Páginas
- O que é anemia?
- Página inicial
- Benefícios do café
- Mudança já
- Refluxo
- Conheça a azia
- Mais qualidade de vida
- Outras doenças
- Como diagnosticar o Parkinson
- Parkinson o que é
- Cérebro blindado
- Cura do alzheimer
- Linha tênue
- Dias melhores
- O que comemos equilibra a tireoide
- Causas e efeitos hormonais
- Desregular a tireoide
- Saúde da mulher
- Saúde da mulher/ Sistema Reprodutor
- Saúde da Mulher/Ciclo Mestrual
- Saúde da Mulher/ Ciclo Reprodutivo
- Saúde da Mulher/Pré Natal
segunda-feira, 19 de outubro de 2015
segunda-feira, 28 de setembro de 2015
Cuidados com o recém-nascido
Quais as características dos recém-nascidos?
Por ocasião do nascimento, a grande maioria dos bebês têm um peso que varia de 2,8 a 4 kg e uma altura entre 47 e 54 cm. Sua pele é avermelhada e recoberta por uma camada de gordura, que protege e aumenta sua resistência.É normal o bebê emagrecer depois do nascimento?
A perda de peso, dentro de certo limites, é normal, pois faz parte das transformações que começam a acontecer nos primeiros dias de vida do bebê. Essa perda de peso corresponde à eliminação das primeiras fezes, de urina e de água corporal. Os limites deste" emagrecimento " serão avaliados pelo especialista especialistas da equipe de saúde que estiver atendendo seu bebê .Ele dará a orientação adequada ao caso, ainda quando você estiver na maternidade.Como se deve tratar o cordão umbilical?
O cordão umbilical, que unia o bebê á mãe na fase de vida intrauterina, é fechado log após o nascimento com um "grampo" de plástico. A seguir, o cordão é cortado, completando a separação do bebê do corpo materno .Sempre se deixa um pequeno pedaço, ou " coto", que gradualmente vai-se ressecando, até cair espontaneamente por volta do final da primeira semana de vida .No local , só ficará um sinal, que é o umbigo.É muito importante manter o coto bem limpo, até a sua queda. Isto deve ser feito diariamente, aplicando-se álcool comum a base, com a ponta de um bastão previamente envolvido em algodão ou com cotonete.
Manchas vermelhas nos olhos são sinais de problema?
Não é raro o bebê apresentar as manchas vermelhas nos olhos ou, outras vezes, inchaço das pálpebras.Porém, estas condições fazem parte do próprio ato do nascimento, e desaparecem rapidamente, sem que seja necessário qualquer cuidado especial.
E pele amarelada, isto não é prejudicial ao bebê?
Frequentemente. a partir do segundo dia de vida, o bebê pode apresentar uma colaboração amarela da pele chamada " icterícia" .É preciso lembrar que a icterícia não é doença na grande maioria dos casos, mas apenas uma condição passageira que não implica em nenhum problema. Mais uma vez, caberá ao médico da equipe avaliar a origem e a intensidade da icterícia, fazendo o diagnostico preciso do quadro e dando orientação adequada à situação.A moleira na cabeça do bebê é normal?
A "moleira" é também uma característica do recém-nascido, pelo que não deve ser motivo de preocupação. Ela nada mais é que uma região mais mole na parte superior dos ossos do crânio, que ainda não estão solidificados .Ela vai-se fechado aos poucos, num processo que só se completa por volta dos 18 meses de vida.Por que alguns bebês tem mamas inchadas e, muitas vezes, até sai um pouco de leite delas?
Este pequeno inchaço das mamas e a saída de leite são mais frequentes do que se imagina e podem acontecer tanto com meninos quanto com meninas .Nestas, também pode aparecer um sangramento pela vagina .Todos esses fatos são dependentes da passagem de hormônios maternos para o bebê antes do nascimento .Não há nada a fazer, porque tudo vai sumir espontaneamente .O bebê deve ser mantido sempre bem limpinho e, o que mais importante , não se deve espremer as mamas para esvaziá-las .Fazendo isso, ai sim, poderá haver complicações sérias.É preciso ensinar o bebê a mamar?
O bebê já nasce com uma habilidade muito importante e que não precisa aprender: ele sabe sugar. Logo nos primeiros dias aprende a coordenar sucção, deglutição e respiração, de modo a não engasgar-se. Automaticamente, volta a cabeça em direção ao bico do seio, quando este toca a sua face, da mesma forma que sua se abre ao ser tocado o lábio superior. O bebê também consegue agarrar automaticamente o dedo de uma pessoa, se este for colocado na palma de sua mão. Todas estas respostas automáticas ( exceto a sucção) desaparecem em alguns meses, e o bebê passa então a executar movimentos voluntários, isto é, aqueles que ele quer fazer.O recém-nascido já pode usar todos os seus sentidos?
Sim. Ele pode olhar para os objetos e pessoas, principalmente para sua mãe, numa troca imensa de afeto. É aquele momento do " olho no olho", tão gratificante para o bebê quanto para a mamãe. Ele ainda reage a ruídos e presta atenção à voz de sua mãe .Em pouquíssimo tempo, conseguira até identificar o odor peculiar da mamãe.
Amamentar ao seio é importante ?
Nesta fase da vida, a alimentação ao seio é a principal fonte de satisfação para o bebê. O aleitamento materno traz segurança e satisfaz integralmente suas necessidades básicas, protegendo-o de possíveis doenças, como infecções intestinais que provocam diarreia.Quando o bebê deve mamar pela primeira vez?
A primeira mamada pode ocorrer logo após o parto ou dentro das primeiras horas de vida. Nesta ocasião, o recém-nascido recebe um leite uto especial, chamado de "colostro" , de grande valor alimentar e fator decisivo na proteção contra infecções .O leite "maduro" só aparece alguns dias depois, estimulado pela própria sucção do bebê.Como devem ser as " fezes normais"?
Vale a pena lembrar que as primeiras fezes do bebê são bastante diferentes -escuras e pegajosas, chamadas de " mecônio". Gradativamente do bebê alimentado ao seio. É comum a cada mamada corresponder uma evacuação.quarta-feira, 23 de setembro de 2015
Saúde da Mulher /Aleitamento Materno
Parabéns ! Seu filho nasceu forte e saudável, embora ainda seja indefeso e frágil. O desenvolvimento da criança , que começou dentro do útero materno, vai agora se completar fora dele.
Lembre -se: um bom desenvolvimento depende, fundamentalmente, de alimentação. Além , é claro, de todos os outros cuidados, como higiene e educação.
Qual o melhor alimento para o bebê?
A resposta é simples.O melhor para o bebê é o leite materno, um alimento completo. E se não bastasse isso , sendo o mais natural dos alimentos , o leite materno é também o mais higiênico, pois já vem limpo e na temperatura certa. Passa do peito da mãe prontinho para a boca do bebê.
O que fazer se leite for fraco ou aguado?
Não é preciso ter a menor preocupação quanto a isso. Essa história de que existem leites fracos ou aguado não passa disso- histórias.
Como é o leite nas primeiras mamadas?
O leite materno, que começa a ser formado durante a gravidez, chama-se .É um líquido transparente , de cor amarelada .Após o parto, durante 3 ou 4 dias, a mulher continua produzindo o colostro , que é um leite muito nutritivo e capaz de proteger o recém-nascido de várias doenças.
Quantas vezes o bebê deve mamar por dia?
Preste muita atenção .Não existe horário para amamentar , ou tempo certo de amamentação .A criança não tem um reloginho na barriga e deve mamar sempre que chorar .Mais: o bebê deve mamar pelo tempo que quiser.
Existe modo especial para se dar de mama?
Veja bem .Antes de dar o seio a seu filho , lave bem as mãos com água e sabão.Escolha um local tranquilo, onde haja pouca luz e pouco barulho. Em cada mamada, a mãe deve oferecer os dois seios, começando pelo que foi dado em último lugar na mamada anterior.
Não se esqueça : no ato da amamentação . o contato físico da criança com o corpo da mãe é uma forma de conversa que permite a troca de amor e afeto entre a mãe e o filho.
É a água e os chás?
Não é preciso preocupar-se com isso até o 6º mês de vida da criança .O leite materno é um alimento tão completo que o bebê só precisa mamar.Não precisa beber água , chás ou outros leites. Acredite: o leite materno é tudo de que o bebê necessita.
Mas nem um pouco de leite de vaca?
Alimentos de difícil digestão, como leite de vaca, por exemplo, só trazem problemas para a criança. Nunca é demais dizer: amamentar não têm contra- indicações .
Além de todas as vantagens que você já viu, o lei te materno tem mais uma qualidade : é de fácil digestão.
Que cuidados devem ser tomados com o seios?
A mulher que amamenta tem de cuidar dos seios para que eles sejam, verdadeiramente , o canal adequado de alimentação para o bebê .Além disso , os cuidados de higiene evitam rachaduras e dores na hora da amamentação.Anote mais estes conselhos: tome alguns minutos de banho de sol no seios , sempre que possível e não use sabão ou cremes hidratantes no bico do seio.
O aleitamento traz riscos para a mulher?
Ao contrário .O útero , que foi bastante modificado do durante a gravidez , volta ao normal muito mais rapidamente; a mulher que amamenta corre o risco menor de engravidar logo após o parto ; e quem dá o seio ao filho tem muito menos chances de ter câncer na mama .Amamente seu filho: você estará dando a ele amor , carinho e proteção.
Como o corpo consegue produzir leite?
A mama, que a gente conhece como peito ou seio, apresenta internamente um conjunto de 15 a 20 cachos de uva , dispostos ordenadamente em seu interior , de modo que o cabinho de cada cacho fica na altura do mamilo.
Cada uva, bem pequena , é ligada a outras e por estas a canais finos e curtos, que por sua vez , se ligam a uma bolsa ou depósito de leite. Este depósito de leite fica situado sob a região próxima da aréola , isto é aquela parte mais escura em vota do bico do seio.A todo este conjunto de 15 a 29 " cachos se dá o nome de glândulas mamária.
O leite então fica armazenado?
A produção do leite depende da sucção. Portanto, quanto mais o bebê sugar, mais leite será produzido e depositado debaixo da aréola. Dai a importância de se ter sempre a mama esvaziada, para que mais leite possa ser produzido .As glândulas mamárias se preparam para a produção do leite durante a gravidez , pela ação de alguns hormônios.
Como deve ser a sucção?
O bebê deve sugar , abocanhando o mamilo e uma parte ou toda a aréola , para permitir melhor esvaziamento da mama e evitar fissuras ou rachaduras.A mãe pode ajudar com os dedos, para afastar o peito do nariz do seu bebê, a fim de que ele respire livremente.
Como saber se o leite está fazendo bem?
Para saber se o leite está fazendo bem ao bebê e se esta sendo produzindo em quantidades certa, basta ver, quando você for ao Centro de Saúde, se o ganho de peso da criança está dentro esperado.Atenção :fique de olho na urina do bebê .Ele deve molhar a fralda várias vezes por dia.Isto é sinal de que a quantidade de leite ingerida é suficiente e você não precisa se preocupar .Observe também se há vazamento de leite pela outra mama: é normal e significa estar havendo produção de leite e que ele está descendo.
Por que oferecer os dois seios?
Para melhor esvaziar as mamas e, portanto, tornar possível maior produção de leite.Além disso , oferecendo os dois seios , a criança recebe quantidade semelhante de nutrientes em cada mamada.
O bebê precisa arrotar após a mamada?
Precisa sim, .Aliás nunca se esqueça de colocar o bebê para arrotar ao trocar de peito e também ao final da mamada. Para isso, a criança tem de ser colocada em pé, apoiada no peito da mãe, que vai batendo levemente com palma das mãos em suas costas. Um outro jeito é deixar o bebê de bruços , no berço .Não se esqueça de mais este conselho: ao amamentar, você deve tomar mais líquidos e nunca deixar de tomá-los quando sentir sede .Faz muito bem o repouso entre as mamadas.
Qual a melhor posição para a mamada?
Aquela que for mais confortável para você e seu bebê.Mas nem tudo é simples.Às vezes acontecem dificuldades e problemas .Por exemplo, se o seu mamilo for plano ( achatado) ou invertido.
O que fazer em casos assim?
Durante o pré-natal , a equipe de saúde deve ser avaliado se você tem mamilo normal. plano ou invertido. Se isso não ocorreu , não se preocupe - os exercícios para corrigir mamilos planos ou invertidos podem ser feitos antes ou depois do parto.
Como são esses exercícios?
Esses exercícios são feitos na aréola , o mais próximo possível do mamilo .Utilizando as duas mãos, com os polegares e ao mesmo tempo , faça movimentos para a esquerda e para a direita, para cima e para baixo .Feito duas ou três vezes por dia, esses movimentos podem tornar o mamilo normal , o que permitirá amamentação mais tranquila.
E se o seio ficar empedrado?
Para evitar esta situação, alguns cuidados devem ser tomados .Um deles é o uso de sutiãs que deem maior sustentação aos seios, para permitir que os canais do leite sejam mantidos retos, o que levará a um melhor esvaziamento das mamas. Outra providencia é começar a mamada pelo peito que estiver cheio. Se o seio estiver muito duro, tente aliviá-lo através de esvaziamento ou ordenhar manual.
Como é feito esse esvaziamento?
Pode ser feito de duas maneiras:
Você apalpa a mama, procurando os pontos endurecidos e doloridos ( locais onde há acúmulo de leite).Localizados esses pontos faça massagens com as pontas dos dedos, para que o leite saia pelo bico do seio. Quando não sentir mais dores, é sinal de que não há mais leite acumulado.
Sustente a mama com duas mãos e empurre o leite com os polegares , fazendo correr os dois em direção ao mamilo, mantendo a mesma pressão.
Atenção: o esvaziamento deve começar pelo depósitos situados sob a aréola, pois com o leite acumulado ela se torna endurecida , distendida e plana , dificultando a sucção.
E quando surgirem rachaduras?
Antes, é bom saber como preveni-las. Faça o bebê sugar o seio corretamente, isto é , abocanhando inclusive a aréola ;faça esvaziamento manual antes das mamadas, quando os seios estiverem rijos por causa do excesso de leite; no final das mamas, para soltar o mamilo, coloque o dedo mínimo comprimindo bem a aréola perto da boca do bebê; não utilize sabonetes ( lave os seios só com água , na hora do banho).A limpeza excessiva resseca a pele, facilitando o aparecimento de fissura ( rachaduras); não use lubrificantes ou hidratantes nos seios- eles tornam a pele da aréola fina e muito sensível, propiciando rachaduras , e não utilize bomba para a retirada do leite.
Como tratar as rachaduras?
Você deve continuar amamentando, só que em intervalos menores e com mamadas de menor duração;não utilize pomadas, porque não fazem bem à criança e e não curam fissuras, complete o esvaziamento do seio, sempre que necessário , através de pressão manual, só amamente quando a aréola estiver macia, sem que haja acúmulo de leite ( para isso é preciso fazer o esvaziamento manual antes de oferecer o peito ao bebê); oferecer primeiro- e por pouco tempo - a mama cujo mamilo estiver menos macucado. Em seguida, passe para a outra .A fome faz com que que a criança sugue com mais força, o que agrava as fissuras , se você não suportar a dor, retire o leite por pressão manual e ofereça à criança com uma colherinha, até que você tenha condições de amamentar novamente.
E se a mama inflamar?
Vá ao Centro de Saúde e lá você obterá a orientação necessária ao tratamento .Você pode continuar amamentando o bebê no seio que está bom.E não se preocupe as drogas normalmente utilizados no tratamento ( analgésicos, antitérmicos e antibióticos específicos)não prejudicam a criança.
E a mãe que trabalha fora?
Nesse caso, ela deve dar o peito livremente sempre que estiver em casa. Além disso, é preciso retirar o leite do peito, por pressão manual, e coloca-lo em um frasco bem limpinho, deixando-o para ser oferecido ao bebê enquanto estiver fora de casa. O leite pode ser conservado por 12 horas em local fresco, ou por 24 horas, na geladeira , desde que não haja restos de mamada nesses frasco. Não se esqueça de lavar as mãos com água e sabão antes de retirar o leite do seio.
No trabalho , esvazie as mamas sempre que senti-las cheias ( a cada 2 ou 3 horas).
Só o leite , então. é suficiente para alimentação?
Até os seis meses de idade, e a mãe der o leite materno sem interrupções , ele supre todas as necessidades nutricionais do bebê. Depois dessa idade , a criança precisa receber outros alimentos, começando com o suco de frutas , papas de frutas e refeições.
Já se pode, então , retirar o leite materno?
Isso não quer dizer que o leite materno deva ser abandonado .Ao contrário .O aleitamento materno deve ser mantido até o final do primeiro ano de vida.Com ele, o bebê crescerá sadio das infecções intestinais (diarreia) que podem ser extremamente graves.
Existem obstáculos à amamentação?
Sim, mas são muito raros. Algumas situações podem contra-indicar a amamentação, como certas doenças: febre, tireoide, febre-amarela,hepatite B, AIDS etc, cuja contaminação também pode ocorrer pelo leite. Outras contra-indicações são doenças mentais graves e tumores maternos.
Assinar:
Postagens (Atom)