segunda-feira, 20 de abril de 2015

QUANDO O CORAÇÃO FALHA

Descubra o que acontece  ao órgão durante o infarto e como agir nessas situações .

ELE PODE VIR DE UMA HORA PARA OUTRA E SER FATAL.O mal, que atingiu homens e mulheres, é caracterizado pela necrose tecidual, ou seja ,quando acontece a morte  de tecido  no coração por conta da interrupção do fluxo de sangue ." O infarto agudo do miocárdio , popularmente conhecido como o ataque cardíaco, ocorre devido a uma ruptura de placa de gordura existente no inferior da artéria coronária ( que irriga um parte do coração ) e pela formação de um coágulo, interrompendo a passagem de sangue e resultando na morte da área do músculo irrigado poe esta artéria".O problema pode ser causado por uma soma de eventos ocorridos ao longo dos anos , como alimentação inadequada, tabagismo,sedentarismo,estresse, entre outros fatores.

Entendo Melhor

Os níveis elevados de colesterol ruim (LDL) por muito tempo favorecem o aparecimento de placas de gordura( ateromas) dentro das paredes arteriais .Esse conjunto de placas chamado aterosclerose .Quando uma placa  de gordura existe e se rompe no interior da artéria coronária-que irriga parte do coração- dá se origem à formação de um coágulo, que bloqueia parcial ou totalmente a passagem e sangue na artéria, causando o infarto .Dependendo da localização onde ocorreu a enfermidade, os problemas clínicos podem variar.

Como identificar 

O infarto do miocárdio apresenta sinais bastante perceptíveis.Por isso, estar atento a alguns sintomas pode colaborar para identificar o problema rapidamente ." O sintoma mais comum é a dor anginosa , ou seja, dor no peito que pode se irradiar para o membro superior esquerdo, para o pescoço ou mandíbula, associada ou não à sudorese esquerdo para o pescoço ou mandíbula, associada ou não associada ao esforço físico".
O infarto do miocárdio, em casos mais graves, ainda pode envolver outros sinais como falta de ar , tontura, desmaio, ansiedade, e sensação de morte eminente.Infelizmente, algumas pessoas apresentam infarto fulminante , aquele que, muitas vezes, não permite o socorro do paciente- por ser repentino -levando -o a óbito."Em alguns casos, a manifestação ocorre por meio de arritmias graves e a morte súbita, sem esforço físico também pode estar relacionado à doença coronariana grave. Esse tipo de infarto ocorre por conta de uma interrupção repentina do fluxo sanguíneo para o coração e pode afetar principalmente os jovens , pois eles ainda não possuem circulação colateral, aquela responsável por irrigar o coração juntamente com as artérias coronárias, agindo como um canal opcional de fluxo sanguíneo.

Como evitar

Não é que o ditado popular "é melhor prevenir do que remediar" tem toda a razão ? Como dito no início da matéria, o infarto é causado pela soma de alguns fatores, como os maus hábitos e vícios que são carregados ao longo da vida.A mudança de postura em relação a esses pontos pode evitar, ou pelo menos diminuir, significativamente o risco de passar pelo problema .A seguir , confira cinco passos simples que ajudam a manter a saúde do coração.


Durma bem 
  • Uma noite de sono ajuda a renovar as energia e diminui as chances de doenças cardiovasculares. O recomendado sã de 7 a 8 horas por noite 
Não fume
  • As substâncias químicas do cigarro afetam diretamente o coração que a longo prazo pode acarretar problemas mais sérios como o AVC.
Controle o peso

  • Com o peso ideal as chances de adquirir diabetes, colesterol e pressão alta - vilões do coração -são muito menores.
Fuja do estresse
  •  Em meio à rotina agitada, tire um tempo para fazer o que der prazer e bem- estar, como ler um livro ou praticar algum trabalho manual.
Alimente se de forma saudável

  •  Varie o cardápio d forma que todos os nutrientes sejam inseridos na dieta.Também evite pular refeições.

Hora de agir 


Quando uma pessoa sofre um infarto, o mais recomendado é acionar a assistência médica imediatamente e não tentar levar o paciente por conta própria ao pronto socorro.
Enquanto a ajuda não vem, é preciso agir como os seguintes cuidados:
  • Tranquilize e aqueça a vítima.
  • Não dê nada para a pessoa tomar.
  • Se a vitima desmaiar, confira a respiração e o pulso.
  • Não falta de sinais vitais, inicie os procedimentos de recuperação cardiopulmonar( massagem cardíaca) e mantenha até a chegada do socorro.
" Em pacientes diabéticos, o infarto pode ocorrer sem dor.Eles sofrem um processo chamado isquemia silenciosa, decorrente do diabetes, que impede que sintam a angina ( dor no peito por isquemia) e até mesmo o infarto "

Primeiros Socorros

Para realizar o socorro sem prejudicar o paciente , algumas instruções são necessárias .

1 Em primeiro lugar, é fundamental constatar se o coração está batendo.Para isso, verifique o pulso da pessoa colocando os dedos indicador e médio bem no meio do pescoço da vítima, deslizando -os para o lado até encontra o vão entre a traqueia e o músculo do pescoço.
2 Se a vítima não tiver pulso, faça insuflação ,mais conhecida como respiração boca a boca, soprando o ar para dentro do pulmão a cada duas respirações, com um segundo de duração para cada respiração e mantenha uma frequência de 10 a 12 sopros por minuto.
3 Se mesmo com a aplicação da respiração artificial o coração da vitima para de bater, o socorrista deve aplicar simultaneamente a respiração e a compressão cardíaca.
4 Para a compreensão cardíaca, posicione -se em um dos lados da vítima e apoie as mãos , uma sobre a outra no peito da vítima, entre os mamilos, em cima do coração.
5 Faça pressão com bastante vigor, a fim de comprimir o coração de encontro à coluna vertebral , depois descomprima .
6 Repita a manobra de 30 compressões para duas insuflações por cinco ciclos, checando os sinais vitais. Caso a vítima não reaja, retome a manobra quanta vezes forem necessárias até a chegada do socorro profissionalizado.


Tudo em ordem 

Alguns exames são importantes para checar a saúde do coração .

ELE FUNCIONA 24 HORAS POR DIA, TODOS OS DIAS DA SEMANA, SEM DIREITO
A FÉRIAS UM COMPANHEIRO ASSIM TÃO FIEL MERECE SER CUIDADO COM CARINHO, afinal , devemos a vida a ele.Para pessoas com históricos familiar de doenças cardíacas, o indicado é fazer exames de coração ainda na adolescência para identificar problemas poucos graves, como sopros.Porém, a partir dos 30 anos, os exames devem se tornar rotineiros.Já quem não tem tendência genética pode iniciar os exames após os 40 anos."Os testes para o coração devem se direcionados para a queixa e para os problemas achados no exame clínico.A seguir, confira quais são os principais exames cardiológicos e como eles são feitos:

ELETROCARDIOGRAMA 
   
  Também conhecido pela sigla ECG, é um dos mais comuns quando o assunto é coração.Eletrodos são presos nos tornozelos, punhos e tórax, que captam a atividade elétrica do coração e enviam as informações a um aparelho chamado eletrocardiógrafo, que as registra em um papel .As informações são avaliadas para detectar possíveis alterações, como taquicardias e arritmias.Apesar do exame poder diagnosticar diversas doenças cardíacas, ele não é infalível e, por isso,deve ser bem analisado pelo especialista e acompanhado de outros exames, principalmente o clínico.

ECOCARDIOGRAMA

O coração recebe ondas de ultrassom que são enviadas ao computador.A partir daí, são obtidas imagens do órgão, facilitando a análise da sua estrutura e funcionamento .É realizado com o paciente em repouso e sob estresse (esforço físico ou ação de uma substância química). Sopros, hipertensão arterial e tumores são algumas doenças possíveis de serem detectadas.

RADIOGRAFIA DE TÓRAX

Um raio -x pode revelar se há crescimento irregular do coração ou de cavidades, além de mostrar alterações vasculares e pulmonares, como reflexo de uma doença cardíaca.

MONITORIZAÇÃO (HOLTER )

Trata-se de um aparelho usado para registrar um eletrocardiograma durante muitas horas, a fim de detectar arritmias .O cardiologista compara o registro com atividades  e sintomas relatadas pelo paciente neste período.

TOMOGRAFIA

 Não é tão comum de ser pedido, mas tem a grande vantagem de oferecer boas imagens do coração em detalhes .É um dos mais eficazes para detectar com precisão doenças obstrutivas de artérias .Para o exame é preciso dar uma injeção de contraste no paciente ( substância que evidência as veias e artérias).

RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

Gera imagens que permitem uma boa observação do miocárdio, podendo identificar as zonas lesadas por um infarto e defeitos congênitos, além de poder avaliar os vasos maiores, como a aorta.

ANGIOGRAFIA DIGITAL

Por meio do uso de contrastes, é possível observar os vasos do coração, conferindo se existem obstruções ou alguma diminuição do fluxo sanguíneo.

CINTILOGRAFIA

Uma substância  radioativa é injetada na circulação, o que permite ao aparelho enxergar como o sangue circula pelo coração .Essas imagens são obtidas como paciente em repouso e também em esforço físico.O exame pode identificar regiões que não estão recebendo o sangue de maneira correta, sendo possível investigar as causas.

TESTE ERGOMÉTRICO

Também chamado de ergometria, nada mais é do que a aplicação do eletrocardiograma adicionado ao esforço físico, ou seja, é o registro da atividade física.O paciente é submetido ao esforço físico continuo e crescente por meio de caminhada ou corrida em uma esteira.São observados os sintomas apresentados pelo paciente durante a atividade física, como cansaço ,falta de ar, tonturas e dores no peito.A pressão arterial é avaliada antes e depois do exame, que pode ser interrompido caso o paciente demonstre alterações no eletrocardiograma, dores intensas no peito ou exaustão.

TESTES INVASIVOS

Alguns exames são realizados em casos onde o paciente já apresentou algum problema cardiovascular, sendo necessária uma intervenção mais séria para checar a situação do coração e das artérias.
Ecografia transesofágica: um aparelho é colocado dentro do esôfago que, que pela proximidade ao coração, permite uma boa avaliação das válvulas cardíacas.
Cateterismo: após receber uma anestesia local, é introduzido um cateter ( um tubo bem fino) na artéria femoral (localizada na coxa direita), que percorre o trajeto até os vasos do coração. Em seguida , é injetado o contraste para que a região possa ser vista pelo raio -X.
O exame verifica problemas cardíacos como estreitamento dos vasos do coração, causados por placas de gordura, e lesões na artérias.
 
Dica de hoje:

Antes de malhar se o sedentarismo faz parte da sua vida, antes de mexer o esqueleto para o bem da sua saúde ,não se esqueça de visitar um médico."Em uma situação que o paciente é sedentário e irá começar a realizar atividades físicas, convém realizar um teste ergométrico para avaliar as condições do aparelho circulatório ".


5 comentários:

  1. Como o coração pode aguentar tantas coisas assim, na verdade o coração é um campeão. Devemos cuidar bem do nosso coração.ele é um membro muito importante.para o nosso corpo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A perfeição de Deus meu nobre amigo ao projetar essa injeção fisiológica do corpo

      Excluir
  2. Meu teste ergométrico diz que tenho
    .classificação para o risco de DAC pelo esforço de Duke .baixo. oqUE quer dizer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Doença Arterial Coronariana (DAC) é uma condição em que há a formação de placas de gorduras dentro das artérias (arteriosclerose). Com o tempo, estas placas podem provocar diversas doenças, sendo as mais conhecidas, o infarto e a angina do coração, a doença arterial periférica e/ou trombose e o derrame cerebral.

      Excluir