quarta-feira, 29 de abril de 2015

ISQUÊMICO E HEMORRAGICO

ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE OS DOIS TIPOS DE AVC




MUITAS PESSOAS SÃO PEGAS DE SURPRESA AO SOFREREM UM ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL (AVC) ,PORÉM O QUE ELAS NÃO SABEM É QUE TAL DOENÇA NÃO SE DESENVOLVE DA NOITE PARA O DIA.Isto é, certos fatores, como hipertensão,doenças cardiovasculares e tabagismo aumentam o risco de se ter um derrame cerebral, que pode dar-se de duas maneiras :o isquêmico  e o hemorrágico .Dessa forma, é importante entender a diferença entre os dois, o que pode auxiliar na identificação dos sintomas e na forma de atendimento.


ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL ISQUÊMICO (AVCI)




Esse tipo de derrame pode ser causado por embolia ou trombos arterial , quando há a formação de um coágulo no cérebro". O acumulo de sangue causa o entupimento da artéria na região cerebral , provocando lesão desse tecido e alterações nas funções neurológicas ".As sequelas podem ser leves e passageiras ou graves e incapacitantes , pois o sangue é o responsável por carregar oxigênio e nutrientes pelo corpo e, quando isso é prejudicado, pode levar à morte dos neurônios em poucas horas.


Os sintomas podem ser fraqueza ou dormência em apenas um lado do corpo, dificuldade para falar, entender as coisas, para engolir , andar e enxergar, além da perda da força da musculatura do rosto, deixando a pessoa com a boca torta.Esses sinais podem aparecer de forma súbita, separados ou em conjunto.Já o tratamento para desobstruir a artéria pode ser através de medicamento trombolítico, que dissolve o coágulo, ou pelo uso de cateteres.

"EM ALGUNS CASOS , O ( AVC) SE INICIA COM O TIPO ISQUÊMICO E PODE SOFRER TRANSFORMAÇÃO HEMORRÁGICA, POIS O AUMENTO DA PRESSÃO ARTERIAL PARA VENCER O " FECHAMENTO" DO VASO OCASIONA A RUPTURA DO MESMO ".


ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL HEMORRÁGICO (AVCH) OU A HEMORRAGIA INTRACEREBRAL


É causado pela ruptura espontânea de um vaso  sanguíneo, com extravasamento de sangue para o interior do tecido ou do tronco cerebral e, algumas vezes , esse sangue é drenado para dentro dos ventrículos (hemorragia intraventricular )." As causas mais frequentes de AVC hemorrágico são provocadas por doenças que causam aumento descontrolado da pressão.Isso provoca a ruptura da parede do vaso sanguíneo e o extravasamento de sangue pode ocasionar hematomas intracerebrais que necessitam de tratamento neurocirúrgico de urgência, visando à descompressão do cérebro que se encontra em sofrimento , pressionado pelo volume sanguíneo contra a estrutura óssea do crânio".


Outro fator que deve ser levado em consideração são as doenças congênitas, principalmente os casos de incidência de aneurismas."As pessoas que têm história de morte súbita de parentes relativamente jovens devem ser avaliados e relação à possibilidade de terem algum tipo de má formação cerebral.Estas más formações são responsáveis por grande número de mortes".


Os sintomas podem ser dores fortes na cabeça ou no pescoço, rigidez na nuca e alterações visuais com a aparição de pontos luminosos que devem ser avaliados por um profissional.O diagnóstico deve ser clínico  e os exames complementares ( como tomografia computadorizada e ressonância magnética ) orientam quanto a melhor forma de tratamento.


DICA DO DIA:

O diagnóstico precoce e o socorro imediato são fundamentais para o tratamento do do paciente de AVC grandes hospitais têm unidades específicas equipadas para dissolver os coágulos que promovem a trombose cerebral , seja com medicamentos ou com intervenções cirúrgicas,De acordo com profissionais , a monitorização da pressão intracraniana e a internação em unidade de terapia intensiva podem contribuir para o sucesso do tratamento.

terça-feira, 28 de abril de 2015

O PERIGO DO AVC

CONHEÇA OS SINTOMAS E SAIBA COMO PREVENIR ESSE PROBLEMA




O ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL É UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE MORTES DO MUNDO.Popularmente conhecida como derrame, essa doença está entre as mais letais e atinge 16 milhões de pessoas a cada ano.Destes, seis milhões morrem.Já no Brasil, alerta para os perigos da doença , que chega a quase 100 mil vítimas fatais no país .Atualmente , o distúrbio esta entre as principais causas de mortes registradas em território nacional. Por isso, e necessário que as pessoas passem a adotar hábitos de vida mais saudáveis que previnam o aparecimento de doenças como o AVC.

 ENTENDA A DOENÇA

"AVC, acidente vascular cerebral , ou o conhecido derrame, é quando ocorre uma interrupção aguda no fluxo sanguíneo para os neurônios, secundário a uma obstrução, a isquemia, ou rompimento de algum vaso, a hemorragia".Ou seja , o problema pode ser definido como o surgimento de uma falha neurológica súbita causada por um problema nos vasos sanguíneos do sistema nervoso central.Desse modo, os especialistas classificam a doença em dois tipos:

AVC Isquêmico:
Ocorre pelo bloqueio ou redução 
brusca do fluxo sanguíneo em uma
artéria cerebral causando falta de circulação
vascular.

AVC Hemorrágico:
É causado pela ruptura espontânea
de um vaso, com vazamento de sangue 
para o interior do cérebro- hemorragia
intracerebral intraventricular ou subaracnoide.

POSSO TER UM AVC ?

Um estudo internacional constatou  que apenas 10 fatores de risco são responsáveis por 90% do risco de AVC" A hipertensão é o fator de risco mais potente para a ocorrência do problema.E dessa lista, cinco fatores normalmente ligados ao estilo de vida- pressão alta, fumo, gordura abdominal, dieta e inatividade física-são responsáveis por 80% dos riscos ".
Os principais fatores de riscos são:

  • Idade : mesmo podendo surgir em qualquer idade , inclusive entre crianças e recém -nascidos, sua ocorrência aumenta com o tempo. Assim, quanto maior a idade, maior a chance de te rum AVC.
  • Genética: é importante saber se em seu histórico familiar existem casos de doenças vasculares como derrame , infarto ou trombose , pois a probabilidade de ter um AVC aumenta nesses casos.
  • Doenças do coração: principalmente as arritmias (batimentos cardíacos desregulados), aumentam o risco da doença .As arritmias provocam uma corrente sanguínea irregular e facilitam a formação de coágulos dentro do coração , que podem chegar ao cérebro pela circulação .Infarto, fibrilação atrial , doença nas válvulas e doenças de chagas são alguns exemplos.
  • Tabagismo: as substâncias químicas presentes na fumaça do cigarro passam dos pulmões para a corrente sanguínea e circulam pelo corpo, afetando todas as células e provocando diversas alterações no sistema circulatório.
  • Hipertensão arterial: quando a pressão está elevada , ela prejudica os vasos sanguíneos do cérebro.O tratamento da hipertensão é muito importante , pois reduz , ao mesmo tempo, o risco AVC e de ataques do coração.
  • Diabetes: é importante manter o controle dessa doenças com uma dieta adequada  medicamentos , pois , dessa forma , os problemas circulatórios são menos comuns.
  • Sedentarismo: esse problema causa diversos fatores de risco de AVC, como o aumento de peso, hipertensão e diabetes .Por isso, a atividade física ajuda na redução do risco de doença vascular.
  • Colesterol: o excesso de gordura no sangue leva à formação de placas nas paredes das artérias , tornando -as mais estreitas e reduzindo o fluxo sanguíneo.
  • Álcool e drogas: o consumo rotineiro de bebidas alcoólicas leva a hipertensão e níveis inadequados de colesterol no sangue- outros fatores de risco.Já o uso de cocaína ou crack é capaz de gerar lesão arterial e picos hipertensivos.
  • Anticoncepcional: o uso desse tipo de pílulas pode favorecer o surgimento de AVC, principalmente em mulheres fumantes , com hipertensão arterial ou com enxaqueca.

E AGORA?

Uma das principais dúvidas em relação ao AVC é o que fazer para perceber os sintomas em alguém próximo quando o problema ocorre."Por isso , o importante é lembra que esses sintomas aparecem de maneira súbita, isto é, em questões de segundo o paciente atinge o pior do sintoma".

Algumas siglas que ajudam a lembrar os sintomas e como agir durante o AVC:



Sorria: Peça para a pessoa sorrir .Se ela mover a face só para um lado é sinal de que pode estar tendo um AVC
Abrace: Peça para que levante os braços e. caso haja dificuldade para levantar um ou os dois braços corra!
Música: Peça para a pessoa repetir uma frase ou cantar um trecho de uma música. Se ela não responder ou falar enrolado , é sintoma de AVC!
Urgente: Se desses sintomas ocorrer ligue imediatamente para um socorro.
Não espere melhorar, pois cada segundo é importante.

CUIDADOS IMEDIATOS


Varias  possibilidades de tratamentos têm sido eficientes na recuperação após um AVC.A trombólise -tratamento de dissolução do coágulo-é uma importante opção para alguns pacientes ." Na fase hiperaguda do AVC isquêmico , o tratamento é através do uso do ACTIYSER que ajuda a dissolver o trombo e desobstruir a passagem a passagem do sangue até os neurônios .Porém , esse tratamento pode ser feito 4,5 horas quando for realizado através de acesso venenoso e até 6 horas quando realizados intra-arterial".Já no AVC hemorrágico o mais importante realizar o tratamento o quanto antes aumentando as chances de recuperação.


DICA DO DIA:
As  pessoas com esses problema têm maior probabilidade de sobreviver e obter melhores resultados 
se forem admitidas em unidades de AVC, formadas por médicos, enfermeiras e vários tipos de terapeutas experientes.






segunda-feira, 27 de abril de 2015

O PERIGO DO COLESTEROL ALTERADO

EM EXCESSO, ELE COLABORA PARA GRAVES PROBLEMAS CARDIOVASCULARES


Qualquer desequilíbrio no metabolismo colabora para algum problema no organismo, por isso a importância de cuidar sempre da saúde.No caso do colesterol, não é diferente ." O colesterol é uma substância que faz parte do organismo, sendo uma molécula muito importante na formação da estrutura das células e na composição de diversos hormônios em nosso organismo .Entretanto, o seu excesso é acumulado no organismo .Entretanto, o seu excesso é acumulado no organismo e pode trazer diversos transtornos, como provocar o entupimento das artérias do coração e , consequentemente , causar infarto, derrame e doenças periféricas."

O QUE É

  O colesterol exerce diversas funções no metabolismo: facilita a entrada  e a saída dos nutrientes nas células e as protege contra o ataque de radicais livres; atua na síntese de hormônios, como a testosterona e o estrogênio, e da vitamina D; além de integrar a bainha de mielina, a estrutura dos neurônios.
Conhecido como gordura , o colesterol , na verdade, é um álcool que se comporta como gordura e não é solúvel no sangue . Por isso, para caminhar pelo sistema circulatório, precisa de veículos , chamados de lipoproteínas .
Elas variam conforme a densidade e a função que exercem no organismo . Os dois principais tipos de lipoproteínas são:
LDL( Low Density Lipoprotein, em que português lipoproteína de baixa densidade ): conhecido como " colesterol ruim ", o LDL é responsável por levar o colesterol produzido no figado para todas as partes do corpo .Duarante sua caminhada , se estiver em excesso, pode liberar as moléculas de colesterol no sangue que se depositam nas paredes das artérias.
HDL ( High Density Lipoprotein, em português lipoproteína de alta densidade); é o chamado " bom colesterol ", pois funciona como faxineiro, recolhendo o colesterol deixado pelo LDL e levando -o de volta ao figado.
Ambas as substâncias são essências ao bom funcionamento do organismo, por isso , é preciso ficar de olho em suas taxas .O perigo estão nos níveis de LDL muito altos e de HDL muito baixos."Antigamente , o colesterol era considerado uma ameaça à saúde apenas quando o colesterol ruim estava ainda acima dos níveis recomendados.Hoje, sabe -se que também é importante ter o colesterol bom o HDL, elevado . Ou seja , o colesterol vai ser prejudicial quando ele estiver fora dos níveis recomendados ".Exercícios físicos e alimentação são as principais ferramentas para equilibrar as taxas de colesterol, já que ajuda a baixar o " ruim " e subir o " bom ".

SILÊNCIO PERIGOSO

70% do colesterol é produzido no fígado , sendo o restante adquirido pela alimentação .
Seria uma sistema perfeito se não houvesse o acúmulo,que entope artérias, provocando doenças cardiovasculares. O motivo do depósito indevido se eve a vários fatores, como a genética , a má alimentação , consumo de bebidas alcoólicas, fumo e o sedentarismo ,"A principal consequência do colesterol total elevado é a aterosclerose, uma doença que atinge o leito arterial.É a formação de placas de gorduras nas artérias, que desencadeiam infartos e AVCs, principalmente." Por ser tratar de um distúrbio que ocorre lentamente, no interior do corpo e sem emitir sintomas, muitas vezes, o colesterol descompensado somente é descoberto quando já existem complicações graves, coo as doenças cardiovasculares .Por isso a importância de sempre realizar exames de sangue para checar os níveis de colesterol.

REMÉDIO

Quando mudanças de hábitos não são suficientes para controlar o colesterol , há a intervenção de medicamentos.O efeito de cada droga depende do tratamento ."Quando o colesterol está relacionado com a genética, normalmente , é indicado medicamento para ajudar no controle, mas quando a origem é resultado de maus hábitos alimentares, deve-se corrigir a causa do problema".

FATOR ESTRESSE

Além da alimentação desequilibrada e dos maus hábitos, o estresse também afeta os níveis de colesterol .Isso porque a instabilidade emocional influencia a liberação de substâncias pelo organismo, como o cortisol, um hormônio ligado à produção de colesterol.Portanto, para manter-se saudável, é importante também cuidar do bem- estar mental.




NÍVEIS IDEIAS 

Para saber o seu nível de colesterol é preciso realizar um exame de sangue .O ideal é fazê-lo regularmente , pelo menos uma vez ao ano, a partir dos 20 anos .O paciente deve estar em jejum por pelo menos oito horas. O ideal é checar , além do colesterol total, também o LDL, HDL e triglicérides.O resultado é dado em miligramas de colesterol por decilitro de sangue( mg/dl).

Colesterol Total*

240mg/dl ou acima - Elevado: os riscos de desenvolver problemas cardiovasculares aumentam bastante e é preciso verificar com o médico as medidas a serem tomadas.

200mg/dl a 239mg/dl -Limite: a faixa é intermediária , ou seja, já começa a apresentar perigos.Geralmente, cuidar da dieta e praticar exercícios físicos nessa fase já ajuda a reduzir as taxas.
Menor que 200 mg/dl - Desejado: é o ideal , que indica o nível sob controle.

LDL ( COLESTEROL RUIM )

160mg/ dl ou acima - Elevado: necessita de tratamento adequado .
130 a 159 mg/dl limite: o ponto de atenção.
100md/dl a 129 mg/dl -Aceitável: as taxas entre esses valores não são motivos de grande preocupação preocupação para quem é saudável , mas o ideal é modificar os hábitos.

Menor que 100 mg/dl - Desejado: ideal para pessoas saudáveis , que não apresentam fatores de riscos.Quem já sofreu infarto ou foi diagnosticado com alguma doença  cardiovascular deve ficar especialmente atento ao nível de LDL.Alguns cardiologistas recomendam que ele esteja menor do que 70mg/dl.


HDL (COLESTEROL BOM )

Acima de 60mg/dl -Desejado
Normal: acima de 40mg/dl para homens e acima de 50 mg/dl para as mulheres.


Dica do dia 


 

quarta-feira, 22 de abril de 2015

CORAÇÃO DIABÉTICO

A doença afeta o corpo todo , exigindo atenção à saúde cardiovascular


Quem convive com a diabetes de perto sabe que a doença , se não tratada, pode gerar diversos problemas ao organismo .Um dos sistemas prejudicados é o cardiovascular, acometendo artérias, veias e o coração ."Boa parte dos diabéticos apresentarão, em sua evolução, um evento cardiovascular, sendo essa a maior causa da morte neste grupo".No entanto, não há motivo para pânico: todo diabético pode viver normalmente se levar bons hábitos, tendo o coração forte como ferro!



CONHECENDO A DOENÇA


O diabetes mellitus é uma síndrome que se caracteriza por níveis elevados de glicose no sangue
( hiper glicemia ) e distúrbios do metabolismo de gorduras e proteína ."Decorre da falta do hormônio insulina ou da resistência à sua ação, isto é, incapacidade da insulina de exercer seus defeitos adequadamente. Geralmente, as duas alterações coexistem e decorrem de fatores genéticos e ambientais de predisposição.A partir dessas  características, existem dois principais tipos de diabetes:

Tipo 1

Predomina a deficiência de produção  de insulina .É um processo autoimune, em que o próprio organismo destrói as células do pâncreas produtoras de insulina. Por isso , o diabético necessita de doses diárias do hormônio para manter a glicemia adequada .Acomete menos de 10% dos casos de diabetes e pode ser hereditário , ocorrendo, geralmente, em crianças e adolescentes .

Tipo 2

É o tipo mais comum e, ironicamente , o que é possível de ser evitado , já que surgem associada a maus hábitos e outros distúrbios, como obesidade , sedentarismo, hipertensão e taxa elevada de colesterol ruim.É mais comum em adultos após 40 anos e caracteriza-se pela resistência das células à insulina .Dieta equilibrada , exercícios tratamentos , podendo haver aplicação de insulina.
Ambos os tipos são considerados crônicos , isto é, têm cura.Contudo , os tratamentos possibilitam seu controle ,permitindo ao diabético levar uma vida normal.Há ainda outros tipos específicos , como a gestacional , as decorrentes de defeitos genéticos e as ligadas ao uso de medicamentos .

" Os diabéticos têm até três vezes mais chances de desenvolver doenças cardiovasculares "

O diabetes é diagnosticado por meio de um exame em jejum, quando é investigado a quantidade de glicose , em miligramas, por decilitro de sangue .Confira abaixo o que representam os resultados :

Menor que 100mg/dl - Saudável
Até 125mg/dl- Sinal vermelho .Configura um quadro de pré -diabetes .
Maior ou igual a 126mg/dl- Indicação de diabetes .

O ideal é realizar mais um exame para confirmar o diagnóstico .
O pré -diabetes é um quadro que antecede o diabetes, podendo ainda ser revertido, antes que a doença se instale. O indivíduo ainda não atingiu o nível de açúcar no sangue ou apresenta falhas no processamento da insulina que caracterizam o distúrbio, porém,alguns problemas de saúde já podem ser sentidos como os decoração."O pré- diabetes não costuma provocar as complicações renais,visuais ou neurológicas que o diabetes em si pode provocar com o tempo.Entretanto, ocorre um risco aumentando no desenvolvimento de complicações cardio circulatórias, como o infarto e o acidente vascular cerebral".
Por estar diretamente ligado à qualidade do sangue , o diabetes acomete todo o metabolismo em que se usa o sangue, ou seja , o corpo todo.Olhos, cérebro, sistema gastrointestinal , pé , rins, e pele, além do sistema cardiovascular , são as principais, áreas afetadas.

A RELAÇÃO COM O CORAÇÃO

A hiperglicemia está associada com danos de longo prazo ao organismo , como a disfunção de vários órgãos , em especial rins , olhos e coração. O excesso de açúcar no sangue, principal característica da doença, propicia uma maior formação de placas obstrutivas nos vasos sanguíneos , além de alterar a coagulação do sangue .Esse quadro pode levar à aterosclerose , quando há obstrução de órgãos vitais, caso do coração .As veias e vasos ainda se tornam mais rígidos dificultando seu alargamento e sobrecarregando o trabalho do coração, que envolve muitas artérias." O diabetes acaba levando a complicações na microcirculação e isso afeta principalmente os rins, os olhos e o sistema nervoso. O risco ao coração está mais relacionado aos demais fatores que , em geral, acompanham o diabetes do que ao descontrole da glicose por si só". As alterações nas veias e artérias podem até mesmo levar a infartos e acidentes vasculares cerebrais (AVCs).
Mas é importante deixar claro que essas complicações ocorrem quando a doença está descompensada.Sob controle, o diabético pode levar uma vida normal, com a ressalva de cultivar bons hábitos e realizar um acompanhamento médico.

CUIDADOS COM A ALIMENTAÇÃO

A boa alimentação é um dos meios mais eficazes para o controle das doenças, entre elas, o diabetes .Além do acompanhamento médico e possível uso de remédios, a atenção com o que se leva ao prato tem papel fundamental  para o alcance de uma vida com saúde e sem complicações ."A alimentação saúdavel controla as taxas glicêmicas evita picos de insulina e ajuda no controle do peso, melhorando a qualidade de vida do diabético .Além de dar energia e disposição , evita diversas outras doenças associados ao diabetes".
Um cardápio rico em frutas, legumes, verduras, grãos e cereais integrais, proteínas de boa qualidade (carnes magras e leite), além do consumo abundante de água , é o indicado para qualquer pessoa, mas no caso de diabéticos, ele é imprescindível, já que reflete no controle da doença.
Uma dica que vale para qualquer dieta se torna ainda mais importante :não passar mais do que três horas sem se alimentar.A demora entre uma refeição e outra irá atiçar o apetite, fazendo com que a pessoa caia na tentação de querer saciar a foma toda de uma só vez.Agindo assim, ocorrerá um pico súbito de glicose , pois o corpo não dá conta da oferta exagerada .Quando se trata de um hábito prolongado, é ainda pior: o de absorção sempre mais lento.O indicado é fazer pequenos lanches nos intervalos entre café da manhã , almoço e jantar.
Alimentos pobres em nutrientes ainda devem ficar bem longe das refeições , como frituras , refrigerantes e alimentos processados : pois são fontes de gorduras e açúcares, verdadeiros venenos para o organismo , já que colaboram para o desequilíbrio da glicose no sangue.

O DIABÉTICO E O INFARTO


Uma pequisa comparou a cirurgia de ponte de safena com o stent , duas das principais técnicas usadas na recuperação do infarto a  conclusão é que para os diabéticos, a primeira funciona melhor, técnica que os médicos costumam evitar para os pacientes em geral , por ser mais invasiva .A pesquisa acompanhou 1,9 mil pacientes adultos diabéticos com doença coronariana uma parte foi submetida à cirurgia de ponte de safena , já a outra recebeu o stent , um tipo de mola aplicada no interior da artéria para liberar o fluxo sanguineo.Cinco anos depois dos procedimentos 26,6% dos pacientes com stent tiveram um novo infarto ou derrame , contra 18,7% dos que fizeram ponte de safena.

CORAÇÃO FORTE COM EXERCÍCIOS



A pratica de atividades físicas afasta problemas cardiovasculares

Os benefícios dos exercícios físicos regulares não se limitam apenas à parte estética do corpo: estendem -se à saúde , incluindo a do coração .O órgão fica mais forte ,afastando ,assim o perigo de ter doenças ." O exercícios físicos podem tanto atuar na prevenção de problemas cardiovasculares quanto na melhoria da condição do coração em pacientes que já possuem problemas cardíacos ".Na academia , em casa ou ao ar livre, o que importa é abandonar o sedentarismo!

PREVENÇÃO

Antes do coração pedir socorro, é preciso estar com a saúde em dia. No caso dos exercícios físicos, eles desempenham um papel fundamental. Para se ter uma ideia, uma pessoa sedentária que passa a realizar atividades físicas moderadas, pode diminuir em até 34% o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.Isso ocorre porque , ao exercita-se , o corpo entra em equilíbrio e problemas que já existem tendem a ficar sob controle,
É o caso da hipertensão, diabetes, colesterol alto, obesidade e estresse , verdadeiras condenações para o coração.Além disso, que não tem nenhum desses distúrbios encontra na atividade física uma aliada, já que previne que tais problemas surjam.
Confira como o exercício age em relação a cada problema:

Hipertensão: mantém a pressão estável, pois age no sistema nervoso e na produção de hormônios, o que resulta na dilatação dos vasos sanguíneos , reduzindo a pressão.
Diabetes: além de prevenr seu surgimento ajuda no controle da glicemia de quem já é diabético, já que aumenta a sensibilidade à insulina.
Colesterol: aumenta o colesterol bom (HDL) e diminui o triglicérides em que tiver alterações.
Obesidade: queima energia , o que gera a redução de peso.
Estresse: prepara o organismo para uma resposta mais branda às situações estressantes, sem sobrecarregar o coração

AÇÃO BENÉFICA

Colocar o corpo para movimentar -se reflete no músculo cardíaco,fortalecendo o coração.Além disso,  aumenta o tamanho dos vasos que irrigam o coração , facilitando a chegada de sangue , e ainda estimula a formação de novos vasos, para dar suporte ao órgão. Essas ações beneficiam
 principalmente, as pessoas cardiopatas, isso é, que já têm alguma alteração no coração, tornado o órgão mais eficiente, evitando que tenham problemas mais graves,como infarto, arritmias e isquemias .Quem já sofreu alguma  doença no coração , como infarto, também deve levar adiante o hábito de exercitar-se , porém , com cautela ,movimentar-se previne problemas, que podem afetar o coração , como o excesso de peso.

VÁ DE AERÓBICO

Seja em pessoas saudáveis ou que já enfrentaram alguma alteração cardíaca, quando o assunto é o coração , os exercícios mais indicados são os chamados aeróbicos, isto é aqueles em que há grande gasto e energia e trabalham diversos grupos musculares ao mesmo tempo .Dança , bicicleta,natação, corrida, caminhada e esportes são alguns exemplos."No exercício aeróbico, o coração adquire a capacidade de bater menos vezes quando estamos em repouso .Ou seja , ocorre o que chamamos de hipertrofia do músculo cardíaco que permite que,tanto em esforço , quanto em repouso, sejam necessários os menos batimentos cardíacos para bombear a quantidade de sangue necessária.
A melhor modalidade vai depender do porte físico de cada indivíduo, por isso a importância de ter um acompanhamento de um especialista em educação física para indicar a melhor prática.
Apesar dos benefícios dos exercícios , também são indicadas atividades anaeróbicas, como a musculação, que possuem alta intensidade e curta duração .Elas são complementares e favorecem o organismo como um todo. Porém , quem sofre com alguma alteração no coração deve pegar leve, fazendo treinos de baixa intensidade.
O ideal é se exercitar regularmente, por pelo menos 30 minutos diários, a intensidade depende do porte físico de cada pessoa.

Cuidados necessários

Antes de iniciar qualquer tipo de exercício ou atividade física, procure um médico e faça uma avaliação física, detalhando qualquer tipo de problema de saúde , é importante e ajudará o profissional de educação física a indicar a melhor atividade calculando a intensidade e a duração.Quem já tem alguma alteração no coração precisa fazer um teste ergométrico, que observa a resposta do corpo a esforços, além disso todo o exercício deve ser orientado por um profissional formado e competente , um treinamento equivocado pode levar pessoas com algum problema cardiovascular a sofrer consequências graves, como infarto.

AJUDA INDISPENSÁVEL

Com alimentos certos, é possível blindar o sistema cardiovascular de um maneira saudável.

O sangue é o combustível para que o coração possa trabalhar e manter o corpo funcionando devidamente; entretanto para que ele leve consigo todos os nutrientes necessários para manter uma saúde impecável outro combustível - que deve ser da melhor qualidade possível- é mais do que necessário ." A saúde do coração e do aparelho circulatório depende de uma dieta saudável e balanceada ,contendo uma grande variedade de alimentos.
  • CAROTENOIDES:responsáveis por dar cor aos alimentos - como o laranja da cenoura, chamado betacaroteno- este grupo é composto por poderosos antioxidantes que, além de proteger contra os efeitos do mau colesterol (LDL), ainda possuem ação cardioprotetora.
  • FIBRAS SOLÚVEIS E INSOLÚVEIS: presentes principalmente em alimentos integrais e em frutas, elas são responsáveis por promover a sensação de saciedade, regular o intestino e reduzir as taxas de LDL no organismo, o que faz um grande bem ao coração.
  • FITOESTROGÊNIOS:presentes em alimentos como maçã e linhaça, são importantes na atuação contra o LDL, além de também ajudar no controle da pressão arterial.
  • MINERAIS: o cálcio m o potássio e o magnésio, por exemplo, são ótimos amigos do coração, já que atuam no controle da frequência cardíaca , além de trazer outros benefícios diversos para todo o organismo.
  • ÔMEGA-3 : conhecido como " gordura do bem ", ele está presente em peixes de águas frias- como sardinha, salmão, e arrenque- oleaginosas e até mesmo em fontes vegetais , como a chia." O ômega-3 protege contra infartos , tem ação anti-inflamatória, estimula o sistema imunológico , reduz a taxa de triglicerídeos e protege as artérias contra o acúmulo de placas de gorduras ".
  • VITAMINAS: as do complexo B - cujas principais fontes são legumes, hortaliças, cereais integrais, além de alguns peixes e carnes- são importantes protetoras dos vasos sanguíneos, já que evitam a formação de coágulos que podem prejudicar a circulação do sangue. Já as vitaminas C e E .
           - encontradas em maioria na frutas cítricas
           -são importantes antioxidantes, atuando contra o excesso de LDL e radicais livres no                      organismo.


DICAS DE HOJE 

A seguir confira os principais alimentos atuantes na saúde do sistema cardiovascular que, se inseridos na alimentação diária unidos à pratica de atividades físicas regulares , beneficiam não só o coração , mas o corpo por inteiro.

Abacate: a fruta é rica em gorduras do bem (ômega-3 e ômega-9) que, como citado anteriormente , atuam contra o mau colesterol, além de ser rico em antioxidantes, como a vitamina C e a vitamina E.Além disso, outro composto muito benéfico à saúde encontrado no abacate é o ácido fólico (vitamina B9), que tem entre suas funções a de proteger o sistema cardiovascular.

Alho: o bulbo conta com a presença de uma substância



chamada alicina, que atua como anti-inflamatório e antioxidante, agindo contra os efeitos negativos dos radicais livres ."O consumo de alho pode ajudar a combater doenças cardiovasculares ,diminuindo o colesterol total, o LDL e os triglicerídeos no sangue .Ele também auxilia no tratamento da hipertensão e combate a formação de coágulos, possuindo assim importante papel na prevenção de derrames e infartos".

Azeite: a presença de fitoesteróis colabora para a diminuição do colesterol ruim do organismo , além de contribuir para o bom funcionamento do intestino e atuar na melhora na imunidade."O azeite de oliva contém vitamina.E, possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, é em sua maior parte constituídos de gorduras monoinsaturadas que reduzem o colesterol ruim".

Farelo de aveia: o alimento concentra diversos benéficos, por conta da grande quantidade de fibras que contém , além de vitaminas do complexo B e proteínas." A aveia é um cereal de alto valor nutricional e é considerada alimento funcional , já que seu consumo frequente previne e trata doenças como obesidade ,diabetes,hipertensão, câncer de intestino e diminui os níveis de colesterol ruim"

Linhaça: fonte vegetal de ômega-3, a semente é uma ótima opção para ser incluída na rotina, "A linhaça, por ser rica em ômega-3, auxilia na diminuição dos níveis LDL(colesterol bom) ".Os seus benefícios não param por ai: mais uma vez as fibras se fazem presentes, trazendo consigo a alta capacidade de beneficiar todo o organismo, desde o sistema circulatório até digestivo.

Oleaginosas: companheira da dieta, elas promovem saciedade e contribuem para o processo de emagrecimento , como um anche rápido , saboroso e saudável .Além disso, as castanhas e nozes também trazem consigo as gorduras do bem, amigas do coração.
" Sendo fonte de gorduras essenciais, estudos mostram uma relação entre o consumo e a prevenção do alguns tipos de câncer .As castanhas são fontes de magnésio , fósforo, potássio, zinco e vitaminas do complexo B, entre eles a B1 e a B6.

Frutas vermelhas: as antocianinas - substâncias responsáveis pela colaboração avermelhada das frutas-desempenham uma grande ajuda no combate aos radicais livres, agentes promotores do envelhecimento celular.Dessa maneira, os riscos de desenvolver vários tipos de câncer -inclusive o de coração- podem ser evitados.

Peixes de águas frias: os ômegas 3 e 6 são os responsáveis pelos benéficos ao coração ."Já é comprovado cientificamente que os peixes são aliados contra doenças do coração.Esses peixes possuem ácidos graxos essenciais que atuam na redução de triglicerídeos,melhoram a função imunológicas e são anti-inflamatórios ".Além disso. a carne de peixe é considerada uma das mais saudáveis existentes.Por isso, é ideal consumir o alimento de duas a três vezes por semana a fim de aproveitar todos os benefícios e proteger a saúde.

Brócolis: além de ser uma fonte vegetal rica em cálcio, ele também contém vitaminas do complexo B e vitamina C."O brócolis possui substâncias antioxidantes e é rico em fibras , atuando na redução da hipertensão ou pressão alta e combatendo a prisão de ventre".

Chá verde: além de contribuir para perder os quilos indesejáveis, uma dieta rica em chá verde também ajuda a realizar uma verdadeira faxina no organismo, a fim de evitar diversos males. "O consumo de quatro xícaras ao dia está associado à prevenção de alguns tipos de câncer, melhora do sistema imunológico, aumentando os níveis de células de defesa.Reduz os riscos de doenças do LDL colesterol e de triglicerídeos e aumento dos níveis de HDL colesterol".

Banana: neste caso, o potássio é o principal elemento ,já que , além de contribuir para a saúde muscular, alguns estudos também sugere que o nutriente pode ajudar a regular a pressão arterial, fator indispensável para a saúde do coração e de todo o sistema cardiovascular.

Laranja: as propriedades antioxidantes da fruta ganham destaque em relação à saúde do coração, já que ela é conhecida como uma das principais fontes de vitimas C."A laranja é rica em fibras, possui cálcio, magnésio, potássio, betacaroteno,algumas vitaminas do complexo B, entre outros.Estes nutrientes agem como antioxidantes, prevenindo danos nas células do organismo,além de ajudar no controle da glicemia e do colesterol".

Soja: o grão é rico em lipídeos, vitaminas, minerais e fibras, sendo, além de antioxidante, um excelente protetor contra o aumento do LDL no organismo .Algumas pesquisas ainda sugerem que a soja pode prevenir alguns tipos de câncer, devido à presença de um composto chamado genisteína, que inibe o crescimento das células cancerígenas.

Tomate: o licopeno- nutriente que dá a cor vermelha do alimento - é um poderoso protetor do sistema cardiovascular, já que atua contra o mau colesterol e protege as células dos efeitos dos radicais livres." O consumo de tomates está associado a uma redução do risco de câncer e doenças cardiovasculares, é um alimento pouco calórico, fonte de fibras e vitamina C".

Espinafre: sinônimo de saúde, a verdura possui inúmeros nutrientes capazes de blindar o organismo .Rico em ácido fólico, magnésio, cálcio e ferro, o espinafre pode ser considerado um super alimento." Importante fonte de ácido fólico, quando adicionado à alimentos ricos em vitamina C, ou particularmente, ao suco de laranja , aumenta-se o valor desta vitamina.Ele protege contra doenças cardíacas e controla a hipertensão".

Limão: da mesma maneira que a laranja ele é uma das frutas mais ricas em vitamina C, cuja propriedades são indispensáveis à saúde celular.Os ácidos cítricos e polifenois presentes no limão também ajudam a deixar o caminho livre para que o sangue possa percorrer pelas artérias, já que a alta atividade antioxidante colabora para evitar a formação de placas de gordura.

Uva: a fruta é uma grande amiga do sistema circulatório m pois atua contra a inflamação dos vasos sanguíneos, facilitando a passagem do sangue ." O consumo da uva está ligado também ao aumento do bom colesterol , que é capaz de absorver cristais de colesterol que são depositados nas artérias ", conta a nutricionista .

Beterraba: rica em antocianina, a raiz é fonte da saúde garantida."Ela possui ação antioxidante e imuno-estimulante, é excelente para o sistema circulatórios, evita problema cardíacos e inibe a formação de coágulos ". Além disso, sua cor revela a existência de um componente chamado betalaína, que atua como antioxidante.

Goiaba: rica em fibras, a fruta, além de muito saborosa, também ajuda a diminuir o mau colesterol do organismo .O licopeno - substância responsável pela cor vermelha da goiaba atua na prevenção de alguns tipos de câncer. " Devido ao seu alto teor de fibras solúveis, a goiaba ajuda na redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos sendo uma excelente ajuda na prevenção de doenças cardíacas"

Chocolate amargo: esta versão possui menor quantidade de gorduras e calorias , sendo ideal para ser consumida moderadamente ."O chocolate amargo, mas de 70% cacau, é
 rico em antioxidantes, entre eles os polifenois que , devido as suas propriedades, combatem os efeitos dos radicais livres, prevenindo doenças cardiovasculares .
 

segunda-feira, 20 de abril de 2015

QUANDO O CORAÇÃO FALHA

Descubra o que acontece  ao órgão durante o infarto e como agir nessas situações .

ELE PODE VIR DE UMA HORA PARA OUTRA E SER FATAL.O mal, que atingiu homens e mulheres, é caracterizado pela necrose tecidual, ou seja ,quando acontece a morte  de tecido  no coração por conta da interrupção do fluxo de sangue ." O infarto agudo do miocárdio , popularmente conhecido como o ataque cardíaco, ocorre devido a uma ruptura de placa de gordura existente no inferior da artéria coronária ( que irriga um parte do coração ) e pela formação de um coágulo, interrompendo a passagem de sangue e resultando na morte da área do músculo irrigado poe esta artéria".O problema pode ser causado por uma soma de eventos ocorridos ao longo dos anos , como alimentação inadequada, tabagismo,sedentarismo,estresse, entre outros fatores.

Entendo Melhor

Os níveis elevados de colesterol ruim (LDL) por muito tempo favorecem o aparecimento de placas de gordura( ateromas) dentro das paredes arteriais .Esse conjunto de placas chamado aterosclerose .Quando uma placa  de gordura existe e se rompe no interior da artéria coronária-que irriga parte do coração- dá se origem à formação de um coágulo, que bloqueia parcial ou totalmente a passagem e sangue na artéria, causando o infarto .Dependendo da localização onde ocorreu a enfermidade, os problemas clínicos podem variar.

Como identificar 

O infarto do miocárdio apresenta sinais bastante perceptíveis.Por isso, estar atento a alguns sintomas pode colaborar para identificar o problema rapidamente ." O sintoma mais comum é a dor anginosa , ou seja, dor no peito que pode se irradiar para o membro superior esquerdo, para o pescoço ou mandíbula, associada ou não à sudorese esquerdo para o pescoço ou mandíbula, associada ou não associada ao esforço físico".
O infarto do miocárdio, em casos mais graves, ainda pode envolver outros sinais como falta de ar , tontura, desmaio, ansiedade, e sensação de morte eminente.Infelizmente, algumas pessoas apresentam infarto fulminante , aquele que, muitas vezes, não permite o socorro do paciente- por ser repentino -levando -o a óbito."Em alguns casos, a manifestação ocorre por meio de arritmias graves e a morte súbita, sem esforço físico também pode estar relacionado à doença coronariana grave. Esse tipo de infarto ocorre por conta de uma interrupção repentina do fluxo sanguíneo para o coração e pode afetar principalmente os jovens , pois eles ainda não possuem circulação colateral, aquela responsável por irrigar o coração juntamente com as artérias coronárias, agindo como um canal opcional de fluxo sanguíneo.

Como evitar

Não é que o ditado popular "é melhor prevenir do que remediar" tem toda a razão ? Como dito no início da matéria, o infarto é causado pela soma de alguns fatores, como os maus hábitos e vícios que são carregados ao longo da vida.A mudança de postura em relação a esses pontos pode evitar, ou pelo menos diminuir, significativamente o risco de passar pelo problema .A seguir , confira cinco passos simples que ajudam a manter a saúde do coração.


Durma bem 
  • Uma noite de sono ajuda a renovar as energia e diminui as chances de doenças cardiovasculares. O recomendado sã de 7 a 8 horas por noite 
Não fume
  • As substâncias químicas do cigarro afetam diretamente o coração que a longo prazo pode acarretar problemas mais sérios como o AVC.
Controle o peso

  • Com o peso ideal as chances de adquirir diabetes, colesterol e pressão alta - vilões do coração -são muito menores.
Fuja do estresse
  •  Em meio à rotina agitada, tire um tempo para fazer o que der prazer e bem- estar, como ler um livro ou praticar algum trabalho manual.
Alimente se de forma saudável

  •  Varie o cardápio d forma que todos os nutrientes sejam inseridos na dieta.Também evite pular refeições.

Hora de agir 


Quando uma pessoa sofre um infarto, o mais recomendado é acionar a assistência médica imediatamente e não tentar levar o paciente por conta própria ao pronto socorro.
Enquanto a ajuda não vem, é preciso agir como os seguintes cuidados:
  • Tranquilize e aqueça a vítima.
  • Não dê nada para a pessoa tomar.
  • Se a vitima desmaiar, confira a respiração e o pulso.
  • Não falta de sinais vitais, inicie os procedimentos de recuperação cardiopulmonar( massagem cardíaca) e mantenha até a chegada do socorro.
" Em pacientes diabéticos, o infarto pode ocorrer sem dor.Eles sofrem um processo chamado isquemia silenciosa, decorrente do diabetes, que impede que sintam a angina ( dor no peito por isquemia) e até mesmo o infarto "

Primeiros Socorros

Para realizar o socorro sem prejudicar o paciente , algumas instruções são necessárias .

1 Em primeiro lugar, é fundamental constatar se o coração está batendo.Para isso, verifique o pulso da pessoa colocando os dedos indicador e médio bem no meio do pescoço da vítima, deslizando -os para o lado até encontra o vão entre a traqueia e o músculo do pescoço.
2 Se a vítima não tiver pulso, faça insuflação ,mais conhecida como respiração boca a boca, soprando o ar para dentro do pulmão a cada duas respirações, com um segundo de duração para cada respiração e mantenha uma frequência de 10 a 12 sopros por minuto.
3 Se mesmo com a aplicação da respiração artificial o coração da vitima para de bater, o socorrista deve aplicar simultaneamente a respiração e a compressão cardíaca.
4 Para a compreensão cardíaca, posicione -se em um dos lados da vítima e apoie as mãos , uma sobre a outra no peito da vítima, entre os mamilos, em cima do coração.
5 Faça pressão com bastante vigor, a fim de comprimir o coração de encontro à coluna vertebral , depois descomprima .
6 Repita a manobra de 30 compressões para duas insuflações por cinco ciclos, checando os sinais vitais. Caso a vítima não reaja, retome a manobra quanta vezes forem necessárias até a chegada do socorro profissionalizado.


Tudo em ordem 

Alguns exames são importantes para checar a saúde do coração .

ELE FUNCIONA 24 HORAS POR DIA, TODOS OS DIAS DA SEMANA, SEM DIREITO
A FÉRIAS UM COMPANHEIRO ASSIM TÃO FIEL MERECE SER CUIDADO COM CARINHO, afinal , devemos a vida a ele.Para pessoas com históricos familiar de doenças cardíacas, o indicado é fazer exames de coração ainda na adolescência para identificar problemas poucos graves, como sopros.Porém, a partir dos 30 anos, os exames devem se tornar rotineiros.Já quem não tem tendência genética pode iniciar os exames após os 40 anos."Os testes para o coração devem se direcionados para a queixa e para os problemas achados no exame clínico.A seguir, confira quais são os principais exames cardiológicos e como eles são feitos:

ELETROCARDIOGRAMA 
   
  Também conhecido pela sigla ECG, é um dos mais comuns quando o assunto é coração.Eletrodos são presos nos tornozelos, punhos e tórax, que captam a atividade elétrica do coração e enviam as informações a um aparelho chamado eletrocardiógrafo, que as registra em um papel .As informações são avaliadas para detectar possíveis alterações, como taquicardias e arritmias.Apesar do exame poder diagnosticar diversas doenças cardíacas, ele não é infalível e, por isso,deve ser bem analisado pelo especialista e acompanhado de outros exames, principalmente o clínico.

ECOCARDIOGRAMA

O coração recebe ondas de ultrassom que são enviadas ao computador.A partir daí, são obtidas imagens do órgão, facilitando a análise da sua estrutura e funcionamento .É realizado com o paciente em repouso e sob estresse (esforço físico ou ação de uma substância química). Sopros, hipertensão arterial e tumores são algumas doenças possíveis de serem detectadas.

RADIOGRAFIA DE TÓRAX

Um raio -x pode revelar se há crescimento irregular do coração ou de cavidades, além de mostrar alterações vasculares e pulmonares, como reflexo de uma doença cardíaca.

MONITORIZAÇÃO (HOLTER )

Trata-se de um aparelho usado para registrar um eletrocardiograma durante muitas horas, a fim de detectar arritmias .O cardiologista compara o registro com atividades  e sintomas relatadas pelo paciente neste período.

TOMOGRAFIA

 Não é tão comum de ser pedido, mas tem a grande vantagem de oferecer boas imagens do coração em detalhes .É um dos mais eficazes para detectar com precisão doenças obstrutivas de artérias .Para o exame é preciso dar uma injeção de contraste no paciente ( substância que evidência as veias e artérias).

RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

Gera imagens que permitem uma boa observação do miocárdio, podendo identificar as zonas lesadas por um infarto e defeitos congênitos, além de poder avaliar os vasos maiores, como a aorta.

ANGIOGRAFIA DIGITAL

Por meio do uso de contrastes, é possível observar os vasos do coração, conferindo se existem obstruções ou alguma diminuição do fluxo sanguíneo.

CINTILOGRAFIA

Uma substância  radioativa é injetada na circulação, o que permite ao aparelho enxergar como o sangue circula pelo coração .Essas imagens são obtidas como paciente em repouso e também em esforço físico.O exame pode identificar regiões que não estão recebendo o sangue de maneira correta, sendo possível investigar as causas.

TESTE ERGOMÉTRICO

Também chamado de ergometria, nada mais é do que a aplicação do eletrocardiograma adicionado ao esforço físico, ou seja, é o registro da atividade física.O paciente é submetido ao esforço físico continuo e crescente por meio de caminhada ou corrida em uma esteira.São observados os sintomas apresentados pelo paciente durante a atividade física, como cansaço ,falta de ar, tonturas e dores no peito.A pressão arterial é avaliada antes e depois do exame, que pode ser interrompido caso o paciente demonstre alterações no eletrocardiograma, dores intensas no peito ou exaustão.

TESTES INVASIVOS

Alguns exames são realizados em casos onde o paciente já apresentou algum problema cardiovascular, sendo necessária uma intervenção mais séria para checar a situação do coração e das artérias.
Ecografia transesofágica: um aparelho é colocado dentro do esôfago que, que pela proximidade ao coração, permite uma boa avaliação das válvulas cardíacas.
Cateterismo: após receber uma anestesia local, é introduzido um cateter ( um tubo bem fino) na artéria femoral (localizada na coxa direita), que percorre o trajeto até os vasos do coração. Em seguida , é injetado o contraste para que a região possa ser vista pelo raio -X.
O exame verifica problemas cardíacos como estreitamento dos vasos do coração, causados por placas de gordura, e lesões na artérias.
 
Dica de hoje:

Antes de malhar se o sedentarismo faz parte da sua vida, antes de mexer o esqueleto para o bem da sua saúde ,não se esqueça de visitar um médico."Em uma situação que o paciente é sedentário e irá começar a realizar atividades físicas, convém realizar um teste ergométrico para avaliar as condições do aparelho circulatório ".


sexta-feira, 17 de abril de 2015

DOENÇAS CONGÊNITAS SOBRE O CORAÇÃO.

Comando Debilitado



Uma grande variedade de problemas pode atingir o coração, sejam doenças congênitas ou não Saiba mais sobre eles a seguir.

Quando se trata de saúde do coração, logo problemas como hipertensão, infarto e colesterol em níveis inadequados são lembrados. Entretanto , existem outras complicações que também merecem destaques.As doenças do coração costumam atingir grupos específicos de pessoas as sedentárias, as que possuem maus hábitos - tais como alimentação inadequada, tabagismo e alcoolismo - , as idosas e, é claro , aquelas com doenças congênitas , ou seja que logo nos nascimento são detectadas.
É importante destacar que, quanto mais a idade avançar, maiores são as probabilidades de alguma disfunção atingir o organismo e, por isso,a premissa de que deve-se tomar cuidado durante toda a vida é reforçada."O que acontece é que o individuo idoso ficou mais tempo exposto a hábitos inadequados de vida .Isso não faz parte do envelhecimento saudável , mas trata-se de uma combinação entre o quanto quer a genética do paciente o protegeu ao longo da vida e o quanto se " abusou " dessa genética.
Essa relação irá fazer com que o individuo apresente certas doenças em um momento mais ou menos precoce da sua vida ".A seguir você confere mais alguns problemas relacionados ao coração, além dos tratamentos mais utilizados em cada caso.


Doenças de chagas


O que é: transmitida pelo parasita TRIPANOSSOMA CRUZI ( que pode ser encontrado nas fezes de um inseto conhecido no Brasil como barbeiro), ela quase não apresenta reações imediatas em quem a contraí, fator que prejudica o seu diagnóstico.A doença costuma apresentar sintomas mais severos após anos de convivência com o parasita, o que inclui dores abdominais, dificuldades no funcionamento do sistema digestivo e problemas cardíacos, tais como arritmias e a chamada cardite chagásica, caracterizada pelo aumento ( inchaço) do coração." A Doença de Chagas pode provocar o enfraquecimento e a dilatação d coração e, dessa forma , nas fases crônicas ,pode levar o paciente a apresentar insuficiência cardíaca, que é irreversível".
Principais sintomas: as sensações que se manifestam logo após o contato coma doença somem sozinhos , já que não é dada a devida importância , por serem, de certa forma, leves: febre, cansaço,náuseas, inchaço nos gânglios e irritação sobre a pele ( no local da picada) são alguns deles.
Tratamento: se descoberta na fase inicial , medicamentos prescritos pelo médico podem ajudar a eliminar o parasita do organismo , em muitos caos ,com eficacia . Já na fase mais avançada , pode-se usar alguns remédios para evitar com que a doença avance ainda mais, entretanto, não é possível curá-la; tratamentos distintos são realizados para conter os avanços nas áreas afetadas pela doença, como o coração e sistema digestivo.

Arritmia 


O que é : quando os estímulos (contrações ) que a o coração desempenha para bombear o sangue falham, podendo desacelerar ( a chamada braquicardia ) ou se tornarem rápidos demais (taquicardia) significa que o coração está fora do ritmo habitual, ou seja, não está batendo em média 70 vezes por minuto , a chamada arritmia.Varias podem ser as causas do problema excesso de atividades físicas , uso de pílulas para emagrecer , anemia profunda, estresse , sensações de medo ou ansiedade.
Principais sintomas: sentir o coração bater rápido demais ou até mesmo algumas falhas, que podem ser acompanhadas de falta de ar, tonturas, perda de consciência ou sensação de ardor no tórax.
Tratamento: cada caso depende de um método, especifico para tratá-lo; só o médico responsável poderá avaliar a gravidade do caso e decidir qual é a saída adequada para conter o problema .Medicamentos , a implantação , de um marcapasso ou tratamento à base de choques eletromagnéticos são algumas opções.

Sopro

O que é: quando o sangue passa por uma válvula cardíaca que está com o tamanho reduzido, um pequeno ruído pode ser ouvido ( estetoscópio médico, durante uma avaliação clinica) Este som é chamado de sopro , que pode ter diversas causas: anemia,gravidez, derivar de alguma cirurgia feita no coração ou até mesmo um estado febril. É preciso lembrar que nem sempre um sopro pode significar alguma anormalidade no sistema circulatório ; existem casos em que o coração mostra-se completamente saudável, apesar do ruido.Entretanto , é extremamente necessário investigar as causas para saber se o caso é normal ou se pode estar atrelado a outro problema ."Alguns tipos de sopro podem estar relacionados a doença na estrutura do coração Portanto, existem dois tipos de sopro: os "inocentes", que são inofensivos ,e os patológicos, decorrentes de alterações na estrutura cardíaca, como deformidades congênitas ou adquiridas ao longo da vida , e que às vezes é necessária a realização de cirurgias cardíacas para corri-las".
Principais sintomas: tosse persistente, dor no peito, falta de ar e tonturas.
Tratamento:o sopro em si, muitas vezes , não precisa ser tratado .Quando o problema é o resultado de alguma outra disfunção ( que será investigada pelo médico ), as medidas cabíveis serão tomadas , com base em medicamentos específicos ou recomendações especiais.

Cardiopatias congênitas

O que é: trata- se de um grupo de doenças do coração que podem atingir o bebê ainda dentro do útero da mãe, em decorrência de algum motivo específicos , pode ser por conta de uso de algum medicamento inadequado,drogas ilícitas ou álcool, alguma anomalia genética, ou até mesmo certos tipos de infecções contraídas durante a gestação .Geralmente ,a má formação do órgão é o principal motivo que leva a esses problemas.
Principais sintomas: a disfunção pode ser descoberta tanto no nascimento quanto na fase adulta , por isso, sensações de dores no peito,falta de ar,desmaios, cansaço excessivo após realizar alguma atividade,tosse persistente ou quadros repetitivos de pneumonia devem ser investigados , a fim de que os exames revelem se existe alguma cardiopatia congênita.
Tratamento: varia de acordo com o problema descoberto . Com base em radiografias, eletrocardiogramas ou demais exames.

"Qualquer anormalidade no organismo deve ser investigada .Batimentos acelerados , falta de ar, tonturas, dores no peito e fraqueza são alguns dos sintomas iniciais mais comuns em quem sofre com algum problema no sistema cardiovascular. "

Pericardite

O que é: caracteriza-se por uma inflamação em volta do coração, especificamente em uma espe´cie de bolsa que envolve , chamada pericárdio.A sua principal função é a de permitir que o coração possa trabalhar corretamente , sem sofrer com um possível excesso de sangue para bombear , além de também impedir que ele se desloque.Alguns tipos de infecções, câncer ou até mesmo um infarto podem resultar no aparecimento da pericardite.
Principais sintomas: cansaço excessivo,tosse seca e frequente, febre e dores no peito.
Tratamento: na maioria dos casos, o médico receita anti- inflamatórios e analgésicos, para conter as dores . Entretanto, se o quadro se agravar , ha a necessidade de um acompanhamento mais intenso e tratamentos específicos.

Paz interior

O excesso de estresse no dia a dia pode ser um um dos motivos responsáveis por um infarto.Por essa e outras razões, controlar o problema é indispensável.

A LISTA DE MOTIVOS QUE AUMENTAM O ESTRESSE DA ROTINA PODE SER GRANDE,JÁ QUE OS DIAS PARECEM ESTAR CADA VEZ MAIS CORRIDOS.
Entretanto, está carga de nervosismo pode influenciar diretamente a saúde do coração,resultando,inclusive, em uma problema grave:  o infarto. " Acessos de raiva,úlcera estomacais, enxaqueca, ataques do coração, queda de cabelo,ansiedade,entre outras doenças, têm como grande causador o estresse ".Quando as emoções fogem do controle , o sinal de alerta deve ser ligado ,afinal,inúmeros problemas podem ser evitados quando o estresse é combatido e, dessa forma , o bem-estar também pode ser preservado.

O que acontece?

Quando o indivíduo sente -se muito estressado alguns hormônios, que resultam na contribuição das paredes das artérias, são liberados- como a adrenalina-, o que faz a pressão arterial aumentar."O fechamento excessivo das artérias pode causar a elevação da pressão arterial e, consequentemente, requisitar mais energia do coração para vencer a resistência do corpo e levar o sangue a todos os órgãos .Essa pressão elevada apos  muito tempo predispõe ao infarto do miocárdio".
Foi descoberto como o o estresse crônico leva a ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais (AVCs): provocando a superprodução de glóbulos brancos, células  de defesa de organino , que em excesso pode ser prejudiciais á saúde.
Há muito tempo os  médicos sabiam que o estresse crônico leva as doenças cardiovasculares, mas não entendiam o mecanismo.
Modelo de estresse: Para descobri este vinculo, uma equipe de pesquisadores estudaram 23 residentes médicos que trabalham em uma unidade de cuidados intensivos .Esse ambiente de trabalho é considerado um modelo para exposição ao estresse crônico, por conta do ritmo acelerado e da grande responsabilidade de tomar decisões de vida e morte.
Ao compara amostra  sanguíneas retiradas durante as horas de trabalho e de folga ,assim como os resultados de percepção de estresse de questionários encontraram um vinculo entre o estresse e o sistema imunológico.
Notaram ,particularmente, que o estresse ativa as células -tronco da medula espinhal, que por sua vez levam à superprodução de glóbulos brancos , também chamados de leucóticos.
As células liberam o enzimas que amolecem o tecido conectivo e levam ao rompimento da placa e está é a causa requente de infarto do miocárdio e do derrame.

" OS GLÓBULOS BRANCOS RESPONSÁVEIS PELAS DEFESAS DO ORGANISMO, TAMBÉM PODEM PREJUDICAR A CIRCULAÇÃO"


Alivio necessário

Estressar-se às vezes é inevitável ,já que as emoções são difíceis de serem controladas.Entretanto, é preciso manter-se alerta quando os sintomas deixam de ser passageiros e passam a integrar a rotina de vez .Neste caso, algumas atitudes simples de serem executadas podem ser inseridas no dia a dia a fim de minimizar o problema , trazendo paz e tranquilidade.Confira algumas !

Respire fundo
Uma das técnicas mais felizes para aliviar o estresse é a respiração . Integrada em técnicas como pilates e yôga, a pratica pode ser executada em qualquer hora do dia e não é necessário muito tempo,Quando sentir que o estresse está chegando, reserve um ou dois minutos, inspire pelo nariz e expire pela boca vagarosamente, até que o alivio chegue.

Invista em chás

Naturais e cheios de benefícios para a saúde, eles têm muitas propriedades calmantes, ideais para aliviar-se de um dia cheio e estressante. Camomila, erva-doce e jasmim são algumas opções fáceis de encontrar e muito eficazes contra o estresse 

Faça atividades relaxantes 


Fazer aquilo que gosta é uma ótima saída para afastar o estresse .Portanto, nada de deixar as atividades favoritas de lado : pode ser uma caminhada ao ar livre, andar de bicicleta, ler um livro que gostaria de ter lido há muito tempo ou qualquer outra coisa.Com apenas meia hora diária de lazer é possível renovar as energias e sentir -se com muito mais disposição , motivação e com as energias renovadas para iniciar um novo dia .
        Dica de hoje 

Um tempinho para si : caso a rotina esteja corrida sem o tempo necessário para completar as atividades como deveria, não é preciso entrar em pânico, já que a saúde é o fator mais importante de todos mesmo que tenha de deixar alguma tarefa doméstica ou algum problema para outro dia, é importante reservar alguns momentos para estar em paz consigo mesmo, por meio de leitura de  livros, revistas, ouvir boas música ou praticar qualquer outra atividade de lazer ."É preciso dividir o tempo em quatro momentos fundamentais trabalho, família, lazer e "eu".As pessoas confundem o tempo da família com o tempo do lazer e vivem dividindo seu tempo entre trabalho e a família .As pessoa precisa se conscientizar que ela  trabalha para viver e não vive para trabalha e não levar o trabalho para casa ".




quinta-feira, 16 de abril de 2015

CORAÇÃO

 Quando se trata de proteger a saúde , o coração é um dos  órgãos que se destaca. Entenda um pouco mais sobre sua  importância e funcionamento


Ele sempre é apontado como o promotor principal da vida à tão complexa máquina denominada corpo humana- não é para menos  já que funciona basicamente como uma bomba de combustível - pois leva o sangue para todas as suas partes .Este último , carregado consigo oxigênio , nutrientes e demais substâncias que garantem equilíbrio às atividades corporais, age em conjunto com o coração , a fim de que toda a extensão corpórea mantenha- se saudável e pronta para funcionar em harmonia . Medindo aproximadamente 12 cm de altura e 8 cm de largura , o coração pode ser comparado, aproximadamente , ao mesmo tamanho  que a mão fica quando está com os punhos fechados. Na fase adulta, o órgão costuma pular , em média , 70 vezes por minuto m podendo variar de pessoa para pessoa . Por isso, para saber se o coração anda no ritmo certo, é indispensável procurar um cardiologista e realizar exames de rotina ( como o eletro cardiograma ) a fim de mantê-lo fora de riscos.
"A hipertensão (também 
 conhecida como pressão 
  alta) é o problema 
  que mais leva as pessoas 
  ao cardiologista 
  anualmente, segundo
  dados da Organização
  Mundial da Saúde (OMS)


                                     Como ele funciona 


Por dentro, o coração é oco; e é essa característica que garante a  capacidade de bombear o sangue pelo corpo .Para compreender melhor, a ilustração, mostra quais áreas são responsáveis por suas variadas funções .O ventrículo esquerdo 1- é responsável por carregar o sangue com oxigênio , que segue pela artéria aorta , percorrendo o corpo e  nutrindo as células Após percorrer este caminho, o sangue volta para o  coração - ao átrio esquerdo 2 - carregado de gás carbônico, para então descer até o ventrículo direito 3- e passar pela veia pulmonar 4- para buscar mais oxigênio nos pulmões , as chamadas  " trocas gasosa ". Só então é que o sangue retorna ao átrio esquerdo para iniciar todo o ciclo mais uma vez.


       Por todo o corpo

Quando um alimento é ingerido , o corpo absorve os nutrientes e aquilo que não faz bem ou que foi consumido em excesso é eliminado pela urina e fezes , sendo assim o sangue é o responsável por transportar todos os nutrientes para as devidas partes do corpo, nutrindo devidamente cada uma delas. Este processo não seria possível se o coração não trabalhasse corretamente , já que é o órgão que dá o impulso para que o " combustível " do corpo possa percorrer todas as áreas .Em locais onde a circulação é mais difícil - como nas pernas , já que o ato d se sentar ou ficar muito tempo em pé pode atrapalhar o processo - é possível detectar muitas vezes, a presença de varizes, que nada mais são do que veias dilatadas, nas quais o sangue fica preso, causando dores e inchaços muito incômodos para quem sofre com o problema .Neste caso , o importante é procurar um médico i iniciar o tratamento adequado o mais rapado possível . a fim de que a circulação seja normalizada. 

     Ritmo da vida 

Para que o coração trabalhe corretamente durante toda a vida é preciso facilitar este processo por meio de hábitos que contribuam para a sua saúde . Uma série de recomendações faz-se necessária para que aconteça: manter uma alimentação saudável , evitar o sedentarismo , fazer visitas regulares ao médico e relatar quaisquer anormalidades (como dores de cabeça, falta de ar,batimentos acelerados, dentre outras)são algumas delas ."Os exercícios físicos podem tanto atuar na prevenção de doenças cardiovasculares quanto na melhoria da condição do coração em pacientes que já se possuem problemas cardíacos"Na matéria seguinte é possível conferir demais fatores que prejudicam a saúde do coração além daqueles que trazem mais vitalidade e força ao órgão.

     Saúde afetada

Os maus hábitos que prejudicam o coração também fazem mal as demais áreas do corpo e, por isso devem ser combatidos ao máximo.

Levar uma vida com base de atitudes saudáveis é mais do que suficiente para proteger o sistema cardiovascular como um todo. Já quando existisse alguma disfunção genética hábitos pedem ainda mais cuidados já que , com a cautela adequada os riscos de sofre com algum problema podem ser contidos.Além da alimentação existem outras ações que, se realizadas corretamente, blindam a saúde do sistema cardiovascular . São atitudes diárias que grande parte das pessoas comete sem se dar conta de que grande parte das pessoas comete se se dar conta de que um dos órgãos mais importantes do corpo pode  estar sofrendo as consequências . Confira a segui!

O importante é não ficar parado 

Quando se leva uma vida sedentária, não são só o coração , mas o corpo inteiro acaba sofrendo as consequências .Além de sofrer com o acúmulo de gorduras indesejáveis,o corpo ainda despreparado e enfraquecido, sendo tomado pela indisposição antes mesmo de começar a realizar alguma atividade física. A hipertensão , por exemplo ,é um dos problemas que mais contribuem para resultar em casos de infarto e se dá prática regula de exercícios , o que favorece o acumulo de partículas de gorduras nas artérias (que podem entupir ) e culminar em problemas graves.
                             
                      " O ideal para atingirmos qualidade de vida é, além de uma alimentação
                          saudável e balanceada , a pratica diária de exercícios físicos .Sabe -se 
                          que a inatividade física aumenta o estresse e a ansiedade, podendo levar
                          a varias doenças 


Sem excessos 


 Se por um lado ficar parado traz riscos à saúde, quem já sofre com alguma complicação cardíaca também deve tomar cuidado quando se trata de exercícios ou atividades muito intensas. Isto porque , quando as atividades físicas são praticadas em grande intensidade a frequência cardíaca acaba aumentando , o que exige também que um trabalho maior do sistema respirando e pode resultar em alguma complicação . É importante lembrar também que um bom preparo  físico não vem do dia para a noite. Para ganhar mais resistência e disposição é preciso começar aos poucos, sempre com as orientações de um profissional .Por isso se o paciente já possui algum histórico de doença cardíaca, primeiramente é necessário passar por uma avaliação médica antes de se inscrever na academia.

 Perigo a vista

Quando se fala em tabagismo e alcoolismo, é possível imaginar uma vasta lista de males que podem acometer o organismo,. Esses dois hábitos também são considerados inimigos da saúde do coração .
No caso do cigarro, a carga de substância tóxicas presentes nele podem deixar o sangue mais espesso, além de facilitar o aumento do LDL, o colesterol ruim do organismo.As toxinas também podem comprimir os vasos sanguíneos -deixando um espaço menor para que o sangue possa percorrer pelo corpo - e contribui para a incidência de arritmias cardíacas .Por outro lado, o consumo de bebidas alcoólicas em excesso a longo prazo também é prejudicial, já que ainda pode aumentar as chances de sofrer um infarto por conta da carga de substâncias nocivas que passa a integrar a corrente sanguínea.

Dicas do dia 


Ter uma alimentação saudável : preferir frutas, verdura e legumes em vez de alimentos condimentados, e optar por carnes magras o invés das que possuem excesso de gorduras

 Realização de atividades físicas: não importa quais sejam, o importante é evitar o sedentarismo. Quanto mais movimento, melhor é a prevenção das doenças do coração.

Tratar as doenças, usando as medicações prescritas pelo médico de forma regular e evitar o cigarro: dessa forma , é possível controlar as doenças e evitar danos maiores ao organismo