má digestão , com sangramentos ou não d tubo digestivo ".

Além dos medicamentos próprios para tratar a doença , também é indicada a mudança de hábitos ,como excesso de álcool e consumo de alimentos gordurosos.

Hernia de hiato: é a migração de parte do estômago, que se originalmente está todo dentro do abdômen, para o tórax, acima do músculo diafragma.Para diagnosticá-la é preciso realizar uma radiografia ou uma endoscopia digestiva alta.Ela ocorre , principalmente, em pessoas mais velhas e obesas.Evite alimentos gordurosos ,opte por roupas menos apertadas e não coma perto da hora de dormi para amenizar os sintomas.

Úlcera: apesar de ser associada a problema de estômago, ela é uma ferida que pode acontecer em vários outros órgãos .As principais causas são fatores genéticos ,aparecimento de bactérias ,uso constante de medicamentos como anti -inflamatórios e estresse recorrente.
Após o diagnóstico, é importante evitar o consumo de substâncias que estimulam a produção de ácidos, parar de fumar e controlar o estresse.

APESAR DE SER UM PROBLEMA COMUM PARA MUITAS PESSOAS, ELA ATRAPALHA E DEVE SER TRATADA

Alguma vez você já sentiu uma espécie de queimação no estômago?

Se sim , é bem possível que tenha sofrido com a famosa azia." Ela é escrita como uma sensação de queimação que vai da boca do estômago até a garganta, causada pelo refluxo o conteúdo do estômago - que é ácido -ao esôfago ".

Não é doença


Depois de comer alimentos gordurosos ou com temperos fortes é comum que a azia resolva aparecer.Embora seja algo comum, pouca pessoas sabem que esse problema está entre as principais causas da doença".

Ou seja, a sensação de retorno de líquido para a garganta, chamada de regurgitação, e a queimação no estômago são sinais clássicos do refluxo .

É possível tratar ?


Para diagnosticar a azia, é fundamental procurar um gastroenterologista -médico especialista no sistema digestivo.Depois disso, o profissional vai indicar os medicamentos necessários , para realizar o tratamento .

Contudo, para amenizar o problema é preciso ir além : mudar os hábitos alimentares, tanto em relação á dieta propriamente dita quanto á forma como os alimentos são consumidos .


PRINCIPAIS CAUSAS

Ao ingerir alimentos líquidos ou sólidos,  esfíncter esofagiano inferior ( uma faixa muscular no final do esôfago) funciona como uma válvula que abre para a passagem do alimento e se fecha logo em seguida." Quando essa região não funciona bem, permite que o conteúdo do estômago chegue ao esôfago, conhecido como refluxo.Então, esse material ácido pode causar mitos sintomas , incluindo a azia".

No casos de a pessoa se deitar logo após se alimentar , é possível que esse quadro piore.
Outros fatores que podem provocar ou intensificar a  azia são a gravidez e o uso excessivo de medicamentos .O consumo de determinados ingredientes também favorece o surgimento desse problema, justamente por serem ácidos .Ficou confuso? É que existem alimentos que aumentam a acidez do sangue- desequilibrando o seu pH -, e com isso, pioram os sintomas da azia e do refluxo.

Para comprovar esta informação foi demonstrado que pacientes que sofrem com ambos os sintomas e não melhoram com os medicamentos prescritos podem recorrer à eliminação de alimentos ácidos, gerando uma melhora significativa. Assim, com a dieta correta, é possível reduzir a acidez do estômago e eliminar os desconfortos.

PERMITIDOS X PROIBIDOS


Confira alguns alimentos que devem ser evitados ( ácidos) , a fim de afastar a azia e saiba quais são os que podem fazer parte do cardápio diário ( os chamados de alcalinos, capazes de diminuir a acidez do sangue )


Inclua na  dieta:                                       

  • Banana                                           
  • Brócolis 
  • Frango sem pele
  • Melão
  • Aveia
  • Peixe

Evite


  • Tomate
  • Frutas cítricas
  • Refrigerantes
  • Cebola
  • Vinagre
  • Pimenta

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

MAIS QUALIDADE DE VIDA

DICAS DE COMO TORNAR A VIDA MAIS LEVE COM A ADESÃO DE HÁBITOS SAUDÁVEIS.

QUANDO O DIAGNÓSTICO  DE PARKINSON É APRESENTADO, O PACIENTE PODE TER DIFICULDADES EM ACEITAR A SUA NOVA CONDIÇÃO.

Entretanto, com o apoio psicólogo adequado e a adesão de hábitos simples, é possível turbinar a rotina e ganhar qualidade de vida.

" Cérebros mais saudáveis estão naturalmente mais protegidos, tendo uma evolução mais lenta e sintomas graves mais tardio.Por isso, cuidar do cérebro no decorrer da vida é uma sábia conduta protetiva; manter-se sempre ativo intelectualmente, evitar e tratar doenças que lesam o cérebro ou seu vasos ( como hipertensão, diabetes,colesterol,alto. obesidade, traumas cranianos, alcoolismo e tabagismo ), acaba por evitar chegar na terceira idade com o cérebro "minado" por patologias clínicas e com uma capacidade cognitiva limítrofe para enfrentar uma possível deterioração .

Para que o Parkunson não afete diretamente a vida do paciente, é necessário cuidar para que atividades saudáveis passem a integrar seu dia a dia.

 CAMINHE MAIS

Embora a locomoção possa ser uma das áreas afetadas pela doença, importante é não deixar de exercitá-la , já que é uma atividade completa e funcional para a saúde." A caminhada é o exercício físico mais acessível do mundo , já que , para praticá- lo , não há restrição de idade ,condicionamento físico ou peso corporal ,Ela ainda é uma das atividades mais eficientes e democráticas de serem executadas, pois são necessários apenas bons tênis".

Além de fortalecer a musculatura, e aumentar a flexibilidade, caminhar ainda colabora para a perda dos quilinhos extras e traz um ganho progressivo de bem -estar.

ALIMENTAÇÃO NATURAL

O consumo de alimentos processados e embutidos, tais como linguiça, salsicha, apresuntado, refrigerantes, sucos de caixinha, pratos congelados, temperos prontos, dentre muitas outras opções , prejudica ( e muito !) várias áreas da saúde.Isto porque todas essas opções têm em comum a presença de conservantes aromatizantes e demais componentes artificiais , cujo objetivos são aumentar a durabilidade e melhorar o sabor dos alimentos .O resultado? 

Prejuízos para o corpo, é claro! Lembre-se: quanto mais natural for a refeição, melhor ela será para a saúde!" Para diminuir a ingestão de aditivos na alimentação, o ideal é ingerir alimentos frescos, preparados em casa e não industrializados . Além disso, dê preferência à frutas, verduras e legumes orgânicos, sempre que possível , já que eles são isentos de agrotóxicos".


APROVEITE OS MOMENTOS DE LAZER

Fugir da rotina não é uma tarefa fácil, entretanto, o esforço vale a pena.Realizar pequenas mudanças no dia a dia certamente trará um novo sabor à vida, de modo a reviver prazeres esquecidos.
Por isso, passear mais, ler bons livros, rever velhos amigos e buscar novos hobbys são grandes avanços para promover o ganho de saúde física e mental .A dança, por exemplo, é uma atividade benéfica para todo o corpo, indicada por vários especialistas Que tal experimentar? " Os estudiosos comprovam que dançar ajuda na tonificação muscular, na melhoria da flexibilidade, espanta o estresse , ajuda a perda de peso, no controle do colesterol e no condicionamento físico.Além disso, também é um ótimo exercício para estreitar relacionamentos, combater a depressão, promover a diversão e aumentar a disposição e a autoestima das pessoas "

ENCARE NOVOS DESAFIOS

Deixar de lado algum tipo de atividade que sempre sonhou realizar não é uma boa ideia .Encarar os próprios medos e aproveitar a vida ao máximo devem ser as frases de ordem não é só para os portadores de Parkinson , mas para todas as pessoas que buscam pela felicidade plena.Por isso, fazer amigos realizar viagens e aprender coisas novas são atitudes que nunca devem ser deixadas de lado, em nenhuma fase da vida.

As atividades artísticas , por exemplo , são grandes fontes de prazer e diversão ." Elas são maneira de fortalecer os interesses variados da pessoa em sua vida, possibilita diferentes fontes de satisfação , realização e prazer .Há também o próprio desenvolvimento e estimulo neurológico que produz reações bioquímicas que aliviam e diminuem estresse, tensões, ansiedades e até sintomas depressivos ".

EXERCITE SUA MENTE 

Jogos , livros, música, dança e boas conversas são algumas opções para manter a mente sempre alerta ."A leitura, discussão de ideias, ver filmes, comentar notícias, fazer palavras cruzadas ou sudoku, jogos de cartas, xadrex, damas são ótimos hábitos, assim como alguns jogos eletrônicos.
Manter uma rede social é muito importante para manter a cabeça funcionando".

terça-feira, 11 de agosto de 2015

OUTRAS DOENÇAS

São variadas as doenças que podem afetar o sistema nervoso, prejudicando as capacidades motoras e cognitivas. Independentemente do tipo de problema, é sempre essencial o diagnóstico precoce: o quanto antes se detecta, melhor é o tratamento para amenizar as consequências.


Conheça as principais características e tratamentos dos problemas que afetam o sistema nervoso.


ESCLEROSE MÚLTIPLA


Diferentemente do Alzheimer, que costuma afetar mais pessoas idosas, a esclerose múltipla atinge principalmente indivíduos entre os 20 e 40 anos, na proporção de três mulheres para cada homem.No Brasil, cerca de 30 mil pessoas são portadoras da doença, que causa sintomas como visão dupla ou embaçada ,fadiga,formigamentos, perda de força, falta de equilíbrio e incontinência urinária, mas pode se manifestar de formas diferentes .

Quando o quadro evolui, as funções motoras ficam seriamente comprometidas, pois o próprio organismo de quem tem a doença cria anticorpos que atacam a camada protetora dos condutores nervosos presentes nos neurônios, dificultando a transmissão de impulsos do cérebro para o resto do do corpo. Os pacientes devem iniciar o tratamento assim que recebem o diagnóstico, para garantir qualidade de vida, evitando, inclusive, a atrofia cerebral causada pela doença.Existem medicamentos injetáveis e orais, indicados de acordo com o perfil de cada paciente, avaliado por uma neurologista.

Segundo dados de pesquisas, cerca de 2,5 milhões de pessoas no mundo vivem com

esclerose múltipla e 70% de todos os casos diagnosticados em pessoas no age de sua empregabilidade. 
São os sintomas da doença, por exemplo, s dificuldades motoras, fadiga severa e até depressão, que afetam a produtividade no trabalho.Porém, 67% dos pacientes do Brasil estão empregadas e o número pode crescer, caso alguns ajustes sejam feitos, como possibilitar ao portador da doença horário flexível, pausas regulares, adequação entre s habilidades ou limitações e liberdade para tiras férias anuais quando desejado .Cerca de 37% dos brasileiros com esclerose múltipla foram submetidos à aposentadoria precoce.

DOENÇA DE HUNTINGTON


O problema é mais um com consequências sérias para os portadores , pois também acaba comprometendo as áreas motora , cognitiva  e emocional, provocando movimentos involuntários, agitação ,perda de memória, agressividade e depressão .
Embora possa acometer crianças e idosos, o comum é que os sintomas surjam na faixa dos 30 e 50 anos.


A doença afeta especificamente as células da região do cérebro denominada gânglios da base.
Um exame de sangue pode atestar a presença do gene que causa o distúrbio, mas vale lembrar que o teste não é capaz de prever quando ele irá se manifestar , assim como seu desenvolvimento e gravidade.

DOENÇA DE MACHADO-JOSEPH


O nome da doença surgiu da duas primeiras famílias que manifestam os sintomas nos Estados Unidos .Também chamada de ataxia espinocerebelar do tipo 3 , é um problema hereditário e as chances de transmitir de pai para filho é de 50% .
A doença costuma se manifestar entre os 35 e 50 anos e o principal sintoma é a alteração do equilíbrio e da coordenação motora .Manifestações na visão , sensação de insegurança ao descer escadas  dificuldade para engolir são outros sinais que podem

aparecer ,Com o tempo, aparecem alterações na fala e sintomas semelhantes aos do Parkinson .A doença pode ser diagnosticada por meio de um exame de sangue ou pela ressonância magnética e ainda não tem cura, nem tratamento específico. Contudo, para garantir a qualidade de vida do paciente,é fundamental o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar , composta por fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo e neurologista , dentre outros profissionais.

ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA



É uma doença que acarreta paralisia motora progressiva e irreversível, contudo, não afeta a capacidade intelectual e cognitiva.
O principal sintoma é a fraqueza muscular, acompanhada de endurecimento dos músculos e atrofia muscular.Em alguns, casos, a esclerose lateral amiotrófica ( ELA) é causada por um defeito genético, porém, na maioria deles, a causa é desconhecida . O problema pode ser diagnosticado por meio de exames que descartem outras doenças ,recomendar medicamentos para reduzir a velocidade da progressão da doença.



HÁBITOS SAUDÁVEIS 


Mesmo que a doença cause restrições de movimentos, os exercícios físicos são bastante indicados para atrasar o avanço dos sintomas .Profissionais como educadores físicos e fisioterapeutas podem ajudar no processo de adaptação das atividades.O importante é não parar, isso é válido também para doenças que afetam a capacidade cognitiva, com o Alzheimer: trabalhar o cérebro sempre é uma dica preciosa!

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

COMO DIAGNOSTICAR O PARKINSON

ESTOU DOENTE?

Conheça métodos para diagnosticar o Parkinson

O Parkinon é uma doença causada pela degeneração das células que produzem uma substância chamada dopamina, que conduz as correntes nervosas ao corpo.

A falta ou a diminuição desse hormônio afeta os movimentos do paciente, provocando os sintomas da doença .

A grande maioria das pessoas tem os primeiros sinais geralmente a partis dos 50 anos de idade.

Assim, quando os sintomas começam o diagnósticos da doença é feito através de exames.

" A doença de Parkinson tem ainda diagnósticos fundamentalmente clínico, ou seja, realizado a partir de uma avaliação neurológica (anamnese e exame físico ).Exames complementares servem para diferenciar a eventual presença de outras doenças que estejam causando os sintomas Parkisnsonianos", ou seja , os médicos também recomendam diferentes exames para terem certeza de que o paciente não possui nenhuma outra doença no cérebro.

EXAMES CLÍNICOS

As vezes é preciso tempo para diagnosticar a doença de Parkinson .

Os médicos podem recomendar consultas de acompanhamento regulares com neurologista especialistas em distúrbios do movimento para avaliar a condição do paciente e os sintomas ao longo do tempo para avaliar a condição do paciente e os sintomas ao longo do tempo para só ai, poderem diagnosticar a doença. "Parkinsonismo é uma síndrome caracterizada por uma lentificação dos movimentos , uma rigidez peculiar, um tremor de repouso e instabilidade postural.

E o diagnóstico se fundamenta na presença de 2 dentre 4 destes sinais".

Nesse período de acompanhamentos , os especialistas podem pedir exames clínicos para ajudá-los no diagnósticos." Exames de imagem estrutural como a ressonância magnética e exames funcionais podem auxiliar no esclarecimento diagnósticos ,pois estão disponíveis no Brasil".


OPÇÕES ALTERNATIVAS


Com o avanço das pesquisas na área médica, os chamados exames pré-clínicos do Parkinson são cada vez mais alvos de estudos. Por enquanto, tais exames estão sendo feitos apenas em campo experimental, ou seja, ainda não podem ser considerados efetivos para diagnósticos.
Conheça alguns deles:


PELA VOZ


Uma combinação de dois exames que avaliam padrões de tremor vocal, pode ajudar a diagnosticar com maior precisão a doença de Parkinson . O novo método é feito através do estudo dos distúrbios da voz e fala e de um exame para visualizar as cordas vocais.
Após o exame, quase 80% dos pacientes com Parkinson apresentaram algum tipo de tremor na laringe ,sendo cerca de 65% nas cordas vocais.

Segundo pesquisas" por depender das ação coordenada de músculos , a voz também se altera na doença de Parkinson, com menor volume e diminuição da variação natural da entonação ".

Ou seja, assim como os sintomas mais comuns da doença, a voz também sofre alterações.


TESTE OLFATIVO


Além de permitir sentir perfumes e odores , o olfato também pode ajudar no diagnóstico precoce de algumas doenças neurodegenerativas , como o Parkinson .


Aplicando um teste simples para a identificação de cheiros, os pesquisadores constataram que 80% dos pacientes com o Parkinson, participantes do experimento , apresentaram dificuldades em reconhecer odores.
No artigo, os pesquisadores indicam o teste do olfato com uma possível estratégia,simples e de baixo custo, para o diagnóstico precoce da doença.

" Algumas manifestações ditas não motoras podem preceder a doença, dentre elas alterações olfativas, por exemplo , o que poderia permitir, a partir de uma bateria de testagem olfativa normalizada, uma seleção de pacientes em risco de desenvolver a doença".


QUAIS SÃO OS EXAMES?


Ressonância Magnética: ajuda a avaliar malformações cerebrais e outras alterações no cérebro ou nas veias. O paciente é colocado dento de um máquina e deve ficar sem se mexer para que a imagem não tenha interferências .O exame também pode ser feito com contraste e, nesse caso, o médico deve indicar qual a preparação necessária.

Tomografia Computadorizada: ela serve para diagnosticar , monitorar, detectar e identificar doenças. é a um exame de raio X que gera imagens de ossos, órgãos ou outras partes do corpo que depois são processadas elo computador.

Tomografia por Emissão de Pósitrons( PET): é parecido com a tomografia computadorizada , porém é mais detalhado e ajuda a encontra tumores minúsculos e a diagnosticar doenças do coração e neurológicas.


Cintilografia Cerebral: é um exame que permite avaliar a função cerebral através do fluxo do fluxo sanguíneo no cérebro. Ela é feita por meio de uma injeção na veia com uma substância radioativa que form imagens colorida do cérebro.

Laboratório: os exames que podem ser perdidos são hemograma, de sódio, de potássio, ureia, creatina. cálcio iônico, fósforo , magnésio, VHS,PCR e sorologia para sífilis.Em casos selecionados sorologia para HIV pode ser considerado também.