quarta-feira, 22 de abril de 2015

CORAÇÃO DIABÉTICO

A doença afeta o corpo todo , exigindo atenção à saúde cardiovascular


Quem convive com a diabetes de perto sabe que a doença , se não tratada, pode gerar diversos problemas ao organismo .Um dos sistemas prejudicados é o cardiovascular, acometendo artérias, veias e o coração ."Boa parte dos diabéticos apresentarão, em sua evolução, um evento cardiovascular, sendo essa a maior causa da morte neste grupo".No entanto, não há motivo para pânico: todo diabético pode viver normalmente se levar bons hábitos, tendo o coração forte como ferro!



CONHECENDO A DOENÇA


O diabetes mellitus é uma síndrome que se caracteriza por níveis elevados de glicose no sangue
( hiper glicemia ) e distúrbios do metabolismo de gorduras e proteína ."Decorre da falta do hormônio insulina ou da resistência à sua ação, isto é, incapacidade da insulina de exercer seus defeitos adequadamente. Geralmente, as duas alterações coexistem e decorrem de fatores genéticos e ambientais de predisposição.A partir dessas  características, existem dois principais tipos de diabetes:

Tipo 1

Predomina a deficiência de produção  de insulina .É um processo autoimune, em que o próprio organismo destrói as células do pâncreas produtoras de insulina. Por isso , o diabético necessita de doses diárias do hormônio para manter a glicemia adequada .Acomete menos de 10% dos casos de diabetes e pode ser hereditário , ocorrendo, geralmente, em crianças e adolescentes .

Tipo 2

É o tipo mais comum e, ironicamente , o que é possível de ser evitado , já que surgem associada a maus hábitos e outros distúrbios, como obesidade , sedentarismo, hipertensão e taxa elevada de colesterol ruim.É mais comum em adultos após 40 anos e caracteriza-se pela resistência das células à insulina .Dieta equilibrada , exercícios tratamentos , podendo haver aplicação de insulina.
Ambos os tipos são considerados crônicos , isto é, têm cura.Contudo , os tratamentos possibilitam seu controle ,permitindo ao diabético levar uma vida normal.Há ainda outros tipos específicos , como a gestacional , as decorrentes de defeitos genéticos e as ligadas ao uso de medicamentos .

" Os diabéticos têm até três vezes mais chances de desenvolver doenças cardiovasculares "

O diabetes é diagnosticado por meio de um exame em jejum, quando é investigado a quantidade de glicose , em miligramas, por decilitro de sangue .Confira abaixo o que representam os resultados :

Menor que 100mg/dl - Saudável
Até 125mg/dl- Sinal vermelho .Configura um quadro de pré -diabetes .
Maior ou igual a 126mg/dl- Indicação de diabetes .

O ideal é realizar mais um exame para confirmar o diagnóstico .
O pré -diabetes é um quadro que antecede o diabetes, podendo ainda ser revertido, antes que a doença se instale. O indivíduo ainda não atingiu o nível de açúcar no sangue ou apresenta falhas no processamento da insulina que caracterizam o distúrbio, porém,alguns problemas de saúde já podem ser sentidos como os decoração."O pré- diabetes não costuma provocar as complicações renais,visuais ou neurológicas que o diabetes em si pode provocar com o tempo.Entretanto, ocorre um risco aumentando no desenvolvimento de complicações cardio circulatórias, como o infarto e o acidente vascular cerebral".
Por estar diretamente ligado à qualidade do sangue , o diabetes acomete todo o metabolismo em que se usa o sangue, ou seja , o corpo todo.Olhos, cérebro, sistema gastrointestinal , pé , rins, e pele, além do sistema cardiovascular , são as principais, áreas afetadas.

A RELAÇÃO COM O CORAÇÃO

A hiperglicemia está associada com danos de longo prazo ao organismo , como a disfunção de vários órgãos , em especial rins , olhos e coração. O excesso de açúcar no sangue, principal característica da doença, propicia uma maior formação de placas obstrutivas nos vasos sanguíneos , além de alterar a coagulação do sangue .Esse quadro pode levar à aterosclerose , quando há obstrução de órgãos vitais, caso do coração .As veias e vasos ainda se tornam mais rígidos dificultando seu alargamento e sobrecarregando o trabalho do coração, que envolve muitas artérias." O diabetes acaba levando a complicações na microcirculação e isso afeta principalmente os rins, os olhos e o sistema nervoso. O risco ao coração está mais relacionado aos demais fatores que , em geral, acompanham o diabetes do que ao descontrole da glicose por si só". As alterações nas veias e artérias podem até mesmo levar a infartos e acidentes vasculares cerebrais (AVCs).
Mas é importante deixar claro que essas complicações ocorrem quando a doença está descompensada.Sob controle, o diabético pode levar uma vida normal, com a ressalva de cultivar bons hábitos e realizar um acompanhamento médico.

CUIDADOS COM A ALIMENTAÇÃO

A boa alimentação é um dos meios mais eficazes para o controle das doenças, entre elas, o diabetes .Além do acompanhamento médico e possível uso de remédios, a atenção com o que se leva ao prato tem papel fundamental  para o alcance de uma vida com saúde e sem complicações ."A alimentação saúdavel controla as taxas glicêmicas evita picos de insulina e ajuda no controle do peso, melhorando a qualidade de vida do diabético .Além de dar energia e disposição , evita diversas outras doenças associados ao diabetes".
Um cardápio rico em frutas, legumes, verduras, grãos e cereais integrais, proteínas de boa qualidade (carnes magras e leite), além do consumo abundante de água , é o indicado para qualquer pessoa, mas no caso de diabéticos, ele é imprescindível, já que reflete no controle da doença.
Uma dica que vale para qualquer dieta se torna ainda mais importante :não passar mais do que três horas sem se alimentar.A demora entre uma refeição e outra irá atiçar o apetite, fazendo com que a pessoa caia na tentação de querer saciar a foma toda de uma só vez.Agindo assim, ocorrerá um pico súbito de glicose , pois o corpo não dá conta da oferta exagerada .Quando se trata de um hábito prolongado, é ainda pior: o de absorção sempre mais lento.O indicado é fazer pequenos lanches nos intervalos entre café da manhã , almoço e jantar.
Alimentos pobres em nutrientes ainda devem ficar bem longe das refeições , como frituras , refrigerantes e alimentos processados : pois são fontes de gorduras e açúcares, verdadeiros venenos para o organismo , já que colaboram para o desequilíbrio da glicose no sangue.

O DIABÉTICO E O INFARTO


Uma pequisa comparou a cirurgia de ponte de safena com o stent , duas das principais técnicas usadas na recuperação do infarto a  conclusão é que para os diabéticos, a primeira funciona melhor, técnica que os médicos costumam evitar para os pacientes em geral , por ser mais invasiva .A pesquisa acompanhou 1,9 mil pacientes adultos diabéticos com doença coronariana uma parte foi submetida à cirurgia de ponte de safena , já a outra recebeu o stent , um tipo de mola aplicada no interior da artéria para liberar o fluxo sanguineo.Cinco anos depois dos procedimentos 26,6% dos pacientes com stent tiveram um novo infarto ou derrame , contra 18,7% dos que fizeram ponte de safena.

CORAÇÃO FORTE COM EXERCÍCIOS



A pratica de atividades físicas afasta problemas cardiovasculares

Os benefícios dos exercícios físicos regulares não se limitam apenas à parte estética do corpo: estendem -se à saúde , incluindo a do coração .O órgão fica mais forte ,afastando ,assim o perigo de ter doenças ." O exercícios físicos podem tanto atuar na prevenção de problemas cardiovasculares quanto na melhoria da condição do coração em pacientes que já possuem problemas cardíacos ".Na academia , em casa ou ao ar livre, o que importa é abandonar o sedentarismo!

PREVENÇÃO

Antes do coração pedir socorro, é preciso estar com a saúde em dia. No caso dos exercícios físicos, eles desempenham um papel fundamental. Para se ter uma ideia, uma pessoa sedentária que passa a realizar atividades físicas moderadas, pode diminuir em até 34% o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.Isso ocorre porque , ao exercita-se , o corpo entra em equilíbrio e problemas que já existem tendem a ficar sob controle,
É o caso da hipertensão, diabetes, colesterol alto, obesidade e estresse , verdadeiras condenações para o coração.Além disso, que não tem nenhum desses distúrbios encontra na atividade física uma aliada, já que previne que tais problemas surjam.
Confira como o exercício age em relação a cada problema:

Hipertensão: mantém a pressão estável, pois age no sistema nervoso e na produção de hormônios, o que resulta na dilatação dos vasos sanguíneos , reduzindo a pressão.
Diabetes: além de prevenr seu surgimento ajuda no controle da glicemia de quem já é diabético, já que aumenta a sensibilidade à insulina.
Colesterol: aumenta o colesterol bom (HDL) e diminui o triglicérides em que tiver alterações.
Obesidade: queima energia , o que gera a redução de peso.
Estresse: prepara o organismo para uma resposta mais branda às situações estressantes, sem sobrecarregar o coração

AÇÃO BENÉFICA

Colocar o corpo para movimentar -se reflete no músculo cardíaco,fortalecendo o coração.Além disso,  aumenta o tamanho dos vasos que irrigam o coração , facilitando a chegada de sangue , e ainda estimula a formação de novos vasos, para dar suporte ao órgão. Essas ações beneficiam
 principalmente, as pessoas cardiopatas, isso é, que já têm alguma alteração no coração, tornado o órgão mais eficiente, evitando que tenham problemas mais graves,como infarto, arritmias e isquemias .Quem já sofreu alguma  doença no coração , como infarto, também deve levar adiante o hábito de exercitar-se , porém , com cautela ,movimentar-se previne problemas, que podem afetar o coração , como o excesso de peso.

VÁ DE AERÓBICO

Seja em pessoas saudáveis ou que já enfrentaram alguma alteração cardíaca, quando o assunto é o coração , os exercícios mais indicados são os chamados aeróbicos, isto é aqueles em que há grande gasto e energia e trabalham diversos grupos musculares ao mesmo tempo .Dança , bicicleta,natação, corrida, caminhada e esportes são alguns exemplos."No exercício aeróbico, o coração adquire a capacidade de bater menos vezes quando estamos em repouso .Ou seja , ocorre o que chamamos de hipertrofia do músculo cardíaco que permite que,tanto em esforço , quanto em repouso, sejam necessários os menos batimentos cardíacos para bombear a quantidade de sangue necessária.
A melhor modalidade vai depender do porte físico de cada indivíduo, por isso a importância de ter um acompanhamento de um especialista em educação física para indicar a melhor prática.
Apesar dos benefícios dos exercícios , também são indicadas atividades anaeróbicas, como a musculação, que possuem alta intensidade e curta duração .Elas são complementares e favorecem o organismo como um todo. Porém , quem sofre com alguma alteração no coração deve pegar leve, fazendo treinos de baixa intensidade.
O ideal é se exercitar regularmente, por pelo menos 30 minutos diários, a intensidade depende do porte físico de cada pessoa.

Cuidados necessários

Antes de iniciar qualquer tipo de exercício ou atividade física, procure um médico e faça uma avaliação física, detalhando qualquer tipo de problema de saúde , é importante e ajudará o profissional de educação física a indicar a melhor atividade calculando a intensidade e a duração.Quem já tem alguma alteração no coração precisa fazer um teste ergométrico, que observa a resposta do corpo a esforços, além disso todo o exercício deve ser orientado por um profissional formado e competente , um treinamento equivocado pode levar pessoas com algum problema cardiovascular a sofrer consequências graves, como infarto.

AJUDA INDISPENSÁVEL

Com alimentos certos, é possível blindar o sistema cardiovascular de um maneira saudável.

O sangue é o combustível para que o coração possa trabalhar e manter o corpo funcionando devidamente; entretanto para que ele leve consigo todos os nutrientes necessários para manter uma saúde impecável outro combustível - que deve ser da melhor qualidade possível- é mais do que necessário ." A saúde do coração e do aparelho circulatório depende de uma dieta saudável e balanceada ,contendo uma grande variedade de alimentos.
  • CAROTENOIDES:responsáveis por dar cor aos alimentos - como o laranja da cenoura, chamado betacaroteno- este grupo é composto por poderosos antioxidantes que, além de proteger contra os efeitos do mau colesterol (LDL), ainda possuem ação cardioprotetora.
  • FIBRAS SOLÚVEIS E INSOLÚVEIS: presentes principalmente em alimentos integrais e em frutas, elas são responsáveis por promover a sensação de saciedade, regular o intestino e reduzir as taxas de LDL no organismo, o que faz um grande bem ao coração.
  • FITOESTROGÊNIOS:presentes em alimentos como maçã e linhaça, são importantes na atuação contra o LDL, além de também ajudar no controle da pressão arterial.
  • MINERAIS: o cálcio m o potássio e o magnésio, por exemplo, são ótimos amigos do coração, já que atuam no controle da frequência cardíaca , além de trazer outros benefícios diversos para todo o organismo.
  • ÔMEGA-3 : conhecido como " gordura do bem ", ele está presente em peixes de águas frias- como sardinha, salmão, e arrenque- oleaginosas e até mesmo em fontes vegetais , como a chia." O ômega-3 protege contra infartos , tem ação anti-inflamatória, estimula o sistema imunológico , reduz a taxa de triglicerídeos e protege as artérias contra o acúmulo de placas de gorduras ".
  • VITAMINAS: as do complexo B - cujas principais fontes são legumes, hortaliças, cereais integrais, além de alguns peixes e carnes- são importantes protetoras dos vasos sanguíneos, já que evitam a formação de coágulos que podem prejudicar a circulação do sangue. Já as vitaminas C e E .
           - encontradas em maioria na frutas cítricas
           -são importantes antioxidantes, atuando contra o excesso de LDL e radicais livres no                      organismo.


DICAS DE HOJE 

A seguir confira os principais alimentos atuantes na saúde do sistema cardiovascular que, se inseridos na alimentação diária unidos à pratica de atividades físicas regulares , beneficiam não só o coração , mas o corpo por inteiro.

Abacate: a fruta é rica em gorduras do bem (ômega-3 e ômega-9) que, como citado anteriormente , atuam contra o mau colesterol, além de ser rico em antioxidantes, como a vitamina C e a vitamina E.Além disso, outro composto muito benéfico à saúde encontrado no abacate é o ácido fólico (vitamina B9), que tem entre suas funções a de proteger o sistema cardiovascular.

Alho: o bulbo conta com a presença de uma substância



chamada alicina, que atua como anti-inflamatório e antioxidante, agindo contra os efeitos negativos dos radicais livres ."O consumo de alho pode ajudar a combater doenças cardiovasculares ,diminuindo o colesterol total, o LDL e os triglicerídeos no sangue .Ele também auxilia no tratamento da hipertensão e combate a formação de coágulos, possuindo assim importante papel na prevenção de derrames e infartos".

Azeite: a presença de fitoesteróis colabora para a diminuição do colesterol ruim do organismo , além de contribuir para o bom funcionamento do intestino e atuar na melhora na imunidade."O azeite de oliva contém vitamina.E, possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, é em sua maior parte constituídos de gorduras monoinsaturadas que reduzem o colesterol ruim".

Farelo de aveia: o alimento concentra diversos benéficos, por conta da grande quantidade de fibras que contém , além de vitaminas do complexo B e proteínas." A aveia é um cereal de alto valor nutricional e é considerada alimento funcional , já que seu consumo frequente previne e trata doenças como obesidade ,diabetes,hipertensão, câncer de intestino e diminui os níveis de colesterol ruim"

Linhaça: fonte vegetal de ômega-3, a semente é uma ótima opção para ser incluída na rotina, "A linhaça, por ser rica em ômega-3, auxilia na diminuição dos níveis LDL(colesterol bom) ".Os seus benefícios não param por ai: mais uma vez as fibras se fazem presentes, trazendo consigo a alta capacidade de beneficiar todo o organismo, desde o sistema circulatório até digestivo.

Oleaginosas: companheira da dieta, elas promovem saciedade e contribuem para o processo de emagrecimento , como um anche rápido , saboroso e saudável .Além disso, as castanhas e nozes também trazem consigo as gorduras do bem, amigas do coração.
" Sendo fonte de gorduras essenciais, estudos mostram uma relação entre o consumo e a prevenção do alguns tipos de câncer .As castanhas são fontes de magnésio , fósforo, potássio, zinco e vitaminas do complexo B, entre eles a B1 e a B6.

Frutas vermelhas: as antocianinas - substâncias responsáveis pela colaboração avermelhada das frutas-desempenham uma grande ajuda no combate aos radicais livres, agentes promotores do envelhecimento celular.Dessa maneira, os riscos de desenvolver vários tipos de câncer -inclusive o de coração- podem ser evitados.

Peixes de águas frias: os ômegas 3 e 6 são os responsáveis pelos benéficos ao coração ."Já é comprovado cientificamente que os peixes são aliados contra doenças do coração.Esses peixes possuem ácidos graxos essenciais que atuam na redução de triglicerídeos,melhoram a função imunológicas e são anti-inflamatórios ".Além disso. a carne de peixe é considerada uma das mais saudáveis existentes.Por isso, é ideal consumir o alimento de duas a três vezes por semana a fim de aproveitar todos os benefícios e proteger a saúde.

Brócolis: além de ser uma fonte vegetal rica em cálcio, ele também contém vitaminas do complexo B e vitamina C."O brócolis possui substâncias antioxidantes e é rico em fibras , atuando na redução da hipertensão ou pressão alta e combatendo a prisão de ventre".

Chá verde: além de contribuir para perder os quilos indesejáveis, uma dieta rica em chá verde também ajuda a realizar uma verdadeira faxina no organismo, a fim de evitar diversos males. "O consumo de quatro xícaras ao dia está associado à prevenção de alguns tipos de câncer, melhora do sistema imunológico, aumentando os níveis de células de defesa.Reduz os riscos de doenças do LDL colesterol e de triglicerídeos e aumento dos níveis de HDL colesterol".

Banana: neste caso, o potássio é o principal elemento ,já que , além de contribuir para a saúde muscular, alguns estudos também sugere que o nutriente pode ajudar a regular a pressão arterial, fator indispensável para a saúde do coração e de todo o sistema cardiovascular.

Laranja: as propriedades antioxidantes da fruta ganham destaque em relação à saúde do coração, já que ela é conhecida como uma das principais fontes de vitimas C."A laranja é rica em fibras, possui cálcio, magnésio, potássio, betacaroteno,algumas vitaminas do complexo B, entre outros.Estes nutrientes agem como antioxidantes, prevenindo danos nas células do organismo,além de ajudar no controle da glicemia e do colesterol".

Soja: o grão é rico em lipídeos, vitaminas, minerais e fibras, sendo, além de antioxidante, um excelente protetor contra o aumento do LDL no organismo .Algumas pesquisas ainda sugerem que a soja pode prevenir alguns tipos de câncer, devido à presença de um composto chamado genisteína, que inibe o crescimento das células cancerígenas.

Tomate: o licopeno- nutriente que dá a cor vermelha do alimento - é um poderoso protetor do sistema cardiovascular, já que atua contra o mau colesterol e protege as células dos efeitos dos radicais livres." O consumo de tomates está associado a uma redução do risco de câncer e doenças cardiovasculares, é um alimento pouco calórico, fonte de fibras e vitamina C".

Espinafre: sinônimo de saúde, a verdura possui inúmeros nutrientes capazes de blindar o organismo .Rico em ácido fólico, magnésio, cálcio e ferro, o espinafre pode ser considerado um super alimento." Importante fonte de ácido fólico, quando adicionado à alimentos ricos em vitamina C, ou particularmente, ao suco de laranja , aumenta-se o valor desta vitamina.Ele protege contra doenças cardíacas e controla a hipertensão".

Limão: da mesma maneira que a laranja ele é uma das frutas mais ricas em vitamina C, cuja propriedades são indispensáveis à saúde celular.Os ácidos cítricos e polifenois presentes no limão também ajudam a deixar o caminho livre para que o sangue possa percorrer pelas artérias, já que a alta atividade antioxidante colabora para evitar a formação de placas de gordura.

Uva: a fruta é uma grande amiga do sistema circulatório m pois atua contra a inflamação dos vasos sanguíneos, facilitando a passagem do sangue ." O consumo da uva está ligado também ao aumento do bom colesterol , que é capaz de absorver cristais de colesterol que são depositados nas artérias ", conta a nutricionista .

Beterraba: rica em antocianina, a raiz é fonte da saúde garantida."Ela possui ação antioxidante e imuno-estimulante, é excelente para o sistema circulatórios, evita problema cardíacos e inibe a formação de coágulos ". Além disso, sua cor revela a existência de um componente chamado betalaína, que atua como antioxidante.

Goiaba: rica em fibras, a fruta, além de muito saborosa, também ajuda a diminuir o mau colesterol do organismo .O licopeno - substância responsável pela cor vermelha da goiaba atua na prevenção de alguns tipos de câncer. " Devido ao seu alto teor de fibras solúveis, a goiaba ajuda na redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos sendo uma excelente ajuda na prevenção de doenças cardíacas"

Chocolate amargo: esta versão possui menor quantidade de gorduras e calorias , sendo ideal para ser consumida moderadamente ."O chocolate amargo, mas de 70% cacau, é
 rico em antioxidantes, entre eles os polifenois que , devido as suas propriedades, combatem os efeitos dos radicais livres, prevenindo doenças cardiovasculares .
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário