terça-feira, 14 de abril de 2015

É HORA DE REEDUCAR

         Aprende a comer é o primeiro passo para se livrar da obesidade.
          A alimentação equilibrada deve vir acompanhada de mudanças da própria mente.


                                                 Como começar ?


Equilíbrio é a palavra-chave .O corpo precisa de alimentos com nutrientes na quantidade certa,e não de alimentos com calorias vazia ou seja ,que não oferecem substâncias importantes , apenas excesso de calorias.    
  Produtos como : refrigerantes, doces, salgadinhos de pacotes,sorvete, pão branco, margarina, biscoitos e carnes gordurosas como bacon e embutidos não oferecem nutrientes importantes , e sim excesso de gorduras, açúcares e sódio, três substâncias que não devem ser consumidas exageradamente , já que aceleram o ganho do peso e aumentam o risco de diabetes e hipertensão.No lugar desses alimentos , adicione carnes magras peixe, frango, verdura, legumes e frutas " As hortaliças têm pouquíssimas e são usinas de nutrientes , além de serem ricas em fibras solúveis e insolúveis, que facilitam o funcionamento intestinal ", afirma a nutróloga.
  Na reeducação alimentar , procura -se reduzir a quantidade e aumentar a quantidade dos alimentos .O objetivo não é fazer o paciente passa fome: os novos alimentos saciam melhor do que os produtos processados industrializados, que são digeridos rapidamente e fazem o corpo pedir mais. Além disso, a alimentação balanceada não exclui nenhum ingrediente , fornece tudo que o corpo precisa no dia, " Nada de fechar a boca e comer pouquíssimo . Costumo dizer que, para ser magro temos que comer , significado que uma restrição calórica severa vai atrapalhar o processo de perda de peso, porque o corpo reduz o metabolismo - é como se entrássemos num estado de hibernação , tudo fica mais lento , inclusive a queima de calorias.Além disso ,na restrição alimentar severa,a sensação de fome é muito grande, e facilita os descontroles , onde se chuta o balde e se come de tudo desesperadamente".

                                               
                                                 Dicas do dia .

Bons alimentos:


                 A lista de alimentos naturais e nutritivos é extensa  e basta experimentar as diferentes opções , em diferentes formas de preparo , para saber o que mais agrada ao paladar . Faça experiências na cozinha , busque por receitas  saudáveis e vá, aos poucos, descobrindo o prazer de comer bem .
 Para começar, confira algumas opções saudáveis e trocas espertas para o dia a dia:   

           Menos sódio:  reduza a quantidade de sal nas preparações . Para dar mais sabor , aposte em temperos naturais como cebolinha , salsinha. manjericão, alho, cebola, páprica, pimenta,açafrão, canela, entre muitos outros.

   Capriche na salada: não gosta de tradicional alface com tomate? Então diversifique e prepare rúcula,agrião,repolho,almeirão,escarola, couve, couve -de-bruxelas, endívia, radicio,cenouras e beterraba ralada, palmito,brócolis..

      
         Frutas para o lanche: mantenha a fruteira cheia e, se trabalha ou estuda, leve uma fruta na bolsa para a hora da fome .Maçã ,pera, kiwi,tangerina,nectarina, pêssego,ameixa, mamão, melão: todas elas são ricas em vitaminas, fibras e minerais.


          Enriquecendo de nutrientes: chia, linhaça, gergelim e outras sementes aumentam a quantidade de fibras da dieta. Consuma com moderação ( 1 ou 2 colheres de sopa por dia) em iogurtes,vitaminas,sucos,frutas e saladas.


          Gorduras do bem :  esses nutrientes são necessários e participam da produção de funções importantes como a formação de hormônios e composição de células nervosas.
                 Peixes de águas frias, azeites,abacate e castanhas são boas fontes ( essas últimas são bastante calórias, portanto, o ideal é consumir com moderação ).



            Outros benefícios: 



  Além de promover o emagrecimento

 A reeducação alimentar é capaz de trazer diversas outras vantagens . 

                                                  Veja algumas:


          Melhora do funcionamento do intestino.  O aumento no consumo de fibras ( presentes em vegetais ) e de água acelera o transito intestinal, o que colabora com a absorção de nutrientes e até com a redução da circunferência abdominal.


     Mais disposição. Alimentos com muita gordura ou açúcar deixam o corpo indisposto, tendo mais trabalho para realizar a digestão . A escolha por alimentos leves e nutritivos garante mais energia para as atividades diárias inclusive a pratica de exercícios físicos.



              Prevenção de doenças. Muitos problemas de saúde podem ser evitados ou terem o risco reduzido a partir de uma alimentação saudável, como diabetes tipo 2 , problemas no coração, gastrite, osteoporose e até alguns tipos de câncer .





Nenhum comentário:

Postar um comentário