quinta-feira, 16 de abril de 2015

CORAÇÃO

 Quando se trata de proteger a saúde , o coração é um dos  órgãos que se destaca. Entenda um pouco mais sobre sua  importância e funcionamento


Ele sempre é apontado como o promotor principal da vida à tão complexa máquina denominada corpo humana- não é para menos  já que funciona basicamente como uma bomba de combustível - pois leva o sangue para todas as suas partes .Este último , carregado consigo oxigênio , nutrientes e demais substâncias que garantem equilíbrio às atividades corporais, age em conjunto com o coração , a fim de que toda a extensão corpórea mantenha- se saudável e pronta para funcionar em harmonia . Medindo aproximadamente 12 cm de altura e 8 cm de largura , o coração pode ser comparado, aproximadamente , ao mesmo tamanho  que a mão fica quando está com os punhos fechados. Na fase adulta, o órgão costuma pular , em média , 70 vezes por minuto m podendo variar de pessoa para pessoa . Por isso, para saber se o coração anda no ritmo certo, é indispensável procurar um cardiologista e realizar exames de rotina ( como o eletro cardiograma ) a fim de mantê-lo fora de riscos.
"A hipertensão (também 
 conhecida como pressão 
  alta) é o problema 
  que mais leva as pessoas 
  ao cardiologista 
  anualmente, segundo
  dados da Organização
  Mundial da Saúde (OMS)


                                     Como ele funciona 


Por dentro, o coração é oco; e é essa característica que garante a  capacidade de bombear o sangue pelo corpo .Para compreender melhor, a ilustração, mostra quais áreas são responsáveis por suas variadas funções .O ventrículo esquerdo 1- é responsável por carregar o sangue com oxigênio , que segue pela artéria aorta , percorrendo o corpo e  nutrindo as células Após percorrer este caminho, o sangue volta para o  coração - ao átrio esquerdo 2 - carregado de gás carbônico, para então descer até o ventrículo direito 3- e passar pela veia pulmonar 4- para buscar mais oxigênio nos pulmões , as chamadas  " trocas gasosa ". Só então é que o sangue retorna ao átrio esquerdo para iniciar todo o ciclo mais uma vez.


       Por todo o corpo

Quando um alimento é ingerido , o corpo absorve os nutrientes e aquilo que não faz bem ou que foi consumido em excesso é eliminado pela urina e fezes , sendo assim o sangue é o responsável por transportar todos os nutrientes para as devidas partes do corpo, nutrindo devidamente cada uma delas. Este processo não seria possível se o coração não trabalhasse corretamente , já que é o órgão que dá o impulso para que o " combustível " do corpo possa percorrer todas as áreas .Em locais onde a circulação é mais difícil - como nas pernas , já que o ato d se sentar ou ficar muito tempo em pé pode atrapalhar o processo - é possível detectar muitas vezes, a presença de varizes, que nada mais são do que veias dilatadas, nas quais o sangue fica preso, causando dores e inchaços muito incômodos para quem sofre com o problema .Neste caso , o importante é procurar um médico i iniciar o tratamento adequado o mais rapado possível . a fim de que a circulação seja normalizada. 

     Ritmo da vida 

Para que o coração trabalhe corretamente durante toda a vida é preciso facilitar este processo por meio de hábitos que contribuam para a sua saúde . Uma série de recomendações faz-se necessária para que aconteça: manter uma alimentação saudável , evitar o sedentarismo , fazer visitas regulares ao médico e relatar quaisquer anormalidades (como dores de cabeça, falta de ar,batimentos acelerados, dentre outras)são algumas delas ."Os exercícios físicos podem tanto atuar na prevenção de doenças cardiovasculares quanto na melhoria da condição do coração em pacientes que já se possuem problemas cardíacos"Na matéria seguinte é possível conferir demais fatores que prejudicam a saúde do coração além daqueles que trazem mais vitalidade e força ao órgão.

     Saúde afetada

Os maus hábitos que prejudicam o coração também fazem mal as demais áreas do corpo e, por isso devem ser combatidos ao máximo.

Levar uma vida com base de atitudes saudáveis é mais do que suficiente para proteger o sistema cardiovascular como um todo. Já quando existisse alguma disfunção genética hábitos pedem ainda mais cuidados já que , com a cautela adequada os riscos de sofre com algum problema podem ser contidos.Além da alimentação existem outras ações que, se realizadas corretamente, blindam a saúde do sistema cardiovascular . São atitudes diárias que grande parte das pessoas comete sem se dar conta de que grande parte das pessoas comete se se dar conta de que um dos órgãos mais importantes do corpo pode  estar sofrendo as consequências . Confira a segui!

O importante é não ficar parado 

Quando se leva uma vida sedentária, não são só o coração , mas o corpo inteiro acaba sofrendo as consequências .Além de sofrer com o acúmulo de gorduras indesejáveis,o corpo ainda despreparado e enfraquecido, sendo tomado pela indisposição antes mesmo de começar a realizar alguma atividade física. A hipertensão , por exemplo ,é um dos problemas que mais contribuem para resultar em casos de infarto e se dá prática regula de exercícios , o que favorece o acumulo de partículas de gorduras nas artérias (que podem entupir ) e culminar em problemas graves.
                             
                      " O ideal para atingirmos qualidade de vida é, além de uma alimentação
                          saudável e balanceada , a pratica diária de exercícios físicos .Sabe -se 
                          que a inatividade física aumenta o estresse e a ansiedade, podendo levar
                          a varias doenças 


Sem excessos 


 Se por um lado ficar parado traz riscos à saúde, quem já sofre com alguma complicação cardíaca também deve tomar cuidado quando se trata de exercícios ou atividades muito intensas. Isto porque , quando as atividades físicas são praticadas em grande intensidade a frequência cardíaca acaba aumentando , o que exige também que um trabalho maior do sistema respirando e pode resultar em alguma complicação . É importante lembrar também que um bom preparo  físico não vem do dia para a noite. Para ganhar mais resistência e disposição é preciso começar aos poucos, sempre com as orientações de um profissional .Por isso se o paciente já possui algum histórico de doença cardíaca, primeiramente é necessário passar por uma avaliação médica antes de se inscrever na academia.

 Perigo a vista

Quando se fala em tabagismo e alcoolismo, é possível imaginar uma vasta lista de males que podem acometer o organismo,. Esses dois hábitos também são considerados inimigos da saúde do coração .
No caso do cigarro, a carga de substância tóxicas presentes nele podem deixar o sangue mais espesso, além de facilitar o aumento do LDL, o colesterol ruim do organismo.As toxinas também podem comprimir os vasos sanguíneos -deixando um espaço menor para que o sangue possa percorrer pelo corpo - e contribui para a incidência de arritmias cardíacas .Por outro lado, o consumo de bebidas alcoólicas em excesso a longo prazo também é prejudicial, já que ainda pode aumentar as chances de sofrer um infarto por conta da carga de substâncias nocivas que passa a integrar a corrente sanguínea.

Dicas do dia 


Ter uma alimentação saudável : preferir frutas, verdura e legumes em vez de alimentos condimentados, e optar por carnes magras o invés das que possuem excesso de gorduras

 Realização de atividades físicas: não importa quais sejam, o importante é evitar o sedentarismo. Quanto mais movimento, melhor é a prevenção das doenças do coração.

Tratar as doenças, usando as medicações prescritas pelo médico de forma regular e evitar o cigarro: dessa forma , é possível controlar as doenças e evitar danos maiores ao organismo



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário