terça-feira, 28 de abril de 2015

O PERIGO DO AVC

CONHEÇA OS SINTOMAS E SAIBA COMO PREVENIR ESSE PROBLEMA




O ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL É UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE MORTES DO MUNDO.Popularmente conhecida como derrame, essa doença está entre as mais letais e atinge 16 milhões de pessoas a cada ano.Destes, seis milhões morrem.Já no Brasil, alerta para os perigos da doença , que chega a quase 100 mil vítimas fatais no país .Atualmente , o distúrbio esta entre as principais causas de mortes registradas em território nacional. Por isso, e necessário que as pessoas passem a adotar hábitos de vida mais saudáveis que previnam o aparecimento de doenças como o AVC.

 ENTENDA A DOENÇA

"AVC, acidente vascular cerebral , ou o conhecido derrame, é quando ocorre uma interrupção aguda no fluxo sanguíneo para os neurônios, secundário a uma obstrução, a isquemia, ou rompimento de algum vaso, a hemorragia".Ou seja , o problema pode ser definido como o surgimento de uma falha neurológica súbita causada por um problema nos vasos sanguíneos do sistema nervoso central.Desse modo, os especialistas classificam a doença em dois tipos:

AVC Isquêmico:
Ocorre pelo bloqueio ou redução 
brusca do fluxo sanguíneo em uma
artéria cerebral causando falta de circulação
vascular.

AVC Hemorrágico:
É causado pela ruptura espontânea
de um vaso, com vazamento de sangue 
para o interior do cérebro- hemorragia
intracerebral intraventricular ou subaracnoide.

POSSO TER UM AVC ?

Um estudo internacional constatou  que apenas 10 fatores de risco são responsáveis por 90% do risco de AVC" A hipertensão é o fator de risco mais potente para a ocorrência do problema.E dessa lista, cinco fatores normalmente ligados ao estilo de vida- pressão alta, fumo, gordura abdominal, dieta e inatividade física-são responsáveis por 80% dos riscos ".
Os principais fatores de riscos são:

  • Idade : mesmo podendo surgir em qualquer idade , inclusive entre crianças e recém -nascidos, sua ocorrência aumenta com o tempo. Assim, quanto maior a idade, maior a chance de te rum AVC.
  • Genética: é importante saber se em seu histórico familiar existem casos de doenças vasculares como derrame , infarto ou trombose , pois a probabilidade de ter um AVC aumenta nesses casos.
  • Doenças do coração: principalmente as arritmias (batimentos cardíacos desregulados), aumentam o risco da doença .As arritmias provocam uma corrente sanguínea irregular e facilitam a formação de coágulos dentro do coração , que podem chegar ao cérebro pela circulação .Infarto, fibrilação atrial , doença nas válvulas e doenças de chagas são alguns exemplos.
  • Tabagismo: as substâncias químicas presentes na fumaça do cigarro passam dos pulmões para a corrente sanguínea e circulam pelo corpo, afetando todas as células e provocando diversas alterações no sistema circulatório.
  • Hipertensão arterial: quando a pressão está elevada , ela prejudica os vasos sanguíneos do cérebro.O tratamento da hipertensão é muito importante , pois reduz , ao mesmo tempo, o risco AVC e de ataques do coração.
  • Diabetes: é importante manter o controle dessa doenças com uma dieta adequada  medicamentos , pois , dessa forma , os problemas circulatórios são menos comuns.
  • Sedentarismo: esse problema causa diversos fatores de risco de AVC, como o aumento de peso, hipertensão e diabetes .Por isso, a atividade física ajuda na redução do risco de doença vascular.
  • Colesterol: o excesso de gordura no sangue leva à formação de placas nas paredes das artérias , tornando -as mais estreitas e reduzindo o fluxo sanguíneo.
  • Álcool e drogas: o consumo rotineiro de bebidas alcoólicas leva a hipertensão e níveis inadequados de colesterol no sangue- outros fatores de risco.Já o uso de cocaína ou crack é capaz de gerar lesão arterial e picos hipertensivos.
  • Anticoncepcional: o uso desse tipo de pílulas pode favorecer o surgimento de AVC, principalmente em mulheres fumantes , com hipertensão arterial ou com enxaqueca.

E AGORA?

Uma das principais dúvidas em relação ao AVC é o que fazer para perceber os sintomas em alguém próximo quando o problema ocorre."Por isso , o importante é lembra que esses sintomas aparecem de maneira súbita, isto é, em questões de segundo o paciente atinge o pior do sintoma".

Algumas siglas que ajudam a lembrar os sintomas e como agir durante o AVC:



Sorria: Peça para a pessoa sorrir .Se ela mover a face só para um lado é sinal de que pode estar tendo um AVC
Abrace: Peça para que levante os braços e. caso haja dificuldade para levantar um ou os dois braços corra!
Música: Peça para a pessoa repetir uma frase ou cantar um trecho de uma música. Se ela não responder ou falar enrolado , é sintoma de AVC!
Urgente: Se desses sintomas ocorrer ligue imediatamente para um socorro.
Não espere melhorar, pois cada segundo é importante.

CUIDADOS IMEDIATOS


Varias  possibilidades de tratamentos têm sido eficientes na recuperação após um AVC.A trombólise -tratamento de dissolução do coágulo-é uma importante opção para alguns pacientes ." Na fase hiperaguda do AVC isquêmico , o tratamento é através do uso do ACTIYSER que ajuda a dissolver o trombo e desobstruir a passagem a passagem do sangue até os neurônios .Porém , esse tratamento pode ser feito 4,5 horas quando for realizado através de acesso venenoso e até 6 horas quando realizados intra-arterial".Já no AVC hemorrágico o mais importante realizar o tratamento o quanto antes aumentando as chances de recuperação.


DICA DO DIA:
As  pessoas com esses problema têm maior probabilidade de sobreviver e obter melhores resultados 
se forem admitidas em unidades de AVC, formadas por médicos, enfermeiras e vários tipos de terapeutas experientes.






Nenhum comentário:

Postar um comentário