Parabéns ! Seu filho nasceu forte e saudável, embora ainda seja indefeso e frágil. O desenvolvimento da criança , que começou dentro do útero materno, vai agora se completar fora dele.
Lembre -se: um bom desenvolvimento depende, fundamentalmente, de alimentação. Além , é claro, de todos os outros cuidados, como higiene e educação.
Qual o melhor alimento para o bebê?
A resposta é simples.O melhor para o bebê é o leite materno, um alimento completo. E se não bastasse isso , sendo o mais natural dos alimentos , o leite materno é também o mais higiênico, pois já vem limpo e na temperatura certa. Passa do peito da mãe prontinho para a boca do bebê.
O que fazer se leite for fraco ou aguado?
Não é preciso ter a menor preocupação quanto a isso. Essa história de que existem leites fracos ou aguado não passa disso- histórias.
Como é o leite nas primeiras mamadas?
O leite materno, que começa a ser formado durante a gravidez, chama-se .É um líquido transparente , de cor amarelada .Após o parto, durante 3 ou 4 dias, a mulher continua produzindo o colostro , que é um leite muito nutritivo e capaz de proteger o recém-nascido de várias doenças.
Quantas vezes o bebê deve mamar por dia?
Preste muita atenção .Não existe horário para amamentar , ou tempo certo de amamentação .A criança não tem um reloginho na barriga e deve mamar sempre que chorar .Mais: o bebê deve mamar pelo tempo que quiser.
Existe modo especial para se dar de mama?
Veja bem .Antes de dar o seio a seu filho , lave bem as mãos com água e sabão.Escolha um local tranquilo, onde haja pouca luz e pouco barulho. Em cada mamada, a mãe deve oferecer os dois seios, começando pelo que foi dado em último lugar na mamada anterior.
Não se esqueça : no ato da amamentação . o contato físico da criança com o corpo da mãe é uma forma de conversa que permite a troca de amor e afeto entre a mãe e o filho.
É a água e os chás?
Não é preciso preocupar-se com isso até o 6º mês de vida da criança .O leite materno é um alimento tão completo que o bebê só precisa mamar.Não precisa beber água , chás ou outros leites. Acredite: o leite materno é tudo de que o bebê necessita.
Mas nem um pouco de leite de vaca?
Não. O corpo do bebê ainda está em formação .Assim, não tem condições de trabalhar duro.
Alimentos de difícil digestão, como leite de vaca, por exemplo, só trazem problemas para a criança. Nunca é demais dizer: amamentar não têm contra- indicações .
Além de todas as vantagens que você já viu, o lei te materno tem mais uma qualidade : é de fácil digestão.
Que cuidados devem ser tomados com o seios?
A mulher que amamenta tem de cuidar dos seios para que eles sejam, verdadeiramente , o canal adequado de alimentação para o bebê .Além disso , os cuidados de higiene evitam rachaduras e dores na hora da amamentação.Anote mais estes conselhos: tome alguns minutos de banho de sol no seios , sempre que possível e não use sabão ou cremes hidratantes no bico do seio.
O aleitamento traz riscos para a mulher?
Ao contrário .O útero , que foi bastante modificado do durante a gravidez , volta ao normal muito mais rapidamente; a mulher que amamenta corre o risco menor de engravidar logo após o parto ; e quem dá o seio ao filho tem muito menos chances de ter câncer na mama .Amamente seu filho: você estará dando a ele amor , carinho e proteção.
Como o corpo consegue produzir leite?
A mama, que a gente conhece como peito ou seio, apresenta internamente um conjunto de 15 a 20 cachos de uva , dispostos ordenadamente em seu interior , de modo que o cabinho de cada cacho fica na altura do mamilo.
Cada uva, bem pequena , é ligada a outras e por estas a canais finos e curtos, que por sua vez , se ligam a uma bolsa ou depósito de leite. Este depósito de leite fica situado sob a região próxima da aréola , isto é aquela parte mais escura em vota do bico do seio.A todo este conjunto de 15 a 29 " cachos se dá o nome de glândulas mamária.
O leite então fica armazenado?
A produção do leite depende da sucção. Portanto, quanto mais o bebê sugar, mais leite será produzido e depositado debaixo da aréola. Dai a importância de se ter sempre a mama esvaziada, para que mais leite possa ser produzido .As glândulas mamárias se preparam para a produção do leite durante a gravidez , pela ação de alguns hormônios.
Como deve ser a sucção?
O bebê deve sugar , abocanhando o mamilo e uma parte ou toda a aréola , para permitir melhor esvaziamento da mama e evitar fissuras ou rachaduras.A mãe pode ajudar com os dedos, para afastar o peito do nariz do seu bebê, a fim de que ele respire livremente.
Como saber se o leite está fazendo bem?
Para saber se o leite está fazendo bem ao bebê e se esta sendo produzindo em quantidades certa, basta ver, quando você for ao Centro de Saúde, se o ganho de peso da criança está dentro esperado.Atenção :fique de olho na urina do bebê .Ele deve molhar a fralda várias vezes por dia.Isto é sinal de que a quantidade de leite ingerida é suficiente e você não precisa se preocupar .Observe também se há vazamento de leite pela outra mama: é normal e significa estar havendo produção de leite e que ele está descendo.
Por que oferecer os dois seios?
Para melhor esvaziar as mamas e, portanto, tornar possível maior produção de leite.Além disso , oferecendo os dois seios , a criança recebe quantidade semelhante de nutrientes em cada mamada.
O bebê precisa arrotar após a mamada?
Precisa sim, .Aliás nunca se esqueça de colocar o bebê para arrotar ao trocar de peito e também ao final da mamada. Para isso, a criança tem de ser colocada em pé, apoiada no peito da mãe, que vai batendo levemente com palma das mãos em suas costas. Um outro jeito é deixar o bebê de bruços , no berço .Não se esqueça de mais este conselho: ao amamentar, você deve tomar mais líquidos e nunca deixar de tomá-los quando sentir sede .Faz muito bem o repouso entre as mamadas.
Qual a melhor posição para a mamada?
Aquela que for mais confortável para você e seu bebê.Mas nem tudo é simples.Às vezes acontecem dificuldades e problemas .Por exemplo, se o seu mamilo for plano ( achatado) ou invertido.
O que fazer em casos assim?
Durante o pré-natal , a equipe de saúde deve ser avaliado se você tem mamilo normal. plano ou invertido. Se isso não ocorreu , não se preocupe - os exercícios para corrigir mamilos planos ou invertidos podem ser feitos antes ou depois do parto.
Como são esses exercícios?
Esses exercícios são feitos na aréola , o mais próximo possível do mamilo .Utilizando as duas mãos, com os polegares e ao mesmo tempo , faça movimentos para a esquerda e para a direita, para cima e para baixo .Feito duas ou três vezes por dia, esses movimentos podem tornar o mamilo normal , o que permitirá amamentação mais tranquila.
E se o seio ficar empedrado?
Para evitar esta situação, alguns cuidados devem ser tomados .Um deles é o uso de sutiãs que deem maior sustentação aos seios, para permitir que os canais do leite sejam mantidos retos, o que levará a um melhor esvaziamento das mamas. Outra providencia é começar a mamada pelo peito que estiver cheio. Se o seio estiver muito duro, tente aliviá-lo através de esvaziamento ou ordenhar manual.
Como é feito esse esvaziamento?
Pode ser feito de duas maneiras:
Você apalpa a mama, procurando os pontos endurecidos e doloridos ( locais onde há acúmulo de leite).Localizados esses pontos faça massagens com as pontas dos dedos, para que o leite saia pelo bico do seio. Quando não sentir mais dores, é sinal de que não há mais leite acumulado.
Sustente a mama com duas mãos e empurre o leite com os polegares , fazendo correr os dois em direção ao mamilo, mantendo a mesma pressão.
Atenção: o esvaziamento deve começar pelo depósitos situados sob a aréola, pois com o leite acumulado ela se torna endurecida , distendida e plana , dificultando a sucção.
E quando surgirem rachaduras?
Antes, é bom saber como preveni-las. Faça o bebê sugar o seio corretamente, isto é , abocanhando inclusive a aréola ;faça esvaziamento manual antes das mamadas, quando os seios estiverem rijos por causa do excesso de leite; no final das mamas, para soltar o mamilo, coloque o dedo mínimo comprimindo bem a aréola perto da boca do bebê; não utilize sabonetes ( lave os seios só com água , na hora do banho).A limpeza excessiva resseca a pele, facilitando o aparecimento de fissura ( rachaduras); não use lubrificantes ou hidratantes nos seios- eles tornam a pele da aréola fina e muito sensível, propiciando rachaduras , e não utilize bomba para a retirada do leite.
Como tratar as rachaduras?
Você deve continuar amamentando, só que em intervalos menores e com mamadas de menor duração;não utilize pomadas, porque não fazem bem à criança e e não curam fissuras, complete o esvaziamento do seio, sempre que necessário , através de pressão manual, só amamente quando a aréola estiver macia, sem que haja acúmulo de leite ( para isso é preciso fazer o esvaziamento manual antes de oferecer o peito ao bebê); oferecer primeiro- e por pouco tempo - a mama cujo mamilo estiver menos macucado. Em seguida, passe para a outra .A fome faz com que que a criança sugue com mais força, o que agrava as fissuras , se você não suportar a dor, retire o leite por pressão manual e ofereça à criança com uma colherinha, até que você tenha condições de amamentar novamente.
E se a mama inflamar?
Vá ao Centro de Saúde e lá você obterá a orientação necessária ao tratamento .Você pode continuar amamentando o bebê no seio que está bom.E não se preocupe as drogas normalmente utilizados no tratamento ( analgésicos, antitérmicos e antibióticos específicos)não prejudicam a criança.
E a mãe que trabalha fora?
Nesse caso, ela deve dar o peito livremente sempre que estiver em casa. Além disso, é preciso retirar o leite do peito, por pressão manual, e coloca-lo em um frasco bem limpinho, deixando-o para ser oferecido ao bebê enquanto estiver fora de casa. O leite pode ser conservado por 12 horas em local fresco, ou por 24 horas, na geladeira , desde que não haja restos de mamada nesses frasco. Não se esqueça de lavar as mãos com água e sabão antes de retirar o leite do seio.
No trabalho , esvazie as mamas sempre que senti-las cheias ( a cada 2 ou 3 horas).
Só o leite , então. é suficiente para alimentação?
Até os seis meses de idade, e a mãe der o leite materno sem interrupções , ele supre todas as necessidades nutricionais do bebê. Depois dessa idade , a criança precisa receber outros alimentos, começando com o suco de frutas , papas de frutas e refeições.
Já se pode, então , retirar o leite materno?
Isso não quer dizer que o leite materno deva ser abandonado .Ao contrário .O aleitamento materno deve ser mantido até o final do primeiro ano de vida.Com ele, o bebê crescerá sadio das infecções intestinais (diarreia) que podem ser extremamente graves.
Existem obstáculos à amamentação?
Sim, mas são muito raros. Algumas situações podem contra-indicar a amamentação, como certas doenças: febre, tireoide, febre-amarela,hepatite B, AIDS etc, cuja contaminação também pode ocorrer pelo leite. Outras contra-indicações são doenças mentais graves e tumores maternos.