domingo, 9 de outubro de 2016

HIPORTEMIA

                                 

                             Hipotermia

Hipotermia é caracterizada pela queda da temperatura normal do organismo, que é 37ºC, para valores abaixo de 35ºC. Essa sensação faz com que o indivíduo entre em processo de tremor devido às contrações dos vasos sanguíneos, que tentam diminuir a perda de calor pelo corpo, mantendo assim o organismo a uma temperatura normal.

                            Classificação

Hipotermia Aguda: É caracterizada pela perda de temperatura corporal, de forma brusca e rápida, devido à exposição intensa ao frio. Essa queda corporal de forma agressiva é causada pela incapacidade do organismo de suprir e manter a energia interna, devido ao fato de ter sido esfriado também. É muito comum em casos de exposição à Neve, Tempestades, etc.
Hipotermia Subaguda: É caracterizada pela perda de temperatura corporal, gradualmente, em períodos mais longos até o desgaste total das reservas do organismo para suprir o calor interno.
Hipotermia Crônica: A mais comum em centros urbanos, principalmente em estações como o Inverno, onde o índice de resfriados e enfermidades acontece com maior freqüência. A Hipotermia Crônica é causada por consequências de alguma patologia.

                          Sintomas

Os sintomas mais comuns de hipotermia são tremores, esfriamento das mãos e pés, dormência nos membros, pouca energia, dificuldade em respirar, pulsação lenta, inchaço na face, perda de controle da bexiga. Em estágios mais avançados a hipotermia causa perda de memória, perda de controle dos membros superiores e inferiores, perda dos sentidos, perda da pulsação e pupilas dilatadas.

                           Causas

A hipotermia é causada devido a uma exposição intensa ao frio, em vários aspectos, como:
  • Em ambientes frios, quando não há um aquecimento corporal que é fornecido pelas roupas, protegendo todos os membros, inclusive a cabeça.
  • Exposição a chuvas e ventos frios. O contato da água com brisas geladas fazem com que a temperatura corporal abaixe.
  • Pessoas que sofreram acidente, que tomam certos tipos de medicamentos, estão susceptíveis a terem hipotermia.
  • Bebês mantidos em ambientes frios também estão aptos a terem hipotermia, se não houver um aquecimento correto de todo seu corpo.

                         Tratamento

Ao detectar um quadro de hipotermia são necessários alguns procedimentos para restabelecer a temperatura corporal, como:
  • Massagens vigorosas no corpo
  • Ingestão de bebidas quentes
  • Se a vítima estiver com roupas úmidas, retire-as imediatamente, pois a água da roupa retira calor do corpo
  • Deitar encostado à vítima, uma vez que a transmissão de calor vinda de outro corpo ajuda a aquecer e melhorar de forma rápida a temperatura corporal da vítima.
  • Jamais dê bebidas alcoólicas, pois elas dão uma sensação instantânea de aquecimento, porém, reduzem a temperatura do corpo.
  • Em casos mais graves, serviços médicos devem ser acionados, para adotar procedimentos mais específicos como infusão de soros aquecidos, aquecimento do tecido sanguíneo através da circulação extracorpórea entre outros procedimentos.

                         Prevenção


                    Para evitar a hipotermia alguns cuidados devem ser mantidos, como:
  • Ao se expor em ambientes frios, utilize vestimentas adequadas. Proteger a cabeça é fundamental, uma vez que até 20% do calor corporal é perdido através dela.
  • Caso estiver molhado devido a chuvas ou outras situações, troque de roupas imediatamente, uma vez que a roupa molhada diminui sua capacidade de manter a temperatura interna.
  • Realizar movimentos corporais, exercícios, para ajudar o sangue circular corretamente, diminuindo sua contração.
  • Com um avanço cada vez maior na proporção de idosos na população mundial e, por que não, na população brasileira devemos estar atentos às particularidades a que esta crescente fatia da sociedade esta sujeita. Assim, há também particularidades a serem consideradas em relação às variações de temperatura ambiental dentro do contexto desta população, visando a prevenção de desfechos desfavoráveis.
  • Primeiramente, faz-se necessário ressaltar algumas alterações próprias do envelhecimento. O idoso reage diferente do jovem quando colocado numa situação de variação da temperatura ambiental.
    O envelhecimento está associado a uma menor taxa metabólica e a uma disfunção da regulação da temperatura corpórea. Isso é proporcionalmente relacionado à fragilidade daquele idoso e a sua quantidade de massa magra (musculatura). Com uma água corporal total menor do que a do jovem, o idoso também encontra-se sujeito a sofrer mais facilmente uma variação na temperatura corpórea.
    Ocorre que, devido a uma disfunção autonômica, a vasoconstrição reacional ao frio está prejudicada no idoso e portanto, há uma menor habilidade em se reter calor. Além disso, uma vez sob a situação de hipotermia (temperatura corpórea inferior a 35º C), os tremores que um idoso apresenta são menos intensos, limitando por sua vez a capacidade de gerar calor. Ocorre também, uma redução da sensibilidade térmica da pele, necessitando de um estimulo mais intenso (uma temperatura mais fria) ou mais prolongado e isso fará com que se inicie uma resposta mais tardia a um estímulo de frio.
    Em suma, o que ocorre para se chegar a uma condição de hipotermia, é uma somatória da perda excessiva de calor (por fatores ambientais) mais a proteção inadequada ao frio, não somente a física como cobertores e aquecedores, mas a intrínseca, relacionada à própria fragilidade do idoso.
    A apresentação pode variar desde tremores, pele pálida e taquicardia, quando numa hipotermia leve (35 a32º C) a até uma perda de consciência e arritmias em casos de uma hipotermia grave (temperatura abaixo de 28º C).
    Somam-se aos fatores de risco inerentes ao envelhecimento, as condições gerais daquele individuo, podendo torná-lo mais ou menos susceptível a um evento desfavorável. Assim, além da supracitada perda muscular, doenças comuns em indivíduos mais idosos como as alterações cognitivas (doença de Alzheimer por exemplo), limitações físicas por qualquer causa, doenças que afetem a sensibilidade como o diabetes e as deficiências vitamínicas, o abuso de substâncias (com destaque para o álcool) e o uso de medicamentos, colocam o paciente sob um risco maior de problemas relacionados ao frio.
    A prevenção é sempre a melhor forma de atuação e nesse sentido, o simples reconhecimento de um risco já é um grande avanço. De uma forma geral, a atividade física voltada para o fortalecimento muscular, exerce um grande fator protetor sobre os idosos, uma vez que proporciona um aumento da taxa metabólica, com maior capacidade de produção de calor, além de se tratar de um tecido que apresenta mais água do que o tecido gorduroso, sendo este ultimo mais abundante proporcionalmente nos idosos.
    Para os idosos frágeis (dependentes), os que irão apresentar diversos fatores de risco para desfechos desfavoráveis, e também para os que vivem sozinhos, recomenda-se também uma atenção redobrada. Deve-se encorajar esses idosos e seus cuidadores a, além de estarem bem acompanhados e monitorados (com bons cuidados de saúde e uma relação próxima com seu médico), utilizar fontes externas de calor, se antecipando a sensação de frio que pode ocorrer de forma tardia.
    Como estamos falando de uma população que é extremamente vulnerável, até as fontes externas de calor devem ser utilizadas com bastante critério. O uso de roupas para frio, o uso de aquecedores, o uso de lareiras e o uso de banhos quentes também deve ser motivo de atenção. Como foi falado, a sensibilidade ao calor também encontra-se reduzida pelo próprio envelhecimento e pelas doenças que o paciente pode apresentar. Assim, não é incomum a ocorrência de queimaduras por exposição a fontes externas de calor e, para os usuários de oxigênio domiciliar, até a ocorrência de incêndios relacionados ao uso do fogo (em lareiras).
    Apesar de as mortes acidentais relacionados a hipotermia serem estatisticamente incomuns, a população idosa é afetada de maneira desproporcional. Vale lembrar também que com o aumento na proporção dos idosos na população geral, a quantidade de pessoas sob risco aumenta sensivelmente e ainda ressalta-se que estamos falando de fatalidades absolutamente evitáveis.
  •  Paralelamente, estes indivíduos com maior musculatura são também mais funcionais e aptos a se autogerirem acarretando num fator indireto de proteção contra a fragilidade e desfechos desfavoráveis como os decorrentes das variações de temperatura.

quinta-feira, 17 de março de 2016

Suco Detox Abacaxi.

SUCO DETOX ABACAXI.
Vai um suco que ajuda a eliminar as toxinas ?
Receita de suco detox
Ingredientes
• 1 xícara (chá) de abacaxi em cubos
• 1 cenoura
• 1 xícara (chá) de talos de erva doce
• 1 suco de limão e raspas da casca
Modo de fazer
Bata em uma centrífuga ou em um liquidificador todos os ingredientes com um pouco de água filtrada ou água de coco. Para deixar o suco mais cremoso, utilize a medida de meio copo. Evite usar açúcar e adoçantes.
Se gostou compartilhe !http://evangelistamacielmartins.blogspot.com.br

quarta-feira, 16 de março de 2016

Detox/ Água de coco, couve, maçã e gengibre .

                                 Suco de Água de Coco com Gengibre.

Além da ação desintoxicante, essa receita potencializa o trabalho do fígado. A água de coco hidrata e a semente de chia é rica em Ômega 3, uma substância anti-inflamatória. A maçã é uma fruta riquíssima em vitaminas e também em fibras que auxiliam na saciedade e ajudam o emagrecimento. O gengibre acelera o metabolismo facilita o processo de perda de peso.


Ingredientes
• ½ limão espremido;
• 2 folhas de couve;
• 1 colher de sopa de semente de chia;
• 100 ml de água de coco;
• 1 pitada de gengibre em pó;
• 1 maçã vermelha;
• ½ pepino.

                 Modo de preparo:
   Bata todos os ingredientes no liquidificador e servir. Não use açúcar nem adoçante.
Gostou, Compartilhe com os amigos ...http://evangelistamacielmartins.blogspot.com.br

Shake desintoxicante

SHAKE DESINTOXICANTE
INGREDIENTES
1 Copo ( 250 ml ) de leite de soja
6 Framboesas congeladas
1 Colher de sopa de linhaça
2 Cubos de gelo
Modo de preparo: no liquidificador bata o leite de soja, as framboesas, as semente de linhaça e os cubos de gelo.
Beba sem coar.
Gostou ? Compartilhe! http://evangelistamacielmartins.blogspot.com.br

Detox suco gengibre e laranja

ENERGIA + DESINTOXICANTE ; Esse Suco além de desintoxicante, também lhe fornecerá mais energia!
Suco de Laranja com Gengibre
         Essa receita, além de desintoxicante, também tem ação energética, ou seja, além de limpar seu organismo ela te ajudará a ter mais energia no decorrer do dia!
Ingredientes:
• 1 maçã;
• Suco de limão (sem casca);
• 2 laranjas;
• 1 pedaço de gengibre;
• 4 cenouras.
Modo de preparo:
         Bata todos os ingredientes no liquidificador com meio copo de água de coco ou água filtrada, para deixar mais cremoso. Não use açúcar nem adoçante.

Gostou ? Compartilhe com os amigos ! http://evangelistamacielmartins.blogspot.com.br

Anemia falciforme

ANEMIA FALCIFORME
http://evangelistamacielmartins.blogspot.com.br
A anemia falciforme é uma doença genética e hereditária, predominante em negros, mas que pode manifestar-se também nos brancos. Ela se caracteriza por uma alteração nos glóbulos vermelhos, que perdem a forma arredondada e elástica, adquirem o aspecto de uma foice (daí o nome falciforme) e endurecem, o que dificulta a passagem do sangue pelos vasos de pequeno calibre e a oxigenação dos tecidos.
http://evangelistamacielmartins.blogspot.com.br
As hemácias falciformes contêm um tipo de hemoglobina, a hemoglobina S, que se cristaliza na falta de oxigênio, formando trombos que bloqueiam o fluxo de sangue, porque não têm a maleabilidade da hemácia normal.
http://evangelistamacielmartins.blogspot.com.br
Causas

A anemia falciforme é causada por mutação genética, responsável pela deformidade dos glóbulos vermelhos. Para ser portador da doença, é preciso que o gene alterado seja transmitido pelo pai e pela mãe. Se for transmitido apenas por um dos pais, o filho terá o traço falciforme, que poderá passar para seus descendentes, mas não a doença manifesta.
http://evangelistamacielmartins.blogspot.com.br
Sintomas
São sintomas da anemia falciforme:
* Dor forte provocada pelo bloqueio do fluxo sangüíneo e pela falta de oxigenação nos tecidos;

* Dores articulares;

* Fadiga intensa;

* Palidez e icterícia;

* Atraso no crescimento;

* Feridas nas pernas;

* Tendência a infecções;

* Cálculos biliares;

* Problemas neurológicos, cardiovasculares, pulmonares e renais;

* Priapismo.
http://evangelistamacielmartins.blogspot.com.br
Diagnóstico

A eletroforese de hemoglobina é o exame laboratorial específico para o diagnóstico da anemia falciforme, mas a presença da hemoglobina S pode ser detectada pelo teste do pezinho quando a criança nasce.
http://evangelistamacielmartins.blogspot.com.br
Tratamento

Não há tratamento específico para a anemia falciforme, uma doença para a qual ainda não se conhece a cura. Os portadores precisam de acompanhamento médico constante (quanto mais cedo começar, melhor o prognóstico) para manter a oxigenação adequada nos tecidos e a hidratação, prevenir infecções e controlar as crises de dor.
http://evangelistamacielmartins.blogspot.com.br
Recomendações

* Exija que o teste do pezinho seja feito em seu filho/a logo depois do nascimento. Se for constatado que é portador de anemia falciforme, encaminhe-o logo para um médico especialista;

* Procure imediatamente assistência se a pessoa com anemia falciforme tiver uma crise de dor. Embora às vezes ela possa ser tratada em casa com analgésicos, repouso e ingestão de muito líquido, só o médico poderá avaliar a necessidade de internação hospitalar;

* Entenda a febre do portador de anemia falciforme como um sinal de alerta e não faça uso de medicamentos sem orientação médica que acompanha o caso;

* Leve imediatamente para o hospital mais próximo, a criança com anemia falciforme que ficou pálida de repente;http://evangelistamacielmartins.blogspot.com.br

terça-feira, 15 de março de 2016

Gelatina

http://evangelistamacielmartins.blogspot.com.br Os Benefícios da Gelatina incluem sua capacidade de melhorar a aparecia da pele, cabelo e unhas , reduzir a inflamação das articulações, tonificar o corpo e a pele, melhorar a digestão, estimular o crescimento muscular, fortalecer os vasos sanguíneos e as redes intracelulares, otimizar o metabolismo, desintoxica o corpo, fortalecer os ossos, estimular o sistema imunológico, ajudar a regular o peso, eliminar os distúrbios do sono, e ajudar a acelerar a cicatrização de feridas.
http://evangelistamacielmartins.blogspot.com.br
Benefícios-da-gelatinaInformação Nutricional da Gelatina: Em termos da composição nutricional da gelatina, que é uma boa fonte de várias vitaminas, minerais e compostos orgânicos, incluindo o Cobre, Selênio, Fósforo e, além de ser uma excelente fonte de proteínas. Além disso, a Gelatina é de 98-99% de proteína, mas que não contém todos os aminoácidos necessários para o ser humano, o que significa que não é uma fonte de proteína completa. No entanto, ainda é uma importante fonte de muitas proteínas para o nosso corpo.
http://evangelistamacielmartins.blogspot.com.br
Gelatina Ajuda no Controle do Peso: Alguns estudos têm mostrado que a Gelatina é um elemento importante que aumenta a produção de HGH (hormônio do crescimento humano), ao mesmo tempo, estimula o metabolismo através de seus ácidos de nutrientes e aminoácidos. Além disso, a fibra e a proteína ajuda a fazer você se sentir completo, o que elimina os seus desejos pelas comidas e reduz os excessos. Isso o torna um alimento útil para quem está tentando controlar seu peso naturalmente. Leia Também: Como emagrecer de uma forma rápida e saudável, sem sofrimento e sem Suar em academias…
http://evangelistamacielmartins.blogspot.com.br
Benefícios da Gelatina Para Cicatrização: As proteínas são uma parte essencial da cicatrização de feridas, a Gelatina contém um aminoácido específico chamado glicina, que está diretamente ligado à redução da inflamação. Isto significa que uma ferida pode passar da fase de inflamação para a etapa de cura muito mais rápidas, e os aminoácidos adicionais e as proteínas ajudam a desenvolver uma nova pele no tecido da cicatriz.
http://evangelistamacielmartins.blogspot.com.br
Benefícios da Gelatina Para Unhas, Cabelos e Dentes: As pessoas estão sempre tentando encontrar novas maneiras de cuidar de seus cabelos, pele, unhas e dentes, A queratina, uma das proteínas encontradas na Gelatina, é encontrado em quantidades elevadas nas partes do seu corpo, e ajuda a mantê-los fortes. Portanto, o consumo de Gelatina é uma maneira simples e eficaz de garantir a manutenção desses elementos superficiais do seu corpo em uma boa forma!
http://evangelistamacielmartins.blogspot.com.br
Benefícios da Gelatina Para Saúde Óssea e Articular: As proteínas encontradas na Gelatina, bem como o Selênio, Fósforo e Cobre encontrada em quantidades significativas, pode ajudar a manter os ossos fortes e aumentar a densidade mineral óssea em seu corpo. Este pode ser um importante mecanismo de defesa contra a osteoporose, enquanto que alguns outros aminoácidos encontrados na Gelatina são conhecidos por reduzir a inflamação, o que significa que as condições como a artrite pode também ser ajudado com o consumo da Gelatina. Além disso, a Gelatina pode contribuir para o desenvolvimento da cartilagem, o que reforça as articulações e ossos e estende a sua longevidade.
http://evangelistamacielmartins.blogspot.com.br
Benefícios da Gelatina Para o Sistema Imune: Prolina, um outro aminoácido encontrado em quantidades significativas na Gelatina, tem sido relacionada com a melhora da função imunológica em animais, o que significa que podemos melhorar a nossa saúde e capacidade geral de combater infecções e doenças através do consumo de Gelatina em nossa dieta diária.
http://evangelistamacielmartins.blogspot.com.br
Benefícios da Gelatina Para o Sono: Estudos têm ligado a glicina na melhoria dos ciclos de sono e uma estimulação de certos neurotransmissores e enzimas que aumentam a qualidade e duração do sono. Além disso, Ciclos do sono e descanso para o corpo também é importante para o funcionamento geral e no metabolismo do corpo, que afeta a saúde de muitas maneiras.
http://evangelistamacielmartins.blogspot.com.br
Benefícios da Gelatina Para Pele: A Gelatina é basicamente em colágeno, que é um dos elementos mais importantes da nossa pele para manter a elasticidade e a tensão entre as células dérmicas. Ao aumentar a quantidade de colágeno através do consumo da Gelatina, podemos manter a nossa pele firme e mais jovens.
http://evangelistamacielmartins.blogspot.com.br
GelatinaGelatina Ajuda na Regulação Metabólica: Como mencionado anteriormente, a Gelatina é uma maravilhosa fonte de aminoácidos e é quase uma fonte de proteína completa. Isto significa que todas as atividades metabólicas do corpo são melhoradas pela ingestão da Gelatina, incluindo a criação de novas células, e a eliminação de células doentes ou saudáveis, aumento dos músculos, o uso e a absorção de nutrientes apropriado, e um número de outras funções essenciais em nosso corpo.
http://evangelistamacielmartins.blogspot.com.br
Benefícios da Gelatina Para Saúde Digestiva: A Gelatina liga naturalmente à água, engrossando até nas fezes, da mesma maneira que a fibra faz. Portanto, a Gelatina é capaz de reduzir a condições como a obstipação, estimula os sucos digestivos, e aumenta o movimento peristáltico nos músculos lisos intestinais. Isso pode ajudar a melhorar a diversos problemas de saúde, uma vez que a constipação e a incapacidade de absorver adequadamente os nutrientes podem ser um grande problema para a nossa saúde.
Gostou ? Compartilhe! http://evangelistamacielmartins.blogspot.com.br

Chocolate

http://evangelistamacielmartins.blogspot.com.br CHOCOLATE EM EXCESSO PODE CAUSAR INCHAÇO, NÁUSEA, ACNES, DOR DE CABEÇA E ENXAQUECA
Apesar de altamente calórico, e por isso não muito recomendado, o chocolate é um alimento que tem propriedades nutricionais, especialmente os meio-amargos ou amargos que contém mais cacau. O cacau é uma das maiores fontes de polifenóis da alimentação – antioxidantes que desempenham um papel importante na prevenção da oxidação do LDL (o colesterol “ruim”) e na inibição de processos inflamatórios no organismo, impedindo assim o acúmulo de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos e reduzindo o risco de doenças cardiovasculares, como aterosclerose e hipertensão. Mas quando consumido em excesso, pode provocar inchaço, náusea, acnes e dores de cabeça. Se você não soube se controlar e está sofrendo os efeitos indesejados, o Enxaqueca Não traz quatro dicas para  você sobreviver à ressaca de chocolate.
http://evangelistamacielmartins.blogspot.com.br
Dor de cabeça – O chocolate é bem conhecido por causar dor de cabeça. Alimentos açucarados como ele, podem causar o aumento dos níveis de açúcar no sangue, provocando uma crise de enxaqueca dolorosa. Chocolate também contém cafeína, que em si pode ser um gatilho da enxaqueca. Na hora de passar na farmácia, procure remédios que tenham princípios ativos que tratam a causa da enxaqueca, em vez de apenas os sintomas. Sempre lembrando que o ideal é tomar medicamentos somente com orientação médica, certo?
http://evangelistamacielmartins.blogspot.com.br
Sensação de inchaço – Chocolate pode causar tanto acúmulo de gases como inchaço, principalmente quando consumido em excesso. Isso acontece quando os gases não quebram completamente o alimento. Ele se acumula no estômago e intestinos, criando a barriga distendida e desconfortável. A boa notícia é que a tolerância ao chocolate varia de pessoa para pessoa – assim você pode ser um dos sortudos que podem comer montanhas do alimento sem desenvolver nenhum sintoma. Se você não tiver tanta sorte, tente algum digestivo natural.
http://evangelistamacielmartins.blogspot.com.br
Fique doce, não doente – O gosto doce de chocolate pode rapidamente azedar quando você come demais. Náusea é o resultado mais comum. Isso pode acontecer com a ingestão de qualquer alimento, mas é mais comum em alimentos ricos em açúcar. Se você não consegue se controlar, tente comer gengibre para combater o mal estar.
http://evangelistamacielmartins.blogspot.com.br
Redondo como uma bola – Uma barra de chocolate pode ter mais de 500 calorias. Se você está se sentindo um pouco arredondado depois de um fim de semana de gula, experimente a manga africana. Ela vai suprimir o apetite e evitar que você coma mais chocolate, além de ajudar com a perda de peso e melhorar os níveis de açúcar no sangue.
http://evangelistamacielmartins.blogspot.com.br
Coceira em excesso – Os alimentos ricos em aminas vasoativas podem desencadear erupções cutâneas, por isso, infelizmente para os amantes de chocolate, sua compulsão pode deixá-lo com a pele vermelha e irritada. Abuse da água termal para tratar a coceira.
http://evangelistamacielmartins.blogspot.com.br