quarta-feira, 15 de abril de 2015

UMA MUDANÇA NECESSÁRIA

                                 
Para deixar de vez a obesidade e levar uma vida mais leve e saudável, uma atitude mostrasse fundamental: praticar exercícios físicos!


                                       
  


Quando o paciente vai até o consultório médico e está acima do peso ideal , a recomendação é clara. Além de fracionar a alimentação e optar por frutas, legumes, verduras e integrais, é preciso adotar as atividades físicas regulares na rotina. Mas afinal, por que elas se fazem tão importantes para a saúde ?
      Para entende melhor, é possível imaginar o corpo como um maquina : quanto mais alimentos você ingere, mas calorias o organismo recebe e, para que o seu funcionamento mantenha-se equilibrado e saudável, ele precisa eliminar toda essa carga extra , a fim de que ela não se acumule e atrapalhe o metabolismo . Então, para isso, é preciso se movimentar. E como um grande e perfeito ciclo; se alimentação está equilibrada de modo a fornecer a energia necessária para que cada parte do corpo exercite as suas funções e as atividades físicas gastam aquelas calorias que sobram , o corpo se mantém esbelto e pode funcionar sem complicações .
     Já as comidas gordurosas , refrigerantes, doces e bebidas alcoólicas , por exemplo, são consumidas sem moderação  e o corpo não tem onde gastar todas essas calorias, a tendência é que a gordura se acumule e todo o organismo sofra as consequências.

                 POR QUE COMEÇAR?

          Além dos inúmeros ganhos à saúde , como a eliminação das gordurinhas extras , a melhora do funcionamento do sistema metabólico e a redução do risco de contrair inúmeras doenças, existe outro fator que os exercícios proporcionam : o bem-estar.
         Quem começa a praticar atividades físicas regulares, certamente terá que contar com uma grande dose de força de vontade, já que não será fácil no começo.
           Para iniciar sem quaisquer risco à saúde , o primeiro passo deve ser procura uma ajuda médica ( a maioria das academia exigem exames antes de colocar o aluno par treinar ). Após procurar um medico e fazer todos os procedimentos necessários , chegou a hora de encontra uma atividade prazerosa, que não seja uma " tortura ". 
           Se não quiser entrar na musculação logo de cara, vale a pena buscar alternativas, como caminhadas diárias em um horário mais fresco, aulas de dança, andar de bicicleta, treinos funcionais... Opções é o que não faltam para ficar em forma! O importante mesmo é não ficar parado . Com o passar do tempo, quando o corpo for se acostumando com a nova rotina , logo o bem- estar tomará conta do dia a dia , e a vontade será de não mais parar.

                                              Dicas de hoje:

Prefira as escadas
  Por menor que seja a escada, o esforço físico realizado no ato de subi- las já é muito válido. São essas pequenas ações que têm o poder de transformar o dia e a saúde, que já que nenhum objetivo é alcançado imediatamente . Para que os resultados sejam eficazes , é importante mudar pequenas atitudes na rotina .


Desça um ponto antes 

    Se costuma andar de ônibus, que tal descer um pouco antes do ponto habitual para estender a caminhada diária? Assim, por cinco minutos que sejam, o corpo trabalhará mais e, certamente , este esforço se somará ao resultado final . O mesmo vale para o carro ; chegar mais cedo e estacionar um pouco mais longe é uma ótima ideia para aproveitar o tempo e se exercitar.

Vá de bicicleta
    
    Está é outra saída para afastar o sedentarismo da rotina. Além da questão da sustentabilidade e da otimização do tempo ( já que o transito ocupa grande parte dele ), o corpo inteiro agradece os ótimos efeitos ganhos com uma boa pedalada.


Livre o armário e a geladeira das guloseimas 

Esta é uma atitude que deve ser tomada imediatamente . De na da adianta se controlar o dia inteiro e, ao chegar em casa, encontrar comida cheias de gorduras, açúcares e calorias desnecessárias . É preciso subconsciente: para levar a dieta a sério , as tentações não devem permanecer dentro de casa .

Intensifique as atividades físicas
     
  Desde que respeitando os próprios limites, é importante não fazer todo os dias a mesma quantidade de atividades físicas. Semana a semana, o ideal é testar cada vez mais desafios , por exemplo, aumentando 10 minutos na caminhada ou andando um pouco mais rápido .
   Desta maneira , o corpo ficará cada vez mais preparado para os próximos desafios .


Explore o hortifrúti
       
        Se na geladeira só é possível encontrar alface e tomate , chegou a hora de ousar um pouco mais . Existe uma grande variedade de legumes e verduras muito saborosos e saudáveis que podem passar a fazer parte da rotina e , certamente , cada um deles trará um benefício especial para a saúde . Por isso, abuse das cores !Assim, a alimentação não cai na rotina e o paladar passa a se acostumar com o outro tipo de alimentação : aquela que só faz bem.




    
  

  






         

Nenhum comentário:

Postar um comentário