segunda-feira, 27 de abril de 2015

O PERIGO DO COLESTEROL ALTERADO

EM EXCESSO, ELE COLABORA PARA GRAVES PROBLEMAS CARDIOVASCULARES


Qualquer desequilíbrio no metabolismo colabora para algum problema no organismo, por isso a importância de cuidar sempre da saúde.No caso do colesterol, não é diferente ." O colesterol é uma substância que faz parte do organismo, sendo uma molécula muito importante na formação da estrutura das células e na composição de diversos hormônios em nosso organismo .Entretanto, o seu excesso é acumulado no organismo .Entretanto, o seu excesso é acumulado no organismo e pode trazer diversos transtornos, como provocar o entupimento das artérias do coração e , consequentemente , causar infarto, derrame e doenças periféricas."

O QUE É

  O colesterol exerce diversas funções no metabolismo: facilita a entrada  e a saída dos nutrientes nas células e as protege contra o ataque de radicais livres; atua na síntese de hormônios, como a testosterona e o estrogênio, e da vitamina D; além de integrar a bainha de mielina, a estrutura dos neurônios.
Conhecido como gordura , o colesterol , na verdade, é um álcool que se comporta como gordura e não é solúvel no sangue . Por isso, para caminhar pelo sistema circulatório, precisa de veículos , chamados de lipoproteínas .
Elas variam conforme a densidade e a função que exercem no organismo . Os dois principais tipos de lipoproteínas são:
LDL( Low Density Lipoprotein, em que português lipoproteína de baixa densidade ): conhecido como " colesterol ruim ", o LDL é responsável por levar o colesterol produzido no figado para todas as partes do corpo .Duarante sua caminhada , se estiver em excesso, pode liberar as moléculas de colesterol no sangue que se depositam nas paredes das artérias.
HDL ( High Density Lipoprotein, em português lipoproteína de alta densidade); é o chamado " bom colesterol ", pois funciona como faxineiro, recolhendo o colesterol deixado pelo LDL e levando -o de volta ao figado.
Ambas as substâncias são essências ao bom funcionamento do organismo, por isso , é preciso ficar de olho em suas taxas .O perigo estão nos níveis de LDL muito altos e de HDL muito baixos."Antigamente , o colesterol era considerado uma ameaça à saúde apenas quando o colesterol ruim estava ainda acima dos níveis recomendados.Hoje, sabe -se que também é importante ter o colesterol bom o HDL, elevado . Ou seja , o colesterol vai ser prejudicial quando ele estiver fora dos níveis recomendados ".Exercícios físicos e alimentação são as principais ferramentas para equilibrar as taxas de colesterol, já que ajuda a baixar o " ruim " e subir o " bom ".

SILÊNCIO PERIGOSO

70% do colesterol é produzido no fígado , sendo o restante adquirido pela alimentação .
Seria uma sistema perfeito se não houvesse o acúmulo,que entope artérias, provocando doenças cardiovasculares. O motivo do depósito indevido se eve a vários fatores, como a genética , a má alimentação , consumo de bebidas alcoólicas, fumo e o sedentarismo ,"A principal consequência do colesterol total elevado é a aterosclerose, uma doença que atinge o leito arterial.É a formação de placas de gorduras nas artérias, que desencadeiam infartos e AVCs, principalmente." Por ser tratar de um distúrbio que ocorre lentamente, no interior do corpo e sem emitir sintomas, muitas vezes, o colesterol descompensado somente é descoberto quando já existem complicações graves, coo as doenças cardiovasculares .Por isso a importância de sempre realizar exames de sangue para checar os níveis de colesterol.

REMÉDIO

Quando mudanças de hábitos não são suficientes para controlar o colesterol , há a intervenção de medicamentos.O efeito de cada droga depende do tratamento ."Quando o colesterol está relacionado com a genética, normalmente , é indicado medicamento para ajudar no controle, mas quando a origem é resultado de maus hábitos alimentares, deve-se corrigir a causa do problema".

FATOR ESTRESSE

Além da alimentação desequilibrada e dos maus hábitos, o estresse também afeta os níveis de colesterol .Isso porque a instabilidade emocional influencia a liberação de substâncias pelo organismo, como o cortisol, um hormônio ligado à produção de colesterol.Portanto, para manter-se saudável, é importante também cuidar do bem- estar mental.




NÍVEIS IDEIAS 

Para saber o seu nível de colesterol é preciso realizar um exame de sangue .O ideal é fazê-lo regularmente , pelo menos uma vez ao ano, a partir dos 20 anos .O paciente deve estar em jejum por pelo menos oito horas. O ideal é checar , além do colesterol total, também o LDL, HDL e triglicérides.O resultado é dado em miligramas de colesterol por decilitro de sangue( mg/dl).

Colesterol Total*

240mg/dl ou acima - Elevado: os riscos de desenvolver problemas cardiovasculares aumentam bastante e é preciso verificar com o médico as medidas a serem tomadas.

200mg/dl a 239mg/dl -Limite: a faixa é intermediária , ou seja, já começa a apresentar perigos.Geralmente, cuidar da dieta e praticar exercícios físicos nessa fase já ajuda a reduzir as taxas.
Menor que 200 mg/dl - Desejado: é o ideal , que indica o nível sob controle.

LDL ( COLESTEROL RUIM )

160mg/ dl ou acima - Elevado: necessita de tratamento adequado .
130 a 159 mg/dl limite: o ponto de atenção.
100md/dl a 129 mg/dl -Aceitável: as taxas entre esses valores não são motivos de grande preocupação preocupação para quem é saudável , mas o ideal é modificar os hábitos.

Menor que 100 mg/dl - Desejado: ideal para pessoas saudáveis , que não apresentam fatores de riscos.Quem já sofreu infarto ou foi diagnosticado com alguma doença  cardiovascular deve ficar especialmente atento ao nível de LDL.Alguns cardiologistas recomendam que ele esteja menor do que 70mg/dl.


HDL (COLESTEROL BOM )

Acima de 60mg/dl -Desejado
Normal: acima de 40mg/dl para homens e acima de 50 mg/dl para as mulheres.


Dica do dia 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário