sexta-feira, 17 de abril de 2015

DOENÇAS CONGÊNITAS SOBRE O CORAÇÃO.

Comando Debilitado



Uma grande variedade de problemas pode atingir o coração, sejam doenças congênitas ou não Saiba mais sobre eles a seguir.

Quando se trata de saúde do coração, logo problemas como hipertensão, infarto e colesterol em níveis inadequados são lembrados. Entretanto , existem outras complicações que também merecem destaques.As doenças do coração costumam atingir grupos específicos de pessoas as sedentárias, as que possuem maus hábitos - tais como alimentação inadequada, tabagismo e alcoolismo - , as idosas e, é claro , aquelas com doenças congênitas , ou seja que logo nos nascimento são detectadas.
É importante destacar que, quanto mais a idade avançar, maiores são as probabilidades de alguma disfunção atingir o organismo e, por isso,a premissa de que deve-se tomar cuidado durante toda a vida é reforçada."O que acontece é que o individuo idoso ficou mais tempo exposto a hábitos inadequados de vida .Isso não faz parte do envelhecimento saudável , mas trata-se de uma combinação entre o quanto quer a genética do paciente o protegeu ao longo da vida e o quanto se " abusou " dessa genética.
Essa relação irá fazer com que o individuo apresente certas doenças em um momento mais ou menos precoce da sua vida ".A seguir você confere mais alguns problemas relacionados ao coração, além dos tratamentos mais utilizados em cada caso.


Doenças de chagas


O que é: transmitida pelo parasita TRIPANOSSOMA CRUZI ( que pode ser encontrado nas fezes de um inseto conhecido no Brasil como barbeiro), ela quase não apresenta reações imediatas em quem a contraí, fator que prejudica o seu diagnóstico.A doença costuma apresentar sintomas mais severos após anos de convivência com o parasita, o que inclui dores abdominais, dificuldades no funcionamento do sistema digestivo e problemas cardíacos, tais como arritmias e a chamada cardite chagásica, caracterizada pelo aumento ( inchaço) do coração." A Doença de Chagas pode provocar o enfraquecimento e a dilatação d coração e, dessa forma , nas fases crônicas ,pode levar o paciente a apresentar insuficiência cardíaca, que é irreversível".
Principais sintomas: as sensações que se manifestam logo após o contato coma doença somem sozinhos , já que não é dada a devida importância , por serem, de certa forma, leves: febre, cansaço,náuseas, inchaço nos gânglios e irritação sobre a pele ( no local da picada) são alguns deles.
Tratamento: se descoberta na fase inicial , medicamentos prescritos pelo médico podem ajudar a eliminar o parasita do organismo , em muitos caos ,com eficacia . Já na fase mais avançada , pode-se usar alguns remédios para evitar com que a doença avance ainda mais, entretanto, não é possível curá-la; tratamentos distintos são realizados para conter os avanços nas áreas afetadas pela doença, como o coração e sistema digestivo.

Arritmia 


O que é : quando os estímulos (contrações ) que a o coração desempenha para bombear o sangue falham, podendo desacelerar ( a chamada braquicardia ) ou se tornarem rápidos demais (taquicardia) significa que o coração está fora do ritmo habitual, ou seja, não está batendo em média 70 vezes por minuto , a chamada arritmia.Varias podem ser as causas do problema excesso de atividades físicas , uso de pílulas para emagrecer , anemia profunda, estresse , sensações de medo ou ansiedade.
Principais sintomas: sentir o coração bater rápido demais ou até mesmo algumas falhas, que podem ser acompanhadas de falta de ar, tonturas, perda de consciência ou sensação de ardor no tórax.
Tratamento: cada caso depende de um método, especifico para tratá-lo; só o médico responsável poderá avaliar a gravidade do caso e decidir qual é a saída adequada para conter o problema .Medicamentos , a implantação , de um marcapasso ou tratamento à base de choques eletromagnéticos são algumas opções.

Sopro

O que é: quando o sangue passa por uma válvula cardíaca que está com o tamanho reduzido, um pequeno ruído pode ser ouvido ( estetoscópio médico, durante uma avaliação clinica) Este som é chamado de sopro , que pode ter diversas causas: anemia,gravidez, derivar de alguma cirurgia feita no coração ou até mesmo um estado febril. É preciso lembrar que nem sempre um sopro pode significar alguma anormalidade no sistema circulatório ; existem casos em que o coração mostra-se completamente saudável, apesar do ruido.Entretanto , é extremamente necessário investigar as causas para saber se o caso é normal ou se pode estar atrelado a outro problema ."Alguns tipos de sopro podem estar relacionados a doença na estrutura do coração Portanto, existem dois tipos de sopro: os "inocentes", que são inofensivos ,e os patológicos, decorrentes de alterações na estrutura cardíaca, como deformidades congênitas ou adquiridas ao longo da vida , e que às vezes é necessária a realização de cirurgias cardíacas para corri-las".
Principais sintomas: tosse persistente, dor no peito, falta de ar e tonturas.
Tratamento:o sopro em si, muitas vezes , não precisa ser tratado .Quando o problema é o resultado de alguma outra disfunção ( que será investigada pelo médico ), as medidas cabíveis serão tomadas , com base em medicamentos específicos ou recomendações especiais.

Cardiopatias congênitas

O que é: trata- se de um grupo de doenças do coração que podem atingir o bebê ainda dentro do útero da mãe, em decorrência de algum motivo específicos , pode ser por conta de uso de algum medicamento inadequado,drogas ilícitas ou álcool, alguma anomalia genética, ou até mesmo certos tipos de infecções contraídas durante a gestação .Geralmente ,a má formação do órgão é o principal motivo que leva a esses problemas.
Principais sintomas: a disfunção pode ser descoberta tanto no nascimento quanto na fase adulta , por isso, sensações de dores no peito,falta de ar,desmaios, cansaço excessivo após realizar alguma atividade,tosse persistente ou quadros repetitivos de pneumonia devem ser investigados , a fim de que os exames revelem se existe alguma cardiopatia congênita.
Tratamento: varia de acordo com o problema descoberto . Com base em radiografias, eletrocardiogramas ou demais exames.

"Qualquer anormalidade no organismo deve ser investigada .Batimentos acelerados , falta de ar, tonturas, dores no peito e fraqueza são alguns dos sintomas iniciais mais comuns em quem sofre com algum problema no sistema cardiovascular. "

Pericardite

O que é: caracteriza-se por uma inflamação em volta do coração, especificamente em uma espe´cie de bolsa que envolve , chamada pericárdio.A sua principal função é a de permitir que o coração possa trabalhar corretamente , sem sofrer com um possível excesso de sangue para bombear , além de também impedir que ele se desloque.Alguns tipos de infecções, câncer ou até mesmo um infarto podem resultar no aparecimento da pericardite.
Principais sintomas: cansaço excessivo,tosse seca e frequente, febre e dores no peito.
Tratamento: na maioria dos casos, o médico receita anti- inflamatórios e analgésicos, para conter as dores . Entretanto, se o quadro se agravar , ha a necessidade de um acompanhamento mais intenso e tratamentos específicos.

Paz interior

O excesso de estresse no dia a dia pode ser um um dos motivos responsáveis por um infarto.Por essa e outras razões, controlar o problema é indispensável.

A LISTA DE MOTIVOS QUE AUMENTAM O ESTRESSE DA ROTINA PODE SER GRANDE,JÁ QUE OS DIAS PARECEM ESTAR CADA VEZ MAIS CORRIDOS.
Entretanto, está carga de nervosismo pode influenciar diretamente a saúde do coração,resultando,inclusive, em uma problema grave:  o infarto. " Acessos de raiva,úlcera estomacais, enxaqueca, ataques do coração, queda de cabelo,ansiedade,entre outras doenças, têm como grande causador o estresse ".Quando as emoções fogem do controle , o sinal de alerta deve ser ligado ,afinal,inúmeros problemas podem ser evitados quando o estresse é combatido e, dessa forma , o bem-estar também pode ser preservado.

O que acontece?

Quando o indivíduo sente -se muito estressado alguns hormônios, que resultam na contribuição das paredes das artérias, são liberados- como a adrenalina-, o que faz a pressão arterial aumentar."O fechamento excessivo das artérias pode causar a elevação da pressão arterial e, consequentemente, requisitar mais energia do coração para vencer a resistência do corpo e levar o sangue a todos os órgãos .Essa pressão elevada apos  muito tempo predispõe ao infarto do miocárdio".
Foi descoberto como o o estresse crônico leva a ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais (AVCs): provocando a superprodução de glóbulos brancos, células  de defesa de organino , que em excesso pode ser prejudiciais á saúde.
Há muito tempo os  médicos sabiam que o estresse crônico leva as doenças cardiovasculares, mas não entendiam o mecanismo.
Modelo de estresse: Para descobri este vinculo, uma equipe de pesquisadores estudaram 23 residentes médicos que trabalham em uma unidade de cuidados intensivos .Esse ambiente de trabalho é considerado um modelo para exposição ao estresse crônico, por conta do ritmo acelerado e da grande responsabilidade de tomar decisões de vida e morte.
Ao compara amostra  sanguíneas retiradas durante as horas de trabalho e de folga ,assim como os resultados de percepção de estresse de questionários encontraram um vinculo entre o estresse e o sistema imunológico.
Notaram ,particularmente, que o estresse ativa as células -tronco da medula espinhal, que por sua vez levam à superprodução de glóbulos brancos , também chamados de leucóticos.
As células liberam o enzimas que amolecem o tecido conectivo e levam ao rompimento da placa e está é a causa requente de infarto do miocárdio e do derrame.

" OS GLÓBULOS BRANCOS RESPONSÁVEIS PELAS DEFESAS DO ORGANISMO, TAMBÉM PODEM PREJUDICAR A CIRCULAÇÃO"


Alivio necessário

Estressar-se às vezes é inevitável ,já que as emoções são difíceis de serem controladas.Entretanto, é preciso manter-se alerta quando os sintomas deixam de ser passageiros e passam a integrar a rotina de vez .Neste caso, algumas atitudes simples de serem executadas podem ser inseridas no dia a dia a fim de minimizar o problema , trazendo paz e tranquilidade.Confira algumas !

Respire fundo
Uma das técnicas mais felizes para aliviar o estresse é a respiração . Integrada em técnicas como pilates e yôga, a pratica pode ser executada em qualquer hora do dia e não é necessário muito tempo,Quando sentir que o estresse está chegando, reserve um ou dois minutos, inspire pelo nariz e expire pela boca vagarosamente, até que o alivio chegue.

Invista em chás

Naturais e cheios de benefícios para a saúde, eles têm muitas propriedades calmantes, ideais para aliviar-se de um dia cheio e estressante. Camomila, erva-doce e jasmim são algumas opções fáceis de encontrar e muito eficazes contra o estresse 

Faça atividades relaxantes 


Fazer aquilo que gosta é uma ótima saída para afastar o estresse .Portanto, nada de deixar as atividades favoritas de lado : pode ser uma caminhada ao ar livre, andar de bicicleta, ler um livro que gostaria de ter lido há muito tempo ou qualquer outra coisa.Com apenas meia hora diária de lazer é possível renovar as energias e sentir -se com muito mais disposição , motivação e com as energias renovadas para iniciar um novo dia .
        Dica de hoje 

Um tempinho para si : caso a rotina esteja corrida sem o tempo necessário para completar as atividades como deveria, não é preciso entrar em pânico, já que a saúde é o fator mais importante de todos mesmo que tenha de deixar alguma tarefa doméstica ou algum problema para outro dia, é importante reservar alguns momentos para estar em paz consigo mesmo, por meio de leitura de  livros, revistas, ouvir boas música ou praticar qualquer outra atividade de lazer ."É preciso dividir o tempo em quatro momentos fundamentais trabalho, família, lazer e "eu".As pessoas confundem o tempo da família com o tempo do lazer e vivem dividindo seu tempo entre trabalho e a família .As pessoa precisa se conscientizar que ela  trabalha para viver e não vive para trabalha e não levar o trabalho para casa ".




Nenhum comentário:

Postar um comentário